Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Tudo que você precisa saber para cobrar com código QR

Explicamos passo a passo como processar recebimentos com código QR na sua loja.

O que é um código QR?

Um código QR (Quick Response code, em inglês) é um tipo de código de barras que armazena uma grande quantidade de informações.

Como obtenho o meu código QR?

Para gerar o seu código QR é preciso acessar sua conta no Mercado Pago. Quando impresso, ele estará vinculado à sua conta para que você possa receber pagamentos de forma simples, rápida e segura.

Se você não quiser tê-lo impresso, pode baixá-lo e cobrar diretamente do app do Mercado Pago.

 

Como os compradores fazem para pagar com código QR?

Depois de expor o código QR no seu negócio, seus clientes poderão pagar sem tirar a carteira do bolso. Basta escanearem o código pelos aplicativos do Mercado Livre ou Mercado Pago e escolherem a forma de pagamento de sua preferência: cartão de crédito ou dinheiro no Mercado Pago.

Caso o código QR esteja associado à sua conta do Mercado Pago (porém, não integrado), seus compradores devem inserir o valor a ser pago manualmente, antes de escolher qual a forma de pagamento será utilizada e confirmar a transação. Entretanto, se o código QR já estiver integrado à sua conta Mercado Pago, o valor aparecerá automaticamente.

Se não houver cartões de crédito cadastrado, é possível adicioná-lo selecionando a opção Inserir novo cartão.

 

Caso o comprador não tenha o aplicativo do Mercado Livre ou do Mercado Pago, ele pode baixar qualquer um deles na hora da compra. Basta acessar o Google Play ou a App Store.

 

Como vejo as cobranças com código QR pela minha conta do Mercado Pago?

Cada vez que você receber com código QR, a transação aparecerá na seção Atividade.

Quanto custa receber pagamentos com código QR?

Você pode aceitar pagamentos com cartão de crédito ou dinheiro no Mercado Pago e ter o dinheiro disponível na hora. Ver  tarifas e prazos de liberação.

Para selecionar a tarifa que deseja pelo app, você deve ter a última versão do Mercado Pago instalada. Baixe o app no Google Play ou App Store.

Como os descontos funcionam com o pagamento por código QR?

Se houver alguma promoção para pagamento com código QR, independentemente de ser por sua conta ou por conta do Mercado Livre, você deve fazer a operação de venda como sempre.

O procedimento é igual a qualquer operação: o comprador deve escolher o meio de pagamento e, antes de pagar, verá o desconto aplicado automaticamente.

Se o desconto for por conta do Mercado Livre, o valor total da compra será creditado na conta no Mercado Pago do seu negócio. Caso o desconto seja por sua conta, você verá o valor da compra menos a porcentagem proporcional ao desconto.

 

Como vejo as operações com desconto pela minha conta?

Caso o pagameno com código QR tenha um desconto do Mercado Livre, você verá a tela desta forma:

Quando o desconto for por conta do seu negócio, a operação aparecerá assim:

 

Se não vejo a venda com código QR na hora, como devo proceder?

Se um comprador pagou com código QR e a venda não apareceu imediatamente na sua conta do Mercado Pago, não se preocupe! Primeiro, veja se sua conexão com a internet está funcionando bem e atualize a página.

Se depois de alguns segundos o pagamento ainda não aparecer, peça ao seu cliente para clicar na operação pelo aplicativo e na seção de Detalhe da operação, informar o número dela para você. Com esses dados, você pode entrar em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente, tanto do aplicativo quanto da web, e iniciar sua consulta.

Boas práticas para cobrar com QR

2 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?