Deixe a sua loja virtual ainda mais atraente para os seus clientes. Veja como aumentar a visibilidade do seu negócio e melhorar a sua conversão da sua loja

Para se destacar na internet e conseguir cada vez mais vendas, você precisa personalizar a sua loja virtual. Escolher um bom nome, ter um logo profissional e utilizar as cores de forma adequada na sua loja online são algumas das melhores formas para atrair mais clientes e conquistar mais vendas para o seu novo canal.

Então, confira as nossas sugestões que vão te ajudar a deixar a sua loja ainda mais atrativa! Vamos lá?

Escolha um bom nome

Pode parecer óbvio, mas escolher o nome da sua loja online é uma das etapas mais importantes do processo de criação de um e-commerce. É através dele que seu cliente irá conhecer o seu negócio. Por isso, pense sempre com bastante cuidado, para que o seu nome chegue cada vez mais longe.

Para te ajudar, separamos alguns itens que você não pode esquecer na hora de criar o nome do seu negócio:

» Crie nomes fáceis e que tenha relação com os produtos que vende.

» Evite nomes estrangeiros e difíceis de lembrar.

» Tome cuidado com as cacofonias (união do final de uma palavra com o início), que podem gerar confusão na hora de buscarem a sua loja.

» Visualize a sua empresa com o nome que você escolheu e veja se é realmente a imagem que quer passar ao seu cliente.

» Certifique-se que não exista concorrentes com o mesmo nome.

Crie um logo que passe profissionalismo

Tão importante quanto um bom nome é ter um logo que represente os valores e sintetize o seu negócio com perfeição. Este pequeno desenho – com ou sem o nome escrito – tem a função de resumir e fixar a imagem da sua marca na mente do consumidor. Tenha em mente os seguintes pontos na hora de criá-lo:

» Mostre a personalidade da sua empresa no logo, para que ele seja também uma forma de identificar a sua loja.

» Fique atento às cores. Por ser uma imagem, geralmente, pequena, usar muitas cores pode confundir o consumidor e dificultar a leitura. Neste caso, menos é mais.

» Busque desenhos simples e que expressem a mensagem que você quer passar, assim os seus clientes conseguirão associar a imagem com a sua marca de maneira mais fácil.

» Cuidado com símbolos religiosos, ofensivos ou que formem alguma imagem obscena. Isso pode prejudicar a sua reputação.

» Analise o logo de concorrentes e empresas grandes. Veja como eles trabalham, para você ter uma boa referência de como fazer.

» Crie um logo exclusivo. Lembre que as cópias vão sempre identificar as marcas já estabelecidas no mercado e não é isso que você vai querer.

» Tenha sempre uma “versão negativa” do seu logo. Ou seja, crie uma versão do seu logo em uma cor única (preto ou branco) para facilitar a aplicação em fundos coloridos.

» Salve os arquivos sempre no formato: PNG ou JPEG. Sempre respeitando as dimensões sugeridas para sua loja em Mercado Shops de 400×200 pixels. Lembre-se que o formato transparente é o mais recomendado para aplicação em fundos coloridos.

Tenha banners vendedores

O banner lhe oferece uma grande possibilidade de melhorar ainda mais o visual da sua loja virtual e principalmente impulsionar a divulgação dos produtos que vende. Lembre-se que você pode inserir até 6 imagens . Elas podem representar o seu negócio, produtos e/ou categorias.

Este recurso visual é essencial para atrair a atenção dos seus clientes e melhorar a conversão da sua loja. Com criatividade e dedicação conseguirá explorar muito bem este espaço.

Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar os seus banners:

» Monte um banner com cores que combinem com as que você usou na loja e logo, evitando – sempre – o excesso de informações;

» Escolha imagens de impacto, que por si só já transmitem a mensagem que você quer passar;

» Aposte em chamadas comerciais que tenham apelo para o seu consumidor e inclua na sua imagem;

» Tenha em mente o que o seu cliente está buscando e destaque estes produtos nos banners;

» Tenha imagens de qualidade e que passem profissionalismo. Quanto mais atrativas e criativas forem as imagens, mais chamará a atenção do seus clientes e ajudará a direcionar ao que quer vender;

» Na hora de selecionar no painel de edição o tamanho da imagem (pequeno, médio ou grande), sugerimos que opte pelo pequeno ou médio, pois eles possuem uma boa visualização sem prejudicar a navegação do cliente e a conversão;

» Direcione o seu banner para uma oferta ou produto chave no seu site incluindo uma URL de destino. Basta seguir os passos abaixo.

» Use o banner para destacar campanhas sazonais e comunicar sua participação em datas como a Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday ou ações de queima de estoque;

» Salve o banner sempre no formato: PNG e JPEG. As dimensões indicadas de para o arquivo são 1366 x 340 pixels.

» Trabalhe sempre com uma área de segurança, para que nenhuma informação seja coberta.

Não esqueça! Se for usar a opçâo de incluir os textos diretamente pelo painel de ediçâo, procure imagens em alta qualidade e com um fundo um pouco mais escuro para melhorar a leitura do usuário, uma vez que o texto aparecerá aplicado em branco.

Escolha as cores mais adequadas

As cores da sua loja virtual são um detalhe muito importante. Afinal, cada uma delas têm um significado e isso vai influenciar diretamente na forma como o cliente vai enxergar e se comportar na sua loja.

Primeiramente procure usar cores que estejam presentes no logo da sua marca e que combinem com o seu negócio. Isso fará com que mantenha uma identidade visual. Na hora de escolher o tom, evite os mais “chamativos”, pois podem dificultar a leitura no computador ou celular, causar desconforto e pode chegar a afastar o consumidor. Nossa sugestão é que escolha uma cor e suas variações, assim ajudará a manter um padrão.

Veja alguns exemplos dos significados das cores que você pode utilizar na loja virtual.

» Amarelo: ajuda a estimular a mente. Cor relacionada à lógica, descontração e tomada de decisão.

» Turquesa: denota versatilidade e criatividade. É recomendada para quem vende produtos aquáticos ou de limpeza.

» Roxo: simboliza imaginação e espiritualidade. Boa para quem trabalha com atividades artísticas.

» Rosa: se você trabalha com moda ou cosméticos, essa é uma ótima opção. É uma cor que costuma transmitir calma.

» Dourado: trabalha com artigos de luxo? Então, o dourado é perfeito para você, pois é relacionado a produtos elegantes e caros, como as joias.

» Cinza: cor segura para vários tipos de negócios, já que transmite neutralidade.

» Branco: outro tom versátil que você pode usar sem medo, independente do tipo de loja que tenha. Mas, se quiser se destacar, não é a melhor escolha.

» Preto: sugere mistério, intimidação e poder. Combina com uma loja de artigos para motos, por exemplo.

Dica: No Mercado Shops você pode escolher a cor do fundo, da fonte e dos ícones. Por isso, use cores que tragam harmonia e que combinem entre si, para que o site não fique “colorido em excesso”. Nossa recomendação é apostar em tons sóbrios, degradés e complementares. O branco é sempre uma boa pedida como cor predominante.

Com esses pequenos ajustes a sua loja ficará ainda mais chamativa e pronta para receber clientes. O próximo passo é começar a divulgá-la!


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!