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Aproveite melhor seu carrinho de compras

Saiba como aproveitar ao máximo o carrinho de compras da sua loja virtual.

O carrinho de compras não é apenas uma forma para os seus compradores adquirirem vários produtos em uma única transação. Também é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas, potencializando sua proposta de valor. Vamos ver como fazer isso. 

Frete grátis por carrinho

O valor do frete é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam a loja virtual antes de finalizar uma compra. Para evitar isso, uma estratégia eficaz é oferecer o frete grátis a partir de um valor determinado de compra. Dessa forma, os usuários adicionarão mais produtos ao carrinho para obterem o benefício.

📌 47% dos compradores estão dispostos a atingir o valor mínimo de compra para conseguir o frete grátis.

É importante que você faça testes com diferentes valores mínimos de compra para determinar qual o patamar que funcionará melhor com seus clientes e, também, que seja mais rentável para a sua loja virtual.

Leve em consideração que o impacto do frete grátis na decisão do cliente pode variar de acordo com o valor dos produtos: quanto menor o valor do produto, maior será o impacto do frete grátis. Isso significa que você precisa considerar o valor médio dos produtos que você oferece na hora de estabelecer um valor mínimo.

💡 Se você não souber qual valor mínimo configurar para o frete grátis, uma boa prática será a de considerar 20% sobre o preço do seu produto mais vendido. Isso ajudará a incentivar as vendas de mais produtos no carrinho.

Oferecer frete grátis no Mercado Shops também ajuda a aumentar as vendas, porque conta com o respaldo logístico do Mercado Envios, garantindo entregas rápidas e seguras. Dependendo da localização do usuário, algumas compras podem chegar no mesmo dia, o que é muito valorizado pelos clientes.

Não se esqueça de informar o valor mínimo de compra para obter frete grátis no cabeçalho e nos banners da sua loja virtual. Assim, seus visitantes terão este benefício em mente na hora de comprar.

 

Kits exclusivos

Oferecer kits de dois ou mais produtos com frete grátis é outra estratégia eficaz para aumentar o valor médio do carrinho. Esta ação estimula a compra de produtos adicionais que talvez não considerassem adquirir em um primeiro momento.

Na hora de armar os kits, você pode fazer isso de duas formas:

  • Produtos relacionados ou complementares. Você pode pensar quais são os produtos que costumam comprar juntos e, assim, simplificar o processo de compra.
  • Desconto especial. Incentivam os clientes a comprarem produtos em conjunto, em vez de individualmente, para que tenham uma melhor relação custo-benefício.
Em alguns kits de produtos, você pode oferecer frete grátis + desconto por porcentagem.

Carrinho contextual

Da mesma forma que o supermercado oferece pequenos produtos enquanto você espera na fila para pagar, o Mercado Shops mostra para seus clientes os produtos escolhidos por outros compradores. Isso convida os usuários a adicionarem novos produtos que poderiam querer ou precisar, mas que não tinham em mente até vê-los. Esta funcionalidade já está ativa por padrão em sua loja.

Recuperação do carrinho

Às vezes, as pessoas adicionam produtos nos seus carrinhos, mas abandonam a loja antes de comprar, seja porque não estavam convencidas ou porque se arrependeram ao ver o valor total da operação. Isso é conhecido como “abandono de carrinho”.

Uma estratégia eficaz para recuperar esses carrinhos é a de incluir um cupom de desconto no e-mail automático que os usuários recebem 24 horas após o abandono. Este desconto pode incentivar os usuários a voltarem para sua loja e, finalmente, concluírem a compra.

Neste caso, uma ótima opção seria oferecer alguma promoção especial, como: “2 por 1”, “3 por 2”, uma porcentagem de desconto na próxima compra ou um brinde na compra.

E-mail de recuperação do carrinho com um cupom de desconto.

Implementar estratégias, como as que vimos para aumentar o valor médio do carrinho de compra, não apenas impulsiona suas vendas, mas também fortalece a lealdade dos clientes e melhora a experiência de compra na sua loja virtual.

Resumindo

  • O carrinho de compras é uma ferramenta essencial para aumentar o valor médio das suas vendas.
  • Ofereça frete grátis com um valor mínimo de compra para superar a barreira do abandono do carrinho.
  • Ao combinar kits de produtos complementares com frete grátis ou desconto, proporcionamos soluções completas para o cliente, além de ser uma maneira de fazer com que incluam produtos adicionais ao carrinho. 
  • Implementar uma estratégia de recuperação de carrinhos abandonados com cupons de desconto minimiza as vendas perdidas e fortalece a lealdade dos clientes.

 

Mais recursos:

Proposta de valor: o que fazer para aumentar as vendas

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