O segmento cresce cada vez mais, tem público que valoriza os detalhes e está disposto a gastar mais para comprar os produtos geek que lembram as suas paixões

Super-heróis, histórias em quadrinhos, bonecos colecionáveis, aparelhos tecnológicos, games, entre outros elementos que povoam a cultura pop e que os fãs adoram ter como recordação da série ou do filme que mais gostam, por exemplo, fazem parte de uma categoria de produtos promissora, a do universo geek, cujo público costuma gastar 40% a mais do que a média nacional segundo a pesquisa conduzida pela Rakuten Digital Commerce e publicada pelo site E-commerce Brasil.

Trata-se de um segmento que vem ganhando cada vez mais adeptos. E eles são uma excelente base de clientes, já que geram um ticket médio de R$ 548 – e a média nacional é de R$ 329. Dá para ver que é um mercado com muito potencial, mas que exige muito preparo e dedicação por ter um público exigente, decidido e que já tem muita informação sobre o que está buscando.

Público exigente

A loja Pens and Dolls é referência nesta área, estreou no Mercado Livre em 2007 e o Tadeu Nogueira Júnior, o fundador, aconselha: “O público geek é bastante exigente, pois, o consumo desses produtos está extremamente ligado a paixões. O consumidor geek é bastante rigoroso em relação à qualidade dos produtos, à velocidade de entrega e à qualidade da atenção oferecida em todo o processo de compra. Embora pareça que são as mesmas características de outros segmentos de consumidores, as exigências são permeadas por toda essa paixão”.

A loja possui o maior estoque de colecionáveis do Brasil e o empreendedor fala sobre o que faz para ter uma reputação alta entre os clientes e ser apaixonado pelo seu negócio é fundamental – “Acredito que seja o fato de também sermos apaixonados pelo universo geek e de entendermos que a compra desses produtos transcende o que poderia ser uma simples compra, é uma busca por realizar um sonho ou uma experiência de aproximação ou materialização de uma paixão”, explica.

Experiência importa

Mais do que a venda de produtos, é preciso pensar na experiência que você deseja dar ao consumidor. Trata-se de algo essencial para te diferenciar da concorrência, seja na hora de enviar o pedido em uma embalagem ou com um bilhete personalizado. Estes detalhes fazem com que você se destaque entre a concorrência. “Entregue uma experiência de realização que o faça te procurar quando quiser viver outra igual”, reforça Tadeu.

Datas especiais

Aproveitar datas especiais também vale na hora de conquistar este público que é apaixonado por cultura pop. Procure saber quais são as ocasiões que mais importam para este público, como lançamentos de filmes e séries, além de evento da área como a maior feira do segmento, a Comic Con Experience.

Com certeza, os lançamentos de cinema e TV provocam impacto direto na venda de produtos relacionados. Podemos dizer que, no período que antecede os lançamentos, há um impacto positivo nas vendas dos produtos relacionados de forma geral”, pontua o fundador da Pens and Dolls.

Universo grande

Lembre-se que dentro do universo geek é muito vasto, mas tudo está ligado à cultura pop. O ideal é pesquisar e ver por onde você quer começar. Afinal, com tantas possibilidades, é fácil se perder. Por isso, estude a categoria e veja com qual tem mais afinidade: não se esqueça de que ser apaixonado pelo que você faz já é um ótimo começo.

Mais vendidos

A lista de produtos mais vendidos pode ser um ponto de partida válido para quem deseja se aventurar e se tornar um vendedor do segmento geek. O Tadeu Nogueira Júnior listou as marcas e linhas mais procuradas na Pens and Dolls: Estátuas Iron Studios, Pop Funko, Bandai e Moleskine. Se formos falar de franquias, seria: Marvel, DC, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Harry Potter.

Além de ter interesse pela categoria, atenção em todo o processo de compra, agilidade na entrega e uma experiência que envolve muito mais do que só entregar o pedido são elementos-chave de quem deseja conquistar esse consumidor. Por isso, faça uso também de campanhas que te ajudam a chegar no público desejado, especialmente se você vai começar a vender neste segmento e ainda não tem clientela formada.


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