Menos de 2 minutos
Conecte e aproveite o Google Analytics em seu Mercado Shop
Saber quantas pessoas acessam sua loja te ajudará a tomar melhores decisões. Aprenda a vincular o Google Analytics para potencializar suas vendas.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/developers-site-cms-admin/CDV_MS/277894217055-210725-mla-mlc-mco-mlm-mlb-google-analytics-en-tu-tienda-online-header.jpeg)
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/214121665156-E-Commerce--estas-son-las-palabras-que-debes-saber-6.png)
Se você já tem seu Mercado Shop funcionando, a próxima missão é otimizá-lo para melhores resultados. Vincule-o ao Google Analytics, uma ferramenta gratuita que permitirá a visualização de quantos usuários acessam sua loja, assim como a tomada de decisões inteligentes com base em seu perfil e comportamento.
Com esse recurso você poderá extrair dados para campanhas de marketing mais efetivas. Por exemplo: a quantidade de visitantes, quantas visitas cada um faz, a duração média de cada visita, de onde são as pessoas e qual a origem de tráfego, entre outros.
Veja o passo a passo para a integração:
Como vincular o Google Analytics ao seu Shop
1. Para começar a utilizar o Google Analytics, você precisa de uma conta do Google. Se ainda não tem, crie uma nova. Recomendamos usar um perfil exclusivo para o seu negócio.
2. Acesse o Google Analytics e clique em Começar a medir, no botão azul que fica no centro da tela.
2.1. Indique o nome da conta, que não necessariamente precisa ser o do seu Mercado Shop, mas pode ser uma boa ideia para evitar confusões.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469528739-1.png)
2.2. Configure a propriedade indicando um nome entre 4 e 100 caracteres. Complete o fuso horário e a moeda em que você vende seus produtos.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469519128-2.png)
2. 3. Complete a informação sobre a empresa e os objetivos de utilizar o Google Analytics.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469512325-3.png)
2.4. Aceite as condições do seu país e clique em Aceito.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469502258-4.png)
3. Para conectar seu site e começar a coletar dados, clique na opção Web.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469493300-5.png)
4. Preencha a URL do seu Shop, o nome da loja, e clique em Criar fluxo.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469483485-6.png)
5. Copie o código ID da métrica para colá-lo na seção adequada do seu Mercado Shop.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226392258984-7-nueva.png)
6. Acesse sua conta do Mercado Shops, encontre a opção do Google Analytics e clique em Configurar.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226392219637-7.png)
7. Cole o código que você tinha copiado no Analytics. E pronto, a integração já está feita para começar a monitorar os acessos do seu Mercado Shop!
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226469452473-9.png)
Como conectar o Google Analytics se você já tem uma conta na ferramenta
1. Acesse sua conta do Google Analytics e selecione Administrar no menu lateral direito.
2. Na coluna Propriedade, selecione a propriedade que você deseja vincular ao Mercado Shops.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226392204375-10-nueva.png)
3. Clique em Fluxo de dados e, depois, na propriedade desejada.
![](https://http2.mlstatic.com/storage/sc-seller-journey-backoffice/images-assets/226392197352-7-nueva.png)
4.Copie o código de segmento e cole-o na seção de Google Analytics dentro da sua conta do Mercado Shops.
Importante
Com sua tag global, ativaremos também o monitoramento dos dados de comércio eletrônico (e-commerce) do Google Analytics, aprofundando o acompanhamento do seu Mercado Shop.
Quando o Google Analytics começar a coletar os dados da sua loja, você poderá acompanhar várias métricas para avaliar seu desempenho e otimizar suas estratégias. Para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico, confira este artigo.
Colete dados sobre os visitantes do seu Shop
2 conteúdos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?
MÓDULO