Haverá custos por armazenamento prolongado e de retirada de estoque para todos os vendedores do Full

Para aproveitar melhor o espaço do nosso centro de distribuição com as quantidades adequadas de cada produto por cada vendedor, em breve, haverá custos por armazenamento prolongado e para retirada de estoque para todos os vendedores do Full. Ou seja, aplicaremos tarifas sobre as unidades que passarem um tempo longo no centro de distribuição sem vender e nas unidades que você nos trouxer e depois decida retirá-las.

Queremos que você continue vendendo no Full como sempre foi, sem precisar pagar tarifas. Mas para que isso seja possível, pedimos que você nos envie as quantidades adequadas de cada produto.

Os custos por armazenamento prolongado serão aplicados a partir de agosto

As unidades que estiverem sem vendas há mais de 2 meses (60 dias corridos) desde sua chegada no centro de distribuição, irão gerar um custo mensal por armazenamento prolongado a partir de agosto (em julho, não vamos cobrar tarifas por armazenamento prolongado, por ser o seu primeiro período nesse novo sistema).

Será contemplado não só o estoque à venda, mas também as unidades avariadas e o que estiver pendente de retirada do Full.

O custo por armazenamento prolongado será por unidade e vai depender do tempo em que está no Full e do seu tamanho dentro da embalagem primária:

DE 0 A 2 MESES DE 2 A 4 MESES DE 4 A 6 MESES DE 6 A 12 MESES MAIS DE 12 MESES
Produto pequeno
(de 0 a 1.200 cm3)
Ex.: mouse
Grátis! R$ 1,00 R$ 1,70 R$ 2,50 R$ 4,00
Produto médio
(de 1.201 a 30.000 cm3)
Ex.: notebook
Grátis! R$ 1,80 R$ 3,00 R$ 4,50 R$ 7,00
Produto grande
(mais de 30.000 cm3)
Ex.: microondas.
Grátis! R$ 5,50 R$ 8,50 R$ 12,50 R$ 20,00

Na seção de custos por armazenamento prolongado é possível ver o tamanho atribuído às suas unidades, há quanto tempo estão armazenadas e quanto você pode ter que pagar por cada uma delas caso não sejam vendidas em até 60 dias ou caso não as retire antes do final do seu faturamento.

Os custos para retirar estoque valerão a partir de outubro

Retirar estoque do Full passará a ter um custo a partir de outubro, por isso, recomendamos que você faça isso durante esses meses, enquanto é grátis. Aproveite para retirar todas as unidades avariadas e aquelas que não estejam vendendo e possam gerar custos. Recomendamos que você agende suas datas de retirada com antecedência, já que a disponibilidade não é imediata e a agenda é limitada.

A tarifa a pagar por cada unidade retirada depende do tamanho do produto na sua embalagem primária:

Produto pequeno
(de 0 a 1.200 cm3)
Ex.: mouse.
Produto médio
(de 1.201 a 30.000 cm3)
Ex.: notebook.
Produto grande
(mais de 30.000 cm3)
Ex.: microondas.
Custo de retirada por unidade R$ 1,20 R$ 2,20 R$ 6,50

Como evitar os novos custos do Full

Se você gerenciar corretamente seu estoque armazenado, poderá evitar os custos, e o Full será 100% grátis pra você. Confira algumas dicas:

Leve seus produtos ao Full nas quantidades corretas

» Envie para o centro de distribuição um estoque para no máximo 60 dias de vendas. Ao preparar seus envios, você consegue ver o máximo de unidades com base no seu histórico. Além disso, em Vendas, é possível baixar um relatório das suas vendas, o que ajudará a calcular as quantidades ideais de cada produto a ser enviado ao Full.

Revise periodicamente o tempo das suas unidades no Full

» Na seção de custos por armazenamento prolongado, é possível conferir quanto você pagaria pelas unidades armazenadas no Full caso não sejam vendidas ou sejam retiradas antes do final do faturamento. Recomendamos que você revise este dado mensalmente para ter uma ideia de quais unidades poderiam gerar custos.

Melhore os anúncios das unidades que não estão vendendo antes que eles comecem a gerar custos

» Altere os anúncios dos produtos que você acredita que possa vender mais antes do fim do faturamento para torná-los mais atrativos. Por exemplo, você pode oferecer descontos, frete grátis e/ou parcelamento sem juros.

Retire o estoque das unidades que você acredita que não venderão

» Agende uma data de retirada com antecedência, já que a disponibilidade não é imediata, pois precisamos de alguns dias para preparar suas unidades. Lembre-se de que retirar estoque será grátis somente até outubro.

Ir para a seção de custos por armazenamento

Vocês contam o tempo de todas as minhas unidades?

Contamos o tempo de armazenamento de todas as unidades que estejam fisicamente no centro de distribuição, independentemente se estão à venda, avariadas ou pendentes de retirada. Ou seja, qualquer uma das suas unidades podem gerar custos por armazenamento prolongado.

A partir de qual momento é calculado o tempo do meu estoque?

O tempo das suas unidades começa a contar a partir da entrada no centro de distribuição e para de contar quando é vendido ou retirado. Ao ter uma venda ou retirada, vamos retirar primeiro as unidades que estão há mais tempo.

Como sei se meu produto é pequeno, médio ou grande?

Determinamos o tamanho do seu produto com base no seu volume, pois isso representa o espaço físico que a unidade ocupa no nosso centro de distribuição.

Como calcular o volume dos meus produtos.

Como faço para retirar estoque?

Para retirar estoque, agende uma data na opção “Retirar produtos” em Gestão de estoque Full. É importante fazer isso com antecedência já que a disponibilidade não é imediata, pois a agenda é limitada.

Saiba mais sobre como retirar estoque do Full.

Onde verei meus custos do Full e como faço para pagá-los?

Tanto os custos por armazenamento prolongado quantos os de retirada de estoque serão refletidos na sua fatura do Mercado Livre.

Você pode pagar a sua fatura de várias formas, conforme o valor: saldo disponível no Mercado Pago, cartão de crédito ou boleto.

Mais sobre como pagar minha fatura.

Como faço para oferecer descontos nos meus anúncios?

Você pode oferecer descontos pela sua lista de anúncios caso sua reputação seja verde ou se você for MercadoLíder ou Loja Oficial.

Saiba mais sobre como oferecer descontos.