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Estratégias para incentivar a compra na sua loja virtual

Neste conteúdo, você aprenderá o que é a proposta de valor da sua loja virtual e como isso pode ajudar você a se destacar da concorrência.

Você criou sua loja virtual no Mercado Shops e já possui algumas visitas. Mas, como fazer com que comecem a comprar? É fundamental definir uma proposta de valor para sua marca, deixando claro o que a torna exclusiva, para que as visitas que você receber se convertam em vendas. 

A proposta de valor: o melhor que você tem para oferecer

A proposta de valor é composta por diferentes aspectos que os visitantes valorizam na hora de comprar. Ao longo deste guia, veremos cada um deles detalhadamente. 

1. Catálogo exclusivo

A primeira decisão que você deve tomar quando abrir uma loja virtual com o Mercado Shops é a de definir quais produtos do seu catálogo serão vendidos neste novo canal. Contar com um catálogo próprio fará com que sua loja se destaque, além de manter a atenção dos seus visitantes. 

É importante selecionar estrategicamente quais dos seus produtos você oferecerá levando em conta a efetividade deles, seu segmento e sua audiência. No próximo artigo, você aprenderá como definir seu catálogo no Mercado Shops.

2. Formas de pagamento e preço competitivo

Há dois fatores que podem marcar a diferença entre um cliente que duvida e um que concretiza a compra: o preço e as parcelas sobre o preço publicado. Planejar uma estratégia competitiva de preços e oferecer financiamento em produtos com valores altos permite que você atinja um segmento de mercado maior que, de outra maneira, seria mais difícil ter acesso ao produto.  

Com o Mercado Shops, você pode oferecer o parcelamento sobre o preço publicado nos produtos que você definir. Mais adiante, neste guia, veremos como analisar a rentabilidade do financiamento de produtos do seu Shop.

💡 Analise os seus concorrentes: que preços eles praticam, quais produtos oferecem pelo mesmo valor em parcelas e quais opções de pagamento disponibilizam em suas lojas virtuais hoje?

3. Frete grátis

Oferecer frete grátis é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra. Por outro lado, não fazer isso pode ser uma receita para perder compradores. Atualmente, observa-se que muitas compras são abandonadas em função da falta de frete grátis

Além de influenciar na compra, oferecer o frete grátis a partir de um valor mínimo de pedido pode ser uma boa maneira de incentivar seus compradores a incluírem produtos no carrinho até atingirem o valor que permita que eles tenham este benefício. 

4. Descontos e promoções

Oferecer promoções e descontos é uma excelente forma de manter o interesse sobre a sua marca e posicioná-la como um ótimo lugar para comprar. As pessoas valorizam as promoções, por isso, são um incentivo para que visitem, voltem e comprem na sua loja virtual. Neste guia, mais adiante, falaremos detalhadamente sobre os tipos de promoções que você pode oferecer no seu Shop.



5. Ofereça “combos” 

Outra boa maneira de sua loja virtual fazer a diferença é criando anúncios com combinações de produtos (“kits” ou “combos”). Os combos ajudam as pessoas a incluírem produtos no carrinho que talvez não estivessem pensando em comprar, mas descobrem que querem ou precisam quando veem o anúncio. 

Os “kits” são uma boa maneira de se colocar no lugar dos seus compradores para que eles consigam mais valor nas suas compras e, como resultado, você se beneficia com o aumento do valor do ticket médio de compra

💡 Não se esqueça de dizer o que torna a sua loja virtual exclusiva 

Sua proposta de valor também contempla sua experiência no mercado, seus conhecimentos especializados ou os produtos que só você oferece. As páginas de conteúdo do seu Shop permitem contar sua história, criar artigos, incluir demonstrações de produtos em vídeos ou criar páginas de destino com mais conteúdo sobre as características dos produtos, os benefícios e as respostas às perguntas frequentes.

Uma estratégia integral para sua proposta de valor

Leve em conta sua rentabilidade

Ao elaborar sua proposta de valor, é importante avaliar os custos associados a esses benefícios e a receita gerada em função do aumento das vendas. O importante é que a estratégia escolhida permita que você ofereça benefícios aos seus compradores e, também, cuide da sua rentabilidade de maneira contínua ao longo do tempo.

Estratégia omnicanal: Mercado Livre e Mercado Shops

O Mercado Shops e o Mercado Livre são canais complementares: à medida que sua presença no Mercado Shops se consolida, sua reputação e visibilidade como vendedor no Mercado Livre também cresce, por isso, é importante que leve ambos em consideração ao definir sua proposta de valor. 

Contar com uma estratégia integral ajudará você a construir uma experiência de marca completa, a fortalecer a sua presença digital e a atingir novos segmentos de compradores. 

Resumindo

  • Estabeleça uma proposta de valor que destaque a sua marca em relação à sua concorrência.
  • A proposta de valor é a resposta para a pergunta sobre como incentivar seus visitantes a comprarem.
  • Uma proposta de valor para sua loja virtual pode incluir: promoções e descontos, frete grátis, parcelamento, combos e um preço competitivo.
  • Sua proposta de valor deve ser parte de uma estratégia que se sustente ao longo do tempo, levando em consideração todos os seus canais de venda. 

 

Mais recursos: 

Proposta de valor: o que fazer para aumentar as vendas

5 conteúdos

No próximo artigo, veremos algumas dicas para você decidir quais produtos vender no seu Shop

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