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Como criar banners para sua loja virtual com o Canva

A primeira impressão é a que fica. Então, garantir um visual impactante pode fazer a diferença em seu negócio.

 

Ter um cuidado especial com a estética e com a construção de uma identidade visual é algo fundamental para realizar um branding eficiente. Porém, sabemos que em muitas situações não é possível contar com o auxílio de um designer profissional para acompanhá-lo no processo de criação.

E para isso, o Canva e o Mercado Shops se uniram para tornar seu processo de criação muito mais simples e prático. Em alguns passos, você vai descobrir quais são os fatores que devem ser considerados no momento da criação do banner e outras peças para a sua loja virtual. 

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Por que o design é tão importante para um e-commerce?

O design, principalmente em um e-commerce, vai muito além de deixar sua loja virtual com uma aparência bonita. Acima de tudo, o design é responsável por garantir que seu cliente tenha uma experiência agradável ao navegar por sua loja. E isso ganha ainda mais importância ao considerar que o cliente não pode interagir com seu produto.

Por isso, além de buscar ferramentas que sejam simples de serem utilizadas, é importante considerar alguns fatores e referências para a criação de suas artes.  

Existe uma série de critérios que designers profissionais consideram ao longo de suas criações. Hoje, destacaremos quatro pontos que selecionamos como os mais importantes: hierarquia, espaço em branco, contraste e consistência.

 

Hierarquia

De forma geral, o princípio da hierarquia em um design determina que os elementos devem ser organizados conforme sua ordem de importância. Desta forma, é possível determinar quais elementos terão maior destaque em sua arte, por consequência, quais atrairão maior atenção do espectador. 

Por isso, vale garantir um destaque especial para elementos relevantes para o fortalecimento de sua identidade visual, como o logotipo ou o nome de sua loja. 

Esse destaque pode ser obtido por recursos como a utilização de negrito, fontes variadas, contraste de cores e muitos outros.

 

Espaço em branco

Tão importante como os espaços preenchidos, os espaços em branco são fundamentais para garantir a hierarquia e destaque de elementos.

Por isso, o espaço em branco é um recurso fundamental para auxiliar seu cliente a concentrar a atenção no conteúdo relevante. Além disso, auxilia na organização das informações, permitindo um “respiro” durante o processo de navegação.

 

Contraste

Podemos descrever o contraste como um dos fundamentos do design mais relevantes durante o processo de criação. Afinal, ele é responsável por garantir que algumas áreas de sua criação tenham mais destaque que outras.

Para utilizar o contraste, recursos como o espaço em branco, texto em negrito, elementos coloridos ou imagens são fundamentais. Afinal, desejamos atrair a atenção do espectador para pontos específicos.

 

Consistência

Este pode ser considerado como o ponto central na construção de um branding fortalecido. Afinal, o cliente terá muito mais dificuldade de memorizar uma imagem de marca se você não adotar um padrão estético.

Por isso, é importante manter um padrão em relação as suas produções. Selecione cores e fontes e construa uma identidade visual para sua marca. Utilize esse padrão em seu logotipo, banners, material para redes e onde mais apresentar sua marca. E não esqueça de, em suas futuras produções, destacar seu logotipo, afinal, isso irá ajudar a fortalecer a imagem de sua marca.

 

A importância da psicologia das cores

A escolha das cores utilizadas em seu banner pode fazer toda a diferença no resultado e nas sensações que ele pode transmitir ao espectador. 

Essa influência, definida pela psicologia das cores, explica por quais motivos algumas cores transmitem mais entusiasmo, enquanto outras geram a sensação de tranquilidade.

Confira o significado de algumas cores e as sensações que elas podem transmitir.

Amarelo

Estimulante, em especial quando se considera os tons vibrantes, o amarelo é uma cor alegre, utilizada para atrair a atenção e que transmite a sensação de riqueza.

 

Vermelho

Repleto de energia, o vermelho é uma cor intensa, tradicionalmente associada ao amor, romance, paixão e até a agressividade. O vermelho, por ser uma cor de impacto, pode transmitir força, sensação de urgência e estimular a fome.

 

Laranja

Cor de entusiasmo e calor, o laranja é, também, bastante utilizado para transmitir a sensação de urgência.

 

Violeta

O tom da realeza, remete a opulência e mistério. Em seus tons mais abertos, pode transmitir a sensação de alegria. Já em suas versões mais fechadas, podem remeter a sofisticação.

 

Azul

Cor sóbria, costuma ser utilizada para transmitir seriedade e credibilidade em documentos corporativos, já que se trata de um tom conservador.

 

Verde

Símbolo da riqueza em seus tons mais escuros, o verde transmite tranquilidade, saúde e naturalidade.

 

Para simplificar seu processo criativo, o Canva criou uma tabela com referências para auxiliar você no processo de seleção das cores. Assim, você poderá criar paleta de cores que combinem com a identidade visual de sua marca.

Quais são os itens essenciais para a criação de um banner para o Mercado Shops?

Agora que você conheceu alguns aspectos técnicos para ajudar na criação de seu banner, vale a pena explorar uma ferramenta que tornará o processo de desenvolver seus materiais algo muito simples e fácil.

Acesse nossa página de modelos de banner para a home de sua loja no Mercado Shops! Além disso, por contar com uma série de modelos prontos para edição, seu processo criativo se tornará muito mais prático.

Artigo escrito pela equipa do Canva.com em colaboração com o Mercado Shops

Com o Canva, você pode criar banners com muita facilidade e com poucos cliques.

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