Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Instruções para embalar cada tipo de produto

Saiba como embalar seus produtos para que cheguem impecáveis ao destino e agreguem valor ao seu negócio.

Para começar a preparar seus pacotes, separe todos os materiais necessários para proteger e embalar os produtos e tenha atenção redobrada ao manusear os itens frágeis, pontiagudos ou líquidos. 

Confira abaixo nossas recomendações de acordo com o tipo de produto:  

Frágeis 

É importante envolver vidros, cerâmicas, eletrônicos e outros produtos mais delicados com plástico-bolha, colocá-los em caixas e preencher os espaços vazios com bolinhas de papel, sacos de ar ou isopor. Assim, você pode minimizar ao máximo o impacto do transporte e preservar as peças.
No final, cole sempre uma etiqueta sinalizando que o conteúdo é frágil na parte de fora da caixa.


Pontiagudos ou cortantes 

Para embalar objetos que têm pontas finas ou fio de corte com segurança, é preciso protegê-los primeiramente com plástico-bolha e papéis reforçando as regiões mais pontiagudas para evitar que danifiquem a embalagem de dentro para fora. Depois, é necessário colocar uma segunda embalagem, como uma caixa de material resistente.


Redondos ou cilíndricos 

Para objetos com formato arredondado, use sempre embalagens retangulares ou quadradas e preencha os espaços vazios com papel ou espuma de poliestireno.
Fuja da tentação de colocá-los em caixas redondas, sacos de plástico ou tubos, pois a maioria das transportadoras não envia produtos nestas embalagens e outras cobram uma taxa extra para esse tipo de entrega. 


Líquidos e grãos 

Para evitar vazamentos, aposte em embalagens duplas e proteção reforçada. O recipiente deve ser completamente fechado, de preferência lacrado, envolvido com algumas camadas de filme plástico e fita adesiva para selar a tampa.
No caso de líquidos, além de proteger o envase com filme plástico, devem ser colocados em caixas.


Peças para automóveis

As autopeças devem ser embaladas com papelão e filme plástico e individualmente, de forma que as pontas fiquem bem protegidas. Não devem ser colocadas em caixas, pois é provável que as peças se soltem ou seja difícil de manuseá-las, a menos que sejam reforçadas com várias camadas de filme plástico.


Móveis e metais

Proteja as pontas deste tipo de objetos e use embalagem bem reforçada, para que não sofram avarias no transporte. Também use embalagens que cubram o produto inteiro, já que não aceitamos itens com partes expostas em nossos centros de distribuição.


Alimentos para animais de estimação

O produto inteiro deve ser coberto com filme plástico (transparente ou preto) ou um saco uniforme corretamente adaptado ao item.


Baldes de pintura

O balde deve ser totalmente reforçado com filme plástico (transparente ou preto), preferencialmente com a alça livre para manuseio. Você pode enviar um conjunto de baldes empilhados verticalmente desde que pertençam ao mesmo envio e não excedam os limites de peso e dimensões.


Embalagens híbridas

As embalagens com mais de um material (por exemplo, papelão e papel-cartão) devem ter sempre uma embalagem final, com filme plástico (3 a 4 voltas). Embalagens com papelão ou papel-cartão podem ser aceitas se houver uma caixa embaixo.

Vários produtos em um mesmo pedido

Se você fez uma venda com produtos diferentes, tente colocar divisões dentro da caixa ou embrulhar cada um corretamente para que não batam um no outro. Verifique as medidas permitidas por cada empresa de transporte para saber qual é o tamanho máximo permitido. Ver medidas


Para finalizar seu pacote com qualquer tipo de produto dentro, sempre feche bem a embalagem e identifique seu envio, seguindo as instruções para colar a etiqueta corretamente.

Lembre-se de que embalar o produto corretamente faz com que ele seja aceito no seu local de envio e nos centros de distribuição do Mercado Livre. Caso ele seja recusado, será devolvido a você ou descartado, te fazendo perder a venda e afetando sua reputação.

Boas vendas!

Como preparar suas vendas para enviá-las

4 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?