Como gerar uma boa interação com seus clientes

Além de contar com bons produtos no Mercado Shops, seus clientes também precisam se sentir escutados. Separamos alguns conselhos para você alcançar uma boa interação com eles.

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Como gerar uma boa interação com seus clientes

Uma das melhores estratégias que você pode implementar para vender de forma efetiva no Mercado Shops é a de gerar interações regulares com seus clientes. Afinal, você deve lembrar que são eles os que tomam a decisão de consumir seus produtos, então é essencial prestar um atendimento atencioso e eficiente.

Baseados em nossa experiência a respeito deste tema, trazemos alguns conselhos para que a interação com seus compradores se construa de maneira sólida, sustentável a longo prazo, e de maneira a proporcionar os melhores resultados. Assim, suas vendas aumentarão e seu Mercado Shop terá muito sucesso.

Utilize o e-mail marketing

Uma estratégia muito eficiente é o e-mail marketing, que você pode colocar em prática através do envio de mensagens a clientes que tenham se inscrito em seu Mercado Shop. Assim, você poderá chegar diretamente ao seu comprador e focar sua atenção de uma melhor maneira.

Fidelize seus clientes

Recompense o comportamento dos seus clientes. Ofereça descontos, promoções ou brindes. Afinal, todos gostamos de presentes! Lembre-os de que, para cada compra em seu Mercado Shop, eles também somam Mercado Pontos e obtêm benefícios especiais.

 

Utilize as redes sociais

Usar as mídias sociais para seu Mercado Shop é uma das ações que mais vão te divertir e trazer bons resultados em pouco tempo. Repletas de pessoas e funcionando 24h por dia, as plataformas como Facebook, Instagram, Youtube ou Twitter se converteram em uma vitrine gigantesca para seu Mercado Shop, e uma grande oportunidade para concretizar mais vendas.

Uma boa ideia pode ser responder primeiro os comentários negativos porque, assim, você demonstra uma boa intenção. Se as pessoas veem que você se preocupa em melhorar seu produto ou serviço, solucionando erros e ouvindo os clientes, elas estarão mais dispostas a pagar pelo seu produto. Dedique meia hora por dia para gerar interações regulares com os seguidores.

Faça parte de fóruns e grupos de Facebook

Seu negócio, ao oferecer determinado produto ou serviço, tem maior abertura a algum nicho do mercado. Por isso, sugerimos que você conheça bem as características dessas personas (clientes em potencial) e as suas preferências, e se una a grupos do Facebook que possam reunir interesses em comum.

Além disso, você também poderá observar sua concorrência e definir suas campanhas, exaltando seus diferenciais. É essencial estar presente na mente do seu comprador.

 

Faça uma pergunta chave em seus processos de inscrição

Se você criar um formulário para que seu cliente se inscreva para receber notícias de sua marca, aproveite para perguntar algo que você considere ser bastante importante. Outra possibilidade é deixar um espaço para que ele comente o que sente a respeito do seu negócio. Essa é uma estratégia útil para ter informação disponível e conhecer melhor seu comprador.

 

Faça pesquisas

A maneira mais fácil de conhecer seus clientes é perguntando diretamente para eles a opinião a respeito do produto comprado. Usar o e-mail ou mensagem de texto para mandar pesquisas de satisfação pode ser mais efetivo, para que ele não se sinta pressionado ao vivo e responda com sinceridade.

Por se tratar de um canal de comunicação direto, você pode tornar a comunicação mais calorosa. Aconselhamos o uso de frases amigáveis como “ajude-nos a melhorar” ou “queremos saber a sua opinião”.

Faça com que seu cliente tenha uma boa experiência

No Mercado Shops, você tem à sua disposição todo o ecossistema do Mercado Livre, com logística de entregas e cobranças pronta para usar. Isso te ajudará a melhorar a experiência do seu cliente ao comprar seu produto.

Outra possibilidade que você pode aproveitar é ser criativo com as confirmações de pedido ou rastreio. Você pode fazê-lo de tal forma que seu cliente se sinta envolvido pelo design e comunicação. E pode, inclusive, fazer um packing de mensagens que possa reutilizar.

 

Bom serviço pós-vendaa

Conhecer a opinião dos seus compradores é a melhor maneira de melhorar seus produtos. Contate seus clientes uns dias depois que tenham recebido o produto,  para consultar como foi o recebimento, se há alguma dúvida ou se precisam de informação sobre como utilizá-los melhor. Mostre-se disponível para que possam consultá-lo sempre que precisarem, a qualquer momento.

 

Aproveite as vantagens do Facebook Audience Insights

O Mercado Shops te dá a possibilidade de vincular seu Mercado Shop ao Facebook. E com isso, você pode usar a ferramenta de insights de audiência (Audience Insights) e conhecer melhor o seu público objetivo. Há 3 aspectos que você pode saber mais com esse recurso:

  • Dados demográficos: dados como idade, gênero, formação acadêmica, trabalhos ou estado civil.
  • Gostos das pessoas: informações sobre os interesses e hobbies dos seus clientes.
  • Estilo de vida: ter acesso a uma combinação de dados sobre estado civil e localização das pessoas. Com essa relação, você consegue entender melhor o grupo de pessoas interessado em sua marca.

Gerar uma interação mais contínua com seus clientes te permitirá conhecê-los melhor e criar uma identificação com seu produto e sua marca. Assim, você poderá oferecer um serviço cada dia melhor para que eles sigam te escolhendo, e cada vez mais compradores conheçam o seu negócio.

 

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