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Vamos remodelar uma loja virtual

Neste conteúdo, veremos como aplicar boas práticas, em um caso real, para o projeto de uma loja para que você venda ainda mais.

Ao longo deste módulo, vimos algumas boas práticas no momento de criar uma loja que ajude você a conseguir ainda mais vendas. Vamos ver agora como podemos aplicar essas recomendações em um caso real.

A loja de roupas Clothing Basics tem algumas oportunidades de melhorar sua organização, na maneira de mostrar seus produtos e na sua identidade de marca. Vejamos como a marca otimizou sua loja com o Editor de Design para gerar mais vendas.

 

O que não ❌: pouca personalização e identidade pouco clara

Na arte anterior, a parte superior da página mostrava um banner principal com pouca informação visual. Não incluía uma imagem do produto, nem um texto descritivo. Isso não ajudava os visitantes a entenderem rapidamente o que a loja oferecia, nem qual era seu diferencial. 

📌 Identidade de marca

Ao não incluir imagens, nem um logo, a loja estava perdendo a oportunidade de reforçar sua identidade de marca. A única cor que predominava era o amarelo e não tinha elementos que aproveitassem as cores secundárias ou terciárias. Isso dava uma aparência bastante monótona à página.

📌 Menu de navegação

A loja usava as categorias do Mercado Livre como padrão. “Roupas e acessórios” e “Esportes e Fitness”. Por serem somente duas categorias muito abrangentes, a loja não estava procurando chamar a atenção dos visitantes para os artigos ou categorias mais específicas. 

Isso fazia com que as pessoas que já tinham a intenção de comprar um produto determinado tivessem que fazer um esforço extra para encontrá-lo. Por exemplo, se alguém procurava camisas, calças legging ou calças jeans deveria primeiro passar por “Roupas e Acessórios”, ou digitar na barra de pesquisa.

“Roupas e Acessórios” e “Esportes e Fitness” são categorias que foram configuradas no Mercado Livre.

A loja não aproveitava os grupos de produtos ou os banners secundários para comunicar promoções, descontos ou campanhas nas datas especiais.

📌 Conteúdo personalizado

Embora houvesse uma página de perguntas frequentes (FAQ), não estava acessível no menu. Dessa forma, as pessoas não sabiam que algumas das suas dúvidas já haviam sido respondidas. 

O que sim ✅: pequenas mudanças de grande impacto

Vamos ver agora como utilizando ajustes feitos no Editor de Design, Clothing basics conseguiu criar uma personalização de layout mais atrativa para a loja, mais fácil de navegar e útil para os visitantes.

📌 Banner principal

No lugar de um texto simples sobre um fundo abstrato, o novo banner principal é utilizado para comunicar o lançamento de uma nova coleção, com um interessante desconto e uma chamada para a ação para que as pessoas possam usufruí-lo com poucos cliques.

📌 Imagem da marca

As cores, o logo, o favicon e as fontes foram personalizados para transmitir uma identidade de marca mais clara. Os diferentes tons de roxo nas diferentes seções e banners oferecem uma experiência visual coerente e, ao mesmo tempo, dão mais dinamismo ao layout do e-commerce do que quando tinha apenas uma única cor.

📌 Menu de navegação

O novo menu inclui grupos de produtos, como Mulher, Homem e Crianças, no lugar do genérico Roupas. Além disso, foram adicionadas seções como páginas de promoções e de conteúdos, como Sale, Perguntas frequentes e Sobre nós.

📌 Carrossel de categorias

Na hora de mostrar os produtos, o novo design inclui um carrossel de categorias com diferentes grupos de produtos que levam as pessoas a explorar produtos mais específicos do que “Roupas e Acessórios” e “Esportes e Fitness”.

📌 Banner secundário e promoções

A reformulação da loja incluiu um banner secundário que reforça a comunicação dos produtos com desconto.

Banner secundário. Direciona para uma página que reúne produtos incluídos em alguma promoção.

📌 Grupos de produtos

A nova loja utiliza grupos de produtos com diferentes objetivos: para mostrar todos os itens com frete grátis, produtos incluídos em uma oferta de temporada (“Sale”) ou produtos de destaque por serem os mais vendidos (“Camisas de algodão”).

Banner secundário. Direciona para um grupo de produtos de destaque.

📌 Galeria de produtos

A loja incorpora duas galerias de produtos. Uma direciona os visitantes para as ofertas de temporada (“Sale”). A outra inclui roupas escolares, com a finalidade de aproveitar a data especial da volta às aulas, impulsionando as vendas. Essa galeria pode ser substituída por outros produtos quando a data já tiver passado.

Galería de productos escolares.

📌 Páginas de conteúdo

O novo design inclui uma página de conteúdo, Sobre nós, que informará mais sobre a marca e os seus valores, com o objetivo de gerar uma conexão emocional maior com os compradores. Esta página e a de Perguntas Frequentes foram incorporadas ao menu de navegação. 

📌 Rodapé

Por último, as informações no rodapé incluem o contato e as redes sociais, como Instagram e Facebook, para gerar maior transparência e fortalecer a confiança dos clientes.

Checklist para que uma loja virtual venda muito mais

Complete a lista a seguir para garantir que você esteja aproveitando ao máximo todas as oportunidades da sua loja:

Use o cabeçalho para comunicar campanhas, promoções ou produtos com o mesmo preço em parcelas.

✅Coloque seu logo no cabeçalho e use as cores da sua marca para reforçar sua identidade visual.

✅ No banner principal, inclua uma imagem que represente a sua marca e um botão com uma chamada à ação. Use-o para ressaltar os produtos de acordo com a temporada.

Crie seus próprios grupos de produtos com um nome que seja compreensível para seus clientes.

Organize seu menu de navegação de acordo com a maneira como seus clientes fazem compras para facilitar a localização dos produtos.

✅ Inclua páginas de ajuda como “Sobre nós” para gerar credibilidade.

Certifique-se de que os produtos de alta lucratividade estejam nos espaços mais visíveis e acessíveis da loja, em listas de conteúdo, carrosséis e banners.

✅ Ofereça informações adicionais que sirvam para seu cliente tomar a decisão de compra usando as páginas de conteúdo.

Quando você lançar um produto novo, faça a sua promoção com uma página de conteúdo.

✅ Crie uma página de conteúdo com Perguntas Frequentes onde você responda a  todas as dúvidas que seus clientes possam ter, incentivando a decisão de compra.

✅ Não se esqueça de adicionar suas informações de contato e redes sociais no rodapé para gerar confiança com seus clientes.

 

Próximos passos: agora é com você!

Pronto! Pequenas grandes mudanças que você pode fazer na sua loja usando o Editor de Design, mesmo sem conhecimentos técnicos e em pouco tempo. Observe a sua loja e pense quais mudanças você precisa implementar para aumentar as suas vendas. No próximo módulo, veremos como fazer isso através de um passo a passo.

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