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Como definir suas promoçÔes para as datas especiais
Compartilharemos cinco ideias para potencializar a estratégia da sua loja virtual durante as datas especiais, para atrair muito mais compradores.

Durante os eventos especiais, como a Black Friday ou o Natal, as lojas competem pela atenção dos compradores. Por isso, é importante que o primeiro que as pessoas vejam ao entrar na sua loja virtual sejam os produtos que elas procuram com preços atraentes.
Elabore a sua estratégia de preços
Existem várias maneiras de ter preços competitivos e oferecer benefícios, como:
- Oferecer parcelamento;
- Promoções temporárias;
- Frete grátis;
- Cupons de desconto;
- Recuperação de carrinhos abandonados.
Vamos ver como aplicar estas estratégias na sua loja virtual durante uma data especial.
Oferecer parcelamento
Quando você oferecer parcelamento, é bem provável que os compradores façam compras que ainda não estavam tão convencidos de fazer, que adquiram produtos com preços altos ou concretizem compras que tinham pensado em realizar em outro momento.
Oferecer parcelamento mantendo o mesmo preço publicado é uma estratégia especialmente eficiente para os produtos com um valor maior ou para aqueles com uma margem considerável, como eletrônicos, eletrodomésticos ou artigos premium, porque são produtos que talvez os usuários não comprariam se precisassem pagar à vista.
Além disso, combinar o parcelamento com outras ações, como o frete grátis ou cupons de desconto, potencializa suas campanhas e aumenta a conversão.
Promoções temporárias
O que os compradores procuram nestas datas são as promoções. É o momento para você oferecer as melhores ofertas e captar a atenção deles.
As ofertas tradicionais ou com o preço riscado, em que há um desconto sobre o valor final do produto, são um recurso muito eficaz, porque as pessoas podem perceber o valor que estão economizando. Estas ofertas ficam disponíveis, por um tempo determinado, em toda a loja virtual ou em produtos específicos, e são configuradas com um valor fixo ou com uma porcentagem.

Porcentagem do desconto sobre o preço riscado.
As promoções geram lucro em um curto prazo e aumentam as possibilidades de que os clientes voltem a comprar na sua loja.
Dicas para oferecer promoções durante as datas especiais:
- Descontos por lançamento: ofereça descontos nos produtos novos por um tempo limitado para gerar expectativa.
- Vendas relâmpago: crie promoções por tempo limitado para gerar urgência e motivar compras rápidas.
- Pacotes promocionais: agrupe produtos em kits com descontos atraentes, aumentando o valor médio de cada pedido.
- Produtos exclusivos por canal: tenha produtos exclusivos que só estão com desconto na sua loja virtual.
đ Saiba como criar promoções na sua loja neste artigo.
Frete grátis
Oferecer frete grátis é fundamental para atrair compradores nas datas como a Black Friday ou a Cyber Monday, em que as expectativas de economizar são altas. Muitos compradores abandonam seus carrinhos ao ver gastos adicionais com o frete. Portanto, eliminar este obstáculo pode diminuir a taxa de abandono e aumentar suas vendas.
Opções para oferecer frete grátis:
- Frete grátis nas compras acima de um valor mínimo. É uma boa maneira de incentivar seus compradores a adicionar produtos no carrinho até atingir o valor que permita que eles tenham este benefício, diminuindo o abandono de carrinhos e incentivando compras com valores mais altos.
- Frete grátis para determinados produtos. Você pode aplicá-lo em produtos populares ou de alta margem, que normalmente não estariam em promoção, oferecendo uma economia adicional atraente para seus visitantes.
Não se esqueça de comunicar se você oferece frete grátis e lembre-se de que a promessa de entrega também é um fator que favorece a conversão. Se você oferecer entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, reforce isso nas suas comunicações.
Cupons de desconto
Uma ótima ideia é oferecer cupons de desconto em função do tipo de comprador.
Para novos clientes:
Você pode criar um código de desconto e apresentá-lo em um e-mail de boas-vindas que será enviado automaticamente cada vez que um visitante for cadastrado na sua loja virtual e, assim, começar com a fidelização. Por exemplo, você pode usar um código como “BOASVINDAS20" para oferecer 20% de desconto em toda a loja.

Para clientes recorrentes:
Você também pode criar cupons de descontos especiais para premiar a lealdade de quem já conhece sua loja, como “BLACKFRIDAY10” e oferecer 10% de desconto. Comunique nas suas redes sociais ou nas campanhas de e-mail marketing, para que seus clientes possam usá-lo na hora de pagar.
đĄ Como os cupons de desconto funcionam? São configurados por um tempo determinado, podem ser aplicados em toda a loja virtual ou em alguns produtos específicos. Além disso, podem ter um valor fixo ou alguma porcentagem. Também são acumuláveis com outras ofertas ativas na sua loja.
Recuperação de carrinhos abandonados
Às vezes, uma pessoa passa por algumas das etapas para fazer uma compra em sua loja, mas, por vários motivos, não conclui a compra e a abandona. Os carrinhos abandonados são processos de compra que foram iniciados, mas que não foram concluídos.
Quando uma pessoa deixa produtos sem comprar no carrinho, ela receberá um e-mail de lembrança para motivá-la a voltar para a sua loja. Uma boa estratégia para potencializar esse contato por e-mail é incluir um cupom de desconto, incentivando essa decisão de compra.
Os cupons de desconto com um valor fixo ou com alguma porcentagem são ideais para implementar durante as datas especiais, como o Cyber Monday, e promover nas suas redes sociais. Tenha em mente que só poderão usar um cupom por compra.
đ Saiba como configurar a campanha automática de recuperação de carrinhos neste artigo.
Não se esqueça da comunicação! Grande parte do sucesso em uma data especial está na divulgação: anuncie suas promoções com antecedência nas redes sociais para gerar expectativa.
Agora, você já tem tudo o que precisa para preparar sua loja virtual para uma data especial. Leve em consideração que uma estratégia de preços bem executada não só atrai mais compradores, mas também ajuda você a construir uma base de clientes leais a longo prazo.
Resumindo
- Ajuste os preços e as ofertas: aplique descontos e ofereça preços mais competitivos na sua loja virtual.
- Ofereça parcelamento: impulsione a venda de produtos caros em parcelas sem juros e combine com frete grátis ou com cupons de desconto.
- Promova o lançamento de promoções temporárias: faça ofertas relâmpago e kits para gerar urgência, aumentando o valor médio do ticket.
- Ative o frete grátis: elimine custos de frete para reduzir o abandono do carrinho.
- Crie cupons: fidelize os seus compradores novos e recorrentes com cupons de desconto.
- Recupere carrinhos abandonados: adicione um cupom de desconto para convencer o usuário de voltar para sua loja virtual.
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