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Ofereça promoções no seu Shop para gerar mais vendas

Aprenda como configurar as promoções e os descontos na sua loja virtual para incentivar a decisão de compra.

Cada vez é mais frequente que as pessoas passem por várias etapas antes de concretizar uma compra: procuram informações, avaliam alternativas, analisam opiniões e comparam preço. Uma maneira de incentivá-las e acelerar sua decisão de compra é oferecendo descontos e promoções exclusivas na sua loja virtual.

Vamos ver quais tipos de promoções você pode oferecer na sua loja virtual e como aproveitá-las.

 

Quais promoções você pode oferecer no Mercado Shops?

No Mercado Shops, há três tipos de promoções que você pode oferecer:

1. Oferta tradicional

Nesta modalidade, você oferece um desconto que é aplicado sobre o valor final de um produto. Neste tipo de oferta, o preço anterior aparece riscado na visualização do produto. Este recurso é muito eficaz, porque os visitantes podem ver claramente que estão economizando.

Este tipo de promoção está disponível por um tempo determinado e pode ser aplicado em toda a loja virtual ou em algum produto específico. Você também pode optar por dar um desconto sobre um valor fixo ou uma porcentagem.

Porcentagem de desconto sobre o preço riscado.

2. Desconto por quantidade

O desconto por quantidade oferece uma redução no valor da compra de dois ou mais produtos. Este tipo de oferta procura aumentar as vendas de um mesmo produto e pode ser útil para liquidar o estoque excedente.

No Mercado Shops, você pode oferecer três tipos de ofertas por quantidade:

  • Unidades grátis: leve 2, pague 1.
  • Desconto sobre uma unidade: se levar 2 unidades, receberá 25% OFF na segunda unidade.
  • Desconto em todas as unidades: 15% OFF em todas as unidades compradas.
Ofertas 2x1 em um mesmo produto.

💡 Um mesmo produto pode participar de até cinco descontos por quantidade, desde que as datas promocionais não se sobreponham.

3. Cupom de desconto

Os cupons são códigos que você aplica ao carrinho no momento de finalizar a compra para obter um desconto adicional. Você pode enviar esses códigos através de campanhas de e-mail marketing ou compartilhar nas suas redes sociais para atrair novos compradores e fidelizar os clientes.

No Mercado Shops, esses cupons são configurados para ficarem ativos por um tempo determinado e para que possam ser usados em toda a loja virtual ou em um produto específico. Você também pode optar por oferecer um desconto sobre um valor fixo ou uma porcentagem, são ideais para implementar durante datas especiais, como a Black Friday, e promover em suas redes sociais. Tenha em mente que só é possível usar um cupom por compra.

Não se esqueça de comunicar aos seus compradores que eles têm um cupom disponível e qual é o código para que possam inserir no momento do pagamento.

💡 Leve em consideração que o desconto é aplicado sobre o valor total da compra dos produtos que participam da promoção e é cumulativo com outras promoções que estejam ativas na sua loja virtual.

Algumas ideias para gerar promoções

Vamos ver algumas formas de usar as promoções para aumentar suas vendas:

1.  Cupom de boas-vindas da sua loja virtual 

A partir da seção Campanhas Automáticas, você pode adicionar um cupom de desconto no e-mail de boas-vindas, que será enviado automaticamente cada vez que um visitante é cadastrado na sua loja virtual. Por exemplo, você pode criar o código “BOASVINDAS20%OFF” para ser aplicado em toda a sua loja virtual e, assim, causar uma boa impressão.

💡 Para aqueles que visitarem sua loja virtual pela primeira vez, ofereça um cupom de desconto como presente de boas-vindas.

2. Vendas relâmpago

Uma venda relâmpago é um desconto vigente durante um tempo limitado sobre produtos selecionados. É uma estratégia eficaz para gerar um sentimento de urgência nos compradores, de modo que eles decidam comprar para não perder uma boa oportunidade. 

Algumas ideias para aplicar durante uma oferta relâmpago:
- Ofereça 20% de desconto sobre uma coleção específica de produtos que queira destacar.

- Ofereça desconto por quantidade em produtos que tenha muito em estoque, por exemplo, “compre 2 e receba 15% de desconto adicional”. 

- Crie cupons de desconto: você pode oferecer cupons de desconto para as pessoas que compram durante uma oferta relâmpago, incentivando a fidelidade dos seus clientes.

3. Lançamento de produtos

Quando estiver por lançar um novo produto ou algum modelo muito esperado, você pode criar uma página de conteúdo com informações sobre o lançamento na sua loja virtual e oferecer algum desconto por tempo limitado para incentivar a compra. 

💡 Certifique-se de mostrar suas promoções na página inicial da sua loja virtual, incluindo banners para essas ocasiões. Você também pode criar um grupo de produtos com promoções e destacá-lo no menu de navegação. 

Aprenda a fazer tudo isso com o guia Crie sua loja virtual para aumentar suas vendas.

4. Datas especiais e temporadas

As datas especiais e temporadas são momentos fundamentais, onde os compradores esperam encontrar ofertas e descontos. Para não ficar fora destas oportunidades, você pode oferecer:

  • Ofertas por temporada: aproveite as datas comemorativas ou as sazonalidades para oferecer descontos especiais em produtos relevantes. Por exemplo, você pode fazer ofertas tradicionais ou descontos por quantidade nos artigos escolares durante o início das aulas.
  • Promoções temáticas: uma possibilidade é criar cupons de desconto em função das datas comerciais ou eventos importantes, como o Dia dos Namorados ou o Dia dos Pais.

💡 Montar um calendário de datas especiais permitirá que você planeje promoções de produtos relevantes de acordo com os momentos do ano. Por exemplo, se você vende artigos de papelaria, pode ser uma boa ideia oferecer descontos durante o período de volta às aulas.

No guia Crie sua loja virtual para aumentar suas vendas, você aprenderá como criar páginas de conteúdo e organizar os produtos com promoções para que seus compradores os encontrem rapidamente.

5. Cupom de desconto para carrinho abandonado

Quando uma pessoa adiciona alguns produtos no carrinho, mas sai da loja virtual sem concretizar a compra, você pode incentivá-la a finalizar essa compra usando um cupom de desconto. 

Depois de 2 horas, o cliente receberá um lembrete através de um e-mail automático para voltar à compra (essa opção é ativada na seção Campanhas Automáticas). Você pode aproveitar para incluir um cupom de desconto que o incentive a voltar para a sua loja virtual. Esta é uma estratégia eficaz para convencer potenciais compradores indecisos.

💡 Para que a recuperação do carrinho abandonado seja bem-sucedida, recomendamos que você ofereça um cupom de desconto de pelo menos 10% sobre o valor total do carrinho, caso suas margens de lucro permitam isso.

6. Descontos personalizados

Uma ótima maneira de fortalecer a relação com seus clientes é oferecendo descontos personalizados, por exemplo, durante a semana do aniversário deles. Crie um cupom de desconto com o código “ANIVERSARIO10%” e lance uma campanha de e-mail marketing, usando os dados de todos os visitantes registrados e programando as entregas de acordo com as datas dos aniversários deles.

📢 Importante: leve em consideração que as promoções no Mercado Shops e no Mercado Livre são configuradas de forma independente, a partir da Central de promoções. Deixe-as ativadas em ambos os canais para maximizar seu alcance e certifique-se de atualizá-las mensalmente.

Resumindo

  • No Mercado Shops, você tem diferentes formas de criar promoções. 
  • Uma oferta tradicional oferece um desconto aplicado sobre o valor final de um produto.
  • O desconto por quantidade oferece um desconto na compra de dois ou mais produtos.
  • Algumas ideias para oferecer promoções incluem descontos por tempo limitado, cupons de descontos, ofertas de lançamento e descontos por datas especiais. 
  • Ofereça um cupom de desconto para um carrinho abandonado, incentivando a finalização da compra.

 

Mais recursos: 

Proposta de valor: o que fazer para aumentar as vendas

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No próximo artigo, você aprenderá como aumentar o valor médio do seu carrinho

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