As perguntas que os compradores fazem nos seus anúncios são uma ótima oportunidade para estabelecer um vínculo. Dar uma resposta adequada pode incentivar a compra e aumentar sua conversão.

Dê atenção de qualidade ao cliente, siga estas dicas e aproveite esta poderosa ferramenta para vender mais.

Responda rapidamente

A agilidade é fundamental para aproveitar o impulso de compra e manter o interesse do seu comprador. O tempo de resposta é o tempo que passa desde que o usuário faz uma pergunta até que você a responda.

Podemos dividir o tempo de resposta em diferentes faixas:

faixa 1

O comprador está pensando no seu anúncio e no que você ofrece. Há uma conexão muito profunda.

faixa 2

O comprador pode
estar vendo o anúncio de outro vendedor. Não está mais 100% conectado. Está pensando em outras alternativas de compra.

faixa 3

O usuario já se dispersou do processo de busca.

fora das faixas

O comprador se desconectou.

Diminuir o tempo de resposta é um processo de aprendizagem que se desenvolve gradualmente. No começo, você levará mais tempo do que o esperado para ficar na faixa 2 ou 3, até atingir a meta: chegar na faixa 1, sustentar a intenção de compra e conseguir a venda.

Responda com qualidade

A rapidez por si só não ajuda a conseguir uma venda. Deve haver uma conexão e empatia com o usuário para entender suas necessidades e responder de forma precisa e completa para esclarecer suas dúvidas.

Para poder responder de forma completa e precisa, a pessoa responsável por esta tarefa deverá conhecer o produto e o anúncio extremamente bem.

Incentive o diálogo com o seu comprador

A única pessoa que pode abrir o canal de comunicação é o seu comprador em potencial. Por isso, quando ele faz uma pergunta, é importante que você aproveite esta oportunidade de diálogo.

Em alguns casos, você pode usar o “recurso da repergunta”, ou seja, incluir perguntas dentro das suas respostas, que servirão para entender o que seu cliente precisa e, assim, fazer com que ele compre seu produto.

Crie proximidade

Sabemos que muitos compradores costumam perguntar sobre informações que você já colocou na descrição do produto. Paciência! Procure estratégias diferentes para responder de maneira amigável e, com seu próprio estilo, gerar proximidade com seu comprador.

Ajude o usuário a avançar no seu processo de compra

É muito importante que você identifique em qual estágio de compra o usuário está e o que é necessário definir para avançar: Ele está decidindo o tipo de produto que deseja comprar? Está comparando sua oferta com a de outro vendedor? Se você conseguir identificar isso, suas respostas serão mais rápidas e precisas. Você ajudará seu cliente a se mover mais rápido no processo de compra.

Você pode identificar o estágio de compra pelo tipo de pergunta:

» Perguntas técnicas: são aquelas relacionadas ao produto. O usuário ainda está analisando o produto.

» Perguntas operacionais: são as relacionadas ao frete ou ao meio de pagamento. O usuário está escolhendo o seu produto ou comparando com o de outros vendedores.

Identifique as perguntas mais frequentes

Analise as perguntas que fazem para você diariamente e identifique as que mais se repetem. Corrija ou acrescente informações na descrição do anúncio como “perguntas frequentes” junto com suas respostas.

Quanto melhor você descrever o que oferece na descrição e na ficha técnica, seus compradores farão menos rodeios e farão perguntas mais específicas para finalizar a compra.

Crie su próprio arquivo de respostas

Crie um esboço básico com possíveis perguntas e respostas. Assim, você poderá economizar muito tempo e só terá que adaptar os textos em perguntas mais específicas.

Como começar?

A prática é a sua melhor amiga. No começo, você passará mais tempo respondendo ás suas perguntas, mas com treino e perseverança você conseguirá se superar.

Integre-se e economize tempo

Dentro da nossa App Store temos diferentes integradores que ajudam a reduzir seu tempo de resposta.

Amplie sua força de venda

Sabemos que cada negócio está em um estágio diferente de desenvolvimento. Ter pessoas dedicadas a responder às perguntas dos seus anúncios ajuda você a entender seu comprador para oferecer um serviço melhor.

Com o tempo, você terá uma equipe especializada em vendas e atendimento ao cliente que alcançará um crescimento exponencial nos seus negócios.

Responder rapidamente significa preparar sua organização para fazer isso.


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