Ter um comprovante fiscal vai ajudar você a realizar vendas ainda mais profissionais. Saiba como emitir notas fiscais e faça a sua loja crescer.

As notas fiscais são importantes comprovantes da prestação de um serviço. No caso da sua loja virtual, ou em qualquer outra transação, elas servem para atestar a realização de uma venda, deixando o seu trabalho ainda mais profissional. Saiba como emitir notas fiscais para as suas vendas online.

O que são notas fiscais?

Elas são um documento que registram toda a movimentação de mercadorias. Além disso, tem validade jurídica e fiscal, já que contam com a sua assinatura e os seus dados, como o CNPJ, dando ainda mais credibilidade para o negócio.

Por isso, é essencial que você faça a emissão das notas fiscais das suas vendas. Essa atitude só gera benefícios para você e seu cliente.

A importância de emitir notas fiscais

Emitir notas fiscais é muito importante para a regularização dos seus serviços, uma vez que com a emissão, você dá um passo essencial para profissionalizar cada vez mais o seu negócio.

Ainda serve como um comprovante que protege o seu cliente e, principalmente, você porque esse documento possui informações essenciais sobre a venda para o controle da contabilidade e do estoque.

Outro ponto importante a se destacar é que as notas fiscais podem ser emitidas digitalmente. Ou seja, você não precisará de espaço, arquivos físicos ou pastas para guardá-las. Basta salvar em seu computador e elas estarão a poucos cliques de serem acessadas.

Dessa forma, consultá-las será feito de maneira ainda mais simples e prática. Caso seja necessário checar um comprovante antigo ou que não esteja por perto, basta ir ao site do Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

Portanto, como você pode perceber, emitir notas fiscais vai trazer inúmeras vantagens para o seu negócio.

Como emitir nota fiscal no
Mercado Livre

Agora que você já sabe toda a importância de se emitir nota fiscal, chegou a hora de saber tudo o que é preciso para fazer essa emissão.

Você pode extrair o seu comprovante da maneira que preferir, afinal, o importante é ter a sua nota, independente do programa ou da ferramenta utilizada.

Caso você ainda não saiba como ou por onde emitir, há a possibilidade de utilizar o faturador do Mercado Livre. Essa ferramenta te ajuda a realizar todos os processos, está dentro do ecossistema de Mercado Livre e o melhor de tudo, é grátis. Confira o passo a passo:

Insira os dados da sua loja virtual

Esse é um dos passos mais importantes para emitir a nota fiscal. Inserir os dados da sua empresa é necessário para fazer toda a identificação. Dentro do seu perfil de vendedor, tem um espaço para que você acrescente as informações da loja.

Você precisará colocar as informações apenas uma vez. Nas próximas vendas, quando for feita a emissão da nota fiscal, já estarão salvas.

Coloque as informações do produto vendido

No próximo passo, será necessário informar todos os dados referentes ao produto que você vendeu.

» Código universal do produto (EAN): é aquela sequência numérica que aparece junto ao código de barra. Normalmente, os produtos feitos no Brasil começam com 789.

» Origem do produto: nesse campo, deve ser informada a origem do produto. Se é nacional ou importado.

» Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): esse código indica a qual categoria pertence o produto que você vende.

» Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN): numeração criada pelo governo, para as empresas que usam o Simples Nacional. Insira esse dado no campo solicitado.

» Regras tributárias: se você estiver no regime normal, é necessário adicionar as regras para tributação do produto.

Coloque os dados do comprador

Para encerrar a emissão da sua nota fiscal, insira os dados do comprador. Você pode utilizar as mesmas que ele colocou no Mercado Livre. Mas, se possível, dê aquela conferida com o cliente. Depois de tudo isso, é só emitir a sua nota fiscal.

Pronto! Você contribuiu para o crescimento da sua loja virtual e ainda tornou o seu processo ainda mais profissional. Como foi dito, a nota fiscal só traz vantagens.


Esta matéria foi útil? Compartilhe-a agora mesmo!