Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Como criar promoções no seu Shop

Neste conteúdo, veremos um passo a passo de como configurar promoções pelo Mercado Shops para que você aumente ainda mais suas vendas.

No Mercado Shops, você pode escolher entre três alternativas de promoções que deixarão seus anúncios ainda mais atraentes para os compradores: Oferta tradicional, Oferta por quantidade e Cupom de desconto.

Se você vende produtos no Mercado Livre e no Mercado Shops, tenha em mente que as promoções que você criar no Mercado Livre não serão ativadas automaticamente no seu Shop. Você precisará ativá-las para os dois canais através da Central de Promoções.

Para criar uma promoção:

1. A partir do menu lateral Minha conta, clique em Anúncios e, em seguida, na aba Central de promoções, clique no título Mercado Shops.

2. Clique no botão + Criar promoção e escolha o tipo de promoção que você deseja criar.

Para criar uma oferta tradicional para todos os produtos da loja virtual: 

1. Coloque um nome para a promoção. Isso ajudará você a identificá-la na Central de Promoções (seus compradores não poderão vê-lo).

2. Insira a porcentagem do desconto.

3. Escolha a data de início e a de término da promoção.

4. Defina se a promoção será aplicada em toda a sua loja ou somente em alguns produtos

5. Clique em Criar promoção

Para aplicar um desconto em alguns produtos específicos: 

Se você quiser definir uma porcentagem de desconto diferente para seus produtos, deverá selecionar a opção Configurar uma porcentagem de desconto para cada produto.

Para criar uma oferta por quantidade:

1. Coloque um nome para a promoção

2. Selecione qual tipo de oferta por quantidade você vai criar. Pode escolher entre:

  • Unidades grátis: você escolhe a quantidade de produtos que o usuário deve comprar (entre 2 e 10) para que a promoção seja aplicada e quantos deles deverão ser pagos integralmente (tem que ser um número inferior à quantidade da compra). Por exemplo, se comprar quatro produtos, pagará por três.
  • Desconto em todas as unidades: você define a porcentagem do desconto (entre 5% e 95%) que será aplicado quando o usuário comprar mais de uma unidade (no máximo 10). Por exemplo, levando quatro unidades, o usuário terá um desconto de 25%.
  • Desconto sobre uma unidade: você determina a porcentagem do desconto que será aplicado por unidade. Por exemplo, desconto de 15% sobre a segunda unidade. 

3. Defina a data de início e a de término da promoção.

4. Clique em Criar promoção.

5. Selecione quais produtos você deseja aplicar o desconto e clique em Participar.

Lembre-se de que um mesmo produto pode ficar ativo em 5 (cinco) ofertas por quantidades diferentes, desde que as datas não se sobreponham.

Para criar um cupom de desconto:

1. Dê um nome para a promoção

2. Personalize o código do cupom que seus compradores usarão para obter o desconto. Deve possuir no máximo 10 (dez) caracteres. Por exemplo: CYBERWEEK.

3. Selecione o tipo de cupom que você vai criar. Você pode optar por um desconto por porcentagem ou um valor fixo.

4. Defina o número limite de uso de cupons por comprador. Se quiser, você também poderá estabelecer um valor mínimo de compra para que o desconto seja aplicado.

5. Escolha a data de início e a de término da promoção.

6. Defina se a promoção será aplicada em toda a sua loja ou somente em alguns produtos

7. Clique em Criar promoção

8. Compartilhe seus cupons com seus compradores. 

💡 Para acompanhar o rendimento dos seus cupons, baixe o relatório de cupons a partir da Central de Promoções. Lá, você encontrará informações sobre quais cupons estão sendo utilizados, o valor das vendas atribuídas a eles e o total de desconto realizado.

💡 Se você tiver um cupom de ativação imediata, o cupom ficará disponível por 20 minutos após a sua criação. Para finalizar a promoção antes do previsto, elimine o cupom.

Quando terminar, você verá a promoção criada no carrossel.

Os cupons são aplicados sobre o valor total da compra dos produtos participantes e podem ser usados junto com outras promoções ativas.

Aplique promoções para produtos específicos: 

As promoções podem ser aplicadas para toda a loja virtual ou para produtos específicos. Se você decidiu aplicar um desconto apenas para alguns produtos, selecione o cartão que corresponde à oferta que você criou e escolha os produtos que vão participar. Você pode fazer isso de duas maneiras: 

  • Selecionando na lista onde os produtos são exibidos e clicando em Participar.
  • Baixando uma planilha de Excel, no link localizado entre o carrossel e a lista de produtos. Desse modo, você pode administrá-los de forma massiva.

 

Pronto! Você criou uma promoção para sua loja virtual. 

Lembre-se de que, se você tiver criado ofertas diferentes para o mesmo produto, a que for mais vantajosa para o cliente será ativada.

Administrar suas promoções no Mercado Shops ajudará você a aumentar suas vendas e a diferenciar o seu negócio do seu concorrente. Não se esqueça de destacá-las na página de início do seu Shop, de compartilhar nas suas redes sociais ou, ainda, de informar através de campanhas de e-mail marketing.

 

Mais recursos: 

Reflita sua proposta de valor em sua loja

4 conteúdos

Crie promoções que impulsionem suas vendas

O que você achou desse conteúdo?