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Os 7 erros mais comuns de um empreendedor e como evitá-los

Empreender e começar seu próprio negócio não é uma decisão simples, e no caminho, você pode cometer alguns erros. Te ajudamos a reconhecê-los e entender como evitá-los.

O sucesso das empresas está embasado em considerar questões básicas, que muitas vezes podem passar despercebidas justamente por serem tão essenciais. É por isso que vamos fazer uma revisão de algumas situações bastante comuns que podem prejudicar o desenvolvimento do seu negócio e observar como você pode evitá-las. Que comece a revisão!

 

Tomar uma decisão apressada

Tenha em conta as consequências de tomar decisões em relação às responsabilidades, e saiba com quais apoios você pode contar. É importante que você seja sincero consigo mesmo e reconheça quais são as suas limitações de tempo e dinheiro neste momento. Se você tem um trabalho estável, uma boa ideia é começar o seu negócio devagar, e uma vez que esteja mais sólido, você poderá se dedicar a trabalhar integralmente a ele.

Não ter um plano

Um dos erros mais comuns ao começar seu negócio é não planejá-lo adequadamente considerando todos os aspectos e recursos (tempo, dinheiro, créditos, pessoal etc) que você precisará envolver em seu processo. É importante pensar em uma estratégia de negócios adequada e planejar o desenvolvimento financeiro da seu Mercado Shop, para que você tenha um crescimento sustentável no decorrer do tempo.

Ao colocá-lo em prática, você poderá avaliar para quais tipos de melhoria será melhor canalizar parte dos seus rendimentos anuais, além de reconhecer – e reduzir, claro – gastos desnecessários ou custos exagerados, que também aumentarão sua margem de lucro.

Desconhecer o mercado

É essencial investigar bem onde estará seu produto. Sem um conhecimento adequado da concorrência, seu negócio terá dificuldades para se destacar no mercado. Poder reconhecer as suas forças e fraquezas (e as de quem desempenha papel no mesmo cenário que você) te permitirá entender melhor como você vai definir seu negócio.

Além disso, é importante selecionar um produto não só porque você gosta ou porque resolve algum dos seus problemas. Você deve investigar o mercado para saber se realmente vai resolver as necessidades dos seus potenciais clientes, e assim reconhecer se existe uma oportunidade de negócios e oferecer um produto que agregue valor e te permita ganhar dinheiro.

Dar pouca importância ao marketing

Uma armadilha na qual os empreendedores caem e não prestam muita atenção é negligenciar o marketing do seu negócio. Muitas vezes, isso ocorre porque existe a ideia equivocada de que você precisa de muitos colaboradores ou um investimento que não está disponível. Porém, os especialistas sempre sugerem investir em práticas de marketing

Um plano de marketing digital te permitirá definir os objetivos e ações a implementar para alcançá-los. Tendo claras as suas metas, você poderá desenhar melhor o caminho e otimizar ao máximo o seu investimento. Não é difícil, e você provará rapidamente os benefícios de se organizar e destinar parte dos seus recursos a essa área que vai te ajudar a se destacar.

Não ter um site ou Mercado Shop

Atualmente, contar com a presença digital é uma necessidade. Há muitos espaços onde você poderá promover e vender seus produtos, mas o ideal é ter a sua próprio Mercado Shop, já que esse é o espaço indicado para usar todas as ferramentas de marketing e potencializar suas vendas.

O Mercado Shops, começar a vender na internet é muito mais fácil e você terá um canal com uma identidade única. E contar com seu Shop sempre te permitirá chegar a uma enorme quantidade de clientes.

Fechar-se nas próprias ideias

Algo muito frequente que pode acontecer é você se fechar nas próprias ideias e não escutar o conselho de outras pessoas. Às vezes, pode fazer bem ignorar certos comentários de algumas pessoas. Mas, muitas vezes, você pode deixar passar críticas construtivas às quais seria bem importante prestar atenção, para se antecipar aos problemas.

Com o tempo, você aprenderá e se dará conta de quais comentários são apenas negativos e quais são aqueles que te levam a crescer. Há muitas fontes imparciais como clientes potenciais ou investidores, que provavelmente vão ser muito honestos com você.

Pensar mais nos investidores do que nos clientes

Outro erro muito comum é que você dedique mais tempo em vender o projeto aos investidores que confiaram em você ao invés de criar melhores condições e melhor atendimento para as demandas dos clientes.

Por isso, sempre aconselhamos que você entenda a necessidade de seus clientes e satisfaça suas expectativas. Se você quer que seu negócio tenha sucesso, é preciso se concentrar em chegar às pessoas adequadas – e para isso, é bem importante entender a sua audiência. Assim, você não perderá tempo nem outros recursos tentando se aproximar de consumidores que não estejam buscando seus produtos.

Conhecer os erros mais comuns dos empreendedores vai te permitir conduzir seu negócio de uma melhor maneira, para que você tenha menos dificuldades e, por sua vez, possa aproveitar plenamente o processo de desenvolvimento de um negócio. Prepare-se e esteja pronto para aproveitar as oportunidades que se apresentam durante todo o ano.

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