Menos de 2 minutos

O que é estoque de segurança e para que serve

O estoque de reserva é um recurso que pode te ajudar a melhorar como vendedor. Confira o que deve saber e considerar sobre essa questão.

Um dos pontos importantes do seu negócio é o estoque. Ter disponibilidade em todos os produtos anunciados é indispensável, pois se você promete um produto que na verdade não está disponível, não conseguirá entregá-lo no prazo estimado para o comprador. Assim, estará proporcionando uma experiência ruim como vendedor, o que afetará negativamente sua reputação.

O que é o estoque de segurança

O estoque de segurança funciona como uma margem para os erros e planejamento, evitando que você fique sem produtos disponíveis. Graças a este recurso, você pode reduzir o risco de indisponibilidade, principalmente nos dias de muitas vendas, como as datas especiais ou épocas específicas do ano.

Estas datas são sua grande oportunidade de se destacar diante da concorrência. Elas são fundamentais em algumas épocas do ano:

  • As datas especiais, como Black Friday, Cyber Monday, Natal e Dia das Crianças são períodos em que as vendas costumam disparar. Ter estoque suficiente nessas datas fará toda a diferença.
  • Datas que não são especiais mas que têm um aumento pontual de vendas de determinados produtos e épocas específicas do ano. Um exemplo é a venda de protetor solar durante os meses de verão.

O estoque de segurança é um recurso importante, pois podem acontecer imprevistos com algum fornecedor, atraso nas entregas, atraso na produção do produto, falta de matéria prima etc. Por isso, mantendo uma reserva adequada, você garante que não vai faltar estoque diante de situações que não pode controlar.

 

Cómo calcular o estoque de segurança

É fundamental aprender a calcular seu estoque de segurança: você não pode exceder a quantidade de produtos em reserva, pois isso pode gerar um investimento elevado, o que pode ser difícil de contornar. Além disso, não esqueça que esta é uma reserva que fica parada para quando o estoque “oficial” esgotar, por isso não é aconselhável comprar muito e manter um grande volume de produtos inativo por muito tempo.

Para poder calcular corretamente um estoque de segurança, é preciso considerar alguns pontos:

  • Identificar os produtos com mais demanda.
  • Analisar as datas nas quais seus produtos são mais procurados (datas especiais ou períodos do ano quando as vendas disparam).
  • Considerar o tempo entre a compra do cliente até o envio do produto. É importante considerar o prazo de produção do produto e o tempo que seu fornecedor leva para entregar.
  • Considerar o espaço disponível. Ter estoque de reserva é sempre bom, mas é preciso ter um espaço físico para guardá-lo. É importante lembrar que o objetivo é reduzir os custos e aumentar a efetividade da operação: certifique-se de que um aumento excessivo no seu estoque não implique em reduzir alguma destas variáveis.

 

Fórmula do estoque de segurança

Para que você identifique a quantidade de estoque de segurança ideal, criamos uma fórmula com as seguintes variáveis:

 

  • Prazo máximo de entrega (PME)

É o tempo que seu fornecedor levará para te entregar o produto caso ocorra um atraso.

 

  • Prazo de entrega normal (PE)

É o tempo que seu fornecedor leva para te entregar o produto em circunstâncias normais.

 

  • Demanda média (DM)

É a demanda de um determinado produto em circunstâncias normais.

 

A fórmula para calcular o estoque de segurança é:

Lembre-se de que há determinados produtos aos quais você pode adicionar a Disponibilidade de estoque. Este recurso é pensado para os produtos sob encomenda, por serem artesanais ou porque você precisa fazer o pedido ao fornecedor ou atacadista. Esta opção ajuda a informar corretamente seus compradores quando exatamente o produto chegará.

Ter um bom controle do seu estoque é fundamental para ganhar posições como vendedor

O que você achou desse conteúdo?