Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Para que servem os anúncios de catálogo no Mercado Livre

Aproveite as informações do nosso catálogo no seu anúncio para competir pela primeira posição na opção de compra.

No Mercado Livre, há 2 formas de vender um produto: com um anúncio tradicional ou um de catálogo.

Enquanto nos anúncios tradicionais você preenche as informações do produto manualmente, nos anúncios de catálogo é possível usar as informações dos produtos disponíveis no nosso catálogo para:

  • Anunciar mais rápido, pois preenchemos os dados do produto por você.
  • Que as informações do produto que você vende sejam verdadeiras, pois são verificadas pelo Mercado Livre.
  • Que os compradores possam tomar uma decisão de compra com mais facilidade por terem as especificações completas do produto.

Você também pode competir com os anúncios de catálogo

Além de usar as informações do catálogo, se o seu produto cumprir certos requisitos, como ser novo ou pertencer a uma categoria do catálogo, você poderá competir com outros vendedores que oferecem o mesmo produto para ser a primeira opção de compra.

Aquele que oferecer as melhores condições de venda e experiência no anúncio de catálogo será o vendedor em destaque na página de produto que aparece no início dos resultados de busca.

Isso significa que, quando as pessoas clicarem no botão "Comprar" da página do produto, elas estarão comprando de você. Assim, você poderá ganhar mais vendas do que os demais vendedores.

Saiba mais sobre a página de produto

Diferentemente dos anúncios tradicionais, os de catálogo têm um anúncio para cada variação e você pode competir com cada um deles.

Como criar um anúncio de catálogo?

Você pode criar um novo anúncio, criá-lo a partir de um anúncio existente ou deixar que o Mercado Livre crie um para você.

Se criar a partir de um novo anúncio

  • Ao buscar seu produto, vamos te dar opções disponíveis no catálogo. Você deve confirmar que é um produto que deseja vender e vamos preencher os dados do produto para você com as informações do catálogo, como fotos, descrição, título e principais características.
  • Você deve definir as condições de venda, como preço e forma de entrega. Ao terminar, seu anúncio de catálogo estará criado e você poderá identificá-lo na lista de anúncios com a etiqueta "Catálogo".

Se criar por meio de um anúncio existente

  • É possível criar anúncios de catálogo a partir daqueles indicados com a etiqueta "Elegível ao  catálogo".
  • Escolha a opção "Criar anúncio de catálogo".
  • Vamos pedir para você comparar seu produto com aquele do nosso catálogo. Caso seja o mesmo, você deve confirmar alguns dados, como garantia e condição, e seu anúncio estará criado e competindo.

Observe que, se você criar seu anúncio de catálogo dessa forma, seu anúncio tradicional será sincronizado com o de catálogo e todas as condições de venda serão compartilhadas. Assim, quando houver alteração em um anúncio, o outro será atualizado.

Se o Mercado Livre criar o anúncio de catálogo por você

  • Se o produto que você oferece estiver no nosso catálogo, o Mercado Livre pode criar o anúncio de catálogo para você.
  • É possível encontrá-los usando o filtro “Criados pelo Mercado Livre” na lista de anúncios.
  • Em alguns casos, o anúncio original pode ficar inativo e, em outros, você pode continuar vendendo com os 2 anúncios.

Saiba como gerenciar seus anúncios de catálogo

3 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?