Ir para a guia

Menos de 2 minutos

Instruções para embalar cada tipo de produto

Saiba como embalar seus produtos para que cheguem impecáveis ao destino e agreguem valor ao seu negócio.

Para começar a preparar seus pacotes, separe todos os materiais necessários para proteger e embalar os produtos e tenha atenção redobrada ao manusear os itens frágeis, pontiagudos ou líquidos.

Siga as instruções de embalagem conforme o tipo de produto:

 

Frágeis 

Embale vidros, cerâmicas e outros produtos mais delicados com plástico-bolha. Para produtos eletrônicos, as embalagens devem ser à prova d'água.
Depois de embalados, coloque-os em caixas, adicione uma separação de papelão entre os produtos para evitar danos e preencha os espaços vazios com plástico-bolha, sacolas de ar ou isopor. Assim, você pode minimizar ao máximo o impacto durante o transporte e preservar as peças.
Ao terminar, cole uma etiqueta na caixa que indique que o conteúdo é frágil.


Pontiagudos ou cortantes 

Para embalar objetos que têm pontas finas ou fio de corte com segurança, é preciso protegê-los primeiramente com plástico-bolha e papéis reforçando as regiões mais pontiagudas para evitar que danifiquem a embalagem de dentro para fora. Depois, é necessário colocar uma segunda embalagem, como uma caixa de material resistente.


Redondos ou cilíndricos 

Para objetos com formato arredondado, use sempre embalagens retangulares ou quadradas e preencha os espaços vazios com papel ou espuma de poliestireno.
Fuja da tentação de colocá-los em caixas redondas, sacos de plástico ou tubos, pois a maioria das transportadoras não envia produtos nestas embalagens e outras cobram uma taxa extra para esse tipo de entrega. 


Líquidos e grãos 

Para evitar vazamentos, aposte em embalagens duplas e proteção reforçada. O recipiente deve ser completamente fechado, de preferência lacrado, envolvido com algumas camadas de filme plástico e fita adesiva para selar a tampa.
No caso de líquidos, além de proteger o envase com filme plástico, devem ser colocados em caixas.


Peças para automóveis

As peças para automóveis devem ser embaladas individualmente com papelão e plástico-filme para que as extremidades fiquem protegidas. Não coloque-as em caixas, já que as peças podem se soltar ou serem difíceis de manipular, a menos que elas estejam reforçadas com várias camadas de plástico-filme.
Se você enviar para-brisas, deve embalar em caixas de madeira protegendo totalmente as peças.


Móveis e metais

Para produtos de decoração e espelhos, proteja as extremidades e cubra todo o produto usando uma embalagem bem reforçada para que ele não seja danificado durante o transporte. Observe que não aceitamos produtos com partes expostas.


Alimentos para animais de estimação

O produto inteiro deve ser coberto com filme plástico (transparente ou preto) ou um saco uniforme corretamente adaptado ao item.


Baldes de pintura

O balde deve ser totalmente reforçado com filme plástico (transparente ou preto), preferencialmente com a alça livre para manuseio. Você pode enviar um conjunto de baldes empilhados verticalmente desde que pertençam ao mesmo envio e não excedam os limites de peso e dimensões.


Embalagens híbridas

As embalagens com mais de um material (por exemplo, papelão e papel-cartão) devem ter sempre uma embalagem final, com filme plástico (3 a 4 voltas). Embalagens com papelão ou papel-cartão podem ser aceitas se houver uma caixa embaixo.

Vários produtos em um mesmo pedido

Se você fez uma venda que tem produtos diferentes, tente colocar divisões na caixa ou embalar cada um deles de forma correta para não baterem uns nos outros. Consulte as medidas permitidas por cada empresa de transporte para saber qual é o tamanho máximo aceito. Ver medidas
Observe que, de acordo com as leis de vigilância sanitária, é proibido enviar produtos de limpeza junto com produtos de supermercado.

Para finalizar seu pacote com qualquer tipo de produto dentro, sempre feche bem a embalagem e identifique seu envio, seguindo as instruções para colar a etiqueta corretamente.

Lembre-se de que embalar o produto corretamente faz com que ele seja aceito no seu local de envio e nos centros de distribuição do Mercado Livre. Caso ele seja recusado, será devolvido a você ou descartado, te fazendo perder a venda e afetando sua reputação.

Boas vendas!

Como preparar suas vendas para enviá-las

4 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?