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Como criar banners para sua loja virtual com o Canva

A primeira impressão é a que fica. Então, garantir um visual impactante pode fazer a diferença em seu negócio.

 

Ter um cuidado especial com a estética e com a construção de uma identidade visual é algo fundamental para realizar um branding eficiente. Porém, sabemos que em muitas situaçÔes não é possível contar com o auxílio de um designer profissional para acompanhå-lo no processo de criação.

E para isso, o Canva e o Mercado Shops se uniram para tornar seu processo de criação muito mais simples e prĂĄtico. Em alguns passos, vocĂȘ vai descobrir quais sĂŁo os fatores que devem ser considerados no momento da criação do banner e outras peças para a sua loja virtual. 

Pronto para criar?

 

Por que o design Ă© tĂŁo importante para um e-commerce?

O design, principalmente em um e-commerce, vai muito alĂ©m de deixar sua loja virtual com uma aparĂȘncia bonita. Acima de tudo, o design Ă© responsĂĄvel por garantir que seu cliente tenha uma experiĂȘncia agradĂĄvel ao navegar por sua loja. E isso ganha ainda mais importĂąncia ao considerar que o cliente nĂŁo pode interagir com seu produto.

Por isso, alĂ©m de buscar ferramentas que sejam simples de serem utilizadas, Ă© importante considerar alguns fatores e referĂȘncias para a criação de suas artes.  

Existe uma sĂ©rie de critĂ©rios que designers profissionais consideram ao longo de suas criaçÔes. Hoje, destacaremos quatro pontos que selecionamos como os mais importantes: hierarquia, espaço em branco, contraste e consistĂȘncia.

 

Hierarquia

De forma geral, o princĂ­pio da hierarquia em um design determina que os elementos devem ser organizados conforme sua ordem de importĂąncia. Desta forma, Ă© possĂ­vel determinar quais elementos terĂŁo maior destaque em sua arte, por consequĂȘncia, quais atrairĂŁo maior atenção do espectador. 

Por isso, vale garantir um destaque especial para elementos relevantes para o fortalecimento de sua identidade visual, como o logotipo ou o nome de sua loja. 

Esse destaque pode ser obtido por recursos como a utilização de negrito, fontes variadas, contraste de cores e muitos outros.

 

Espaço em branco

Tão importante como os espaços preenchidos, os espaços em branco são fundamentais para garantir a hierarquia e destaque de elementos.

Por isso, o espaço em branco Ă© um recurso fundamental para auxiliar seu cliente a concentrar a atenção no conteĂșdo relevante. AlĂ©m disso, auxilia na organização das informaçÔes, permitindo um “respiro” durante o processo de navegação.

 

Contraste

Podemos descrever o contraste como um dos fundamentos do design mais relevantes durante o processo de criação. Afinal, ele é responsåvel por garantir que algumas åreas de sua criação tenham mais destaque que outras.

Para utilizar o contraste, recursos como o espaço em branco, texto em negrito, elementos coloridos ou imagens são fundamentais. Afinal, desejamos atrair a atenção do espectador para pontos específicos.

 

ConsistĂȘncia

Este pode ser considerado como o ponto central na construção de um branding fortalecido. Afinal, o cliente terĂĄ muito mais dificuldade de memorizar uma imagem de marca se vocĂȘ nĂŁo adotar um padrĂŁo estĂ©tico.

Por isso, é importante manter um padrão em relação as suas produçÔes. Selecione cores e fontes e construa uma identidade visual para sua marca. Utilize esse padrão em seu logotipo, banners, material para redes e onde mais apresentar sua marca. E não esqueça de, em suas futuras produçÔes, destacar seu logotipo, afinal, isso irå ajudar a fortalecer a imagem de sua marca.

 

A importĂąncia da psicologia das cores

A escolha das cores utilizadas em seu banner pode fazer toda a diferença no resultado e nas sensaçÔes que ele pode transmitir ao espectador. 

Essa influĂȘncia, definida pela psicologia das cores, explica por quais motivos algumas cores transmitem mais entusiasmo, enquanto outras geram a sensação de tranquilidade.

Confira o significado de algumas cores e as sensaçÔes que elas podem transmitir.

Amarelo

Estimulante, em especial quando se considera os tons vibrantes, o amarelo é uma cor alegre, utilizada para atrair a atenção e que transmite a sensação de riqueza.

 

Vermelho

Repleto de energia, o vermelho Ă© uma cor intensa, tradicionalmente associada ao amor, romance, paixĂŁo e atĂ© a agressividade. O vermelho, por ser uma cor de impacto, pode transmitir força, sensação de urgĂȘncia e estimular a fome.

 

Laranja

Cor de entusiasmo e calor, o laranja Ă©, tambĂ©m, bastante utilizado para transmitir a sensação de urgĂȘncia.

 

Violeta

O tom da realeza, remete a opulĂȘncia e mistĂ©rio. Em seus tons mais abertos, pode transmitir a sensação de alegria. JĂĄ em suas versĂ”es mais fechadas, podem remeter a sofisticação.

 

Azul

Cor sĂłbria, costuma ser utilizada para transmitir seriedade e credibilidade em documentos corporativos, jĂĄ que se trata de um tom conservador.

 

Verde

SĂ­mbolo da riqueza em seus tons mais escuros, o verde transmite tranquilidade, saĂșde e naturalidade.

 

Para simplificar seu processo criativo, o Canva criou uma tabela com referĂȘncias para auxiliar vocĂȘ no processo de seleção das cores. Assim, vocĂȘ poderĂĄ criar paleta de cores que combinem com a identidade visual de sua marca.

Quais são os itens essenciais para a criação de um banner para o Mercado Shops?

Agora que vocĂȘ conheceu alguns aspectos tĂ©cnicos para ajudar na criação de seu banner, vale a pena explorar uma ferramenta que tornarĂĄ o processo de desenvolver seus materiais algo muito simples e fĂĄcil.

Acesse nossa pågina de modelos de banner para a home de sua loja no Mercado Shops! Além disso, por contar com uma série de modelos prontos para edição, seu processo criativo se tornarå muito mais pråtico.

Artigo escrito pela equipa do Canva.com em colaboração com o Mercado Shops

Com o Canva, vocĂȘ pode criar banners com muita facilidade e com poucos cliques.

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?