Agente de mudanças e facilitador de desenvolvimento organizacional, Danilo Fascio conversou sobre o assunto no Mercado Livre Experience 2019

Você sabia que 56% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil se dizem insatisfeitos com o seu emprego? O levantamento foi feito pelo Instituto Locomotiva, no fim de 2017. Tal informação é como uma bomba para muitas empresas, visto que isso influencia, e muito, na produção positiva das pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup, funcionários engajados podem melhorar em 20% a rentabilidade da empresa. E para manter esse interesse no trabalho vivo, líderes buscam novos modelos de estruturas organizacionais.

Em um cenário cada vez mais dinâmico e com comportamentos e comunicações bem diferentes em relação ao passado, se faz necessário pensar em novos sistemas de gestão e governança para uma evolução no ambiente corporativo.

Mercado Livre Experience 2019

E foi com este sobre tema que Danilo Fascio, da Target Teal, palestrou no Mercado Livre Experience 2019.

Apaixonado por tecnologia, Danilo é agente de mudanças e facilitador de métodos ágeis e desenvolvimento organizacional. Atua nesse mercado há mais de 16 anos, com experiência em empresas de todos os tamanhos.

“Nós [da Target Teal] acreditamos que estamos passando por um momento na sociedade com a necessidade de uma grande transformação. Falo da forma como lidamos com o profissional e com as organizações. Nós entramos nas organizações para ajudá-las a perceberem e a organizarem melhor o seu comportamento e o das pessoas que fazem parte do grupo”, diz Danilo.

“A base de tudo [do problema] são os acordos explícitos dentro das organizações, onde vamos construindo uma rede de acordos informais e implícitos. Isso gera confusão interna e aumenta a insegurança psicológica. O estado psicológico que está ligado à nossa capacidade de exercer a criatividade não é compatível com o estado psicológico que está ligado a você se defender ou buscar uma segurança no seu ambiente social. Buscamos resolver esse lado para que possamos explorar ao máximo o potencial das pessoas”, afirma.

Um exemplo citado por Danilo são as startups. Quando começam a crescer podem encontrar dificuldades na adaptação do seu modelo organizacional, caso elas não sejam bem adaptável às mudanças. Com mais pessoas em seu quadro, é possível que surjam conflitos e falta de clareza em alguns aspectos do trabalho.

“Aquele funcionamento que acontecia naturalmente começa a dar ruim. O fato de uma startup não ter uma estrutura hierárquica muito rígida ou formal, atrapalha, muitas vezes, nesse sentido, porque as pessoas não sabem onde buscar apoio”, diz Danilo.

O Mercado Livre Experience 2019 trouxe muitos conteúdos ricos e valiosos sobre tecnologia, e-commerce e novas formas de trabalho. Já estamos pensando em como será a próxima edição .


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!