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O que é SEO e como usá-lo em seu Shop para vender mais

Para que mais pessoas vejam seus produtos e as vendas de sua loja online aumentem, é fundamental otimizar suas publicações com essa estratégia de marketing.

Se você quer desenvolver o seu negócio e aprender mais sobre o que é SEO e como pode usá-lo em seu Mercado Shop, compartilhamos a seguir uma explicação clara. Para que saiba do que se trata esse tópico fundamental do marketing digital, e disponha de uma série de dicas para colocá-lo em prática!

O que é SEO e como você pode usá-lo em seu Mercado Shop

Quando falamos de SEO, nos referimos a uma série de técnicas e estratégias que são realizadas para otimizar suas publicações com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico nos buscadores e atrair mais tráfego orgânico para o seu Mercado Shop.

Ou seja, estamos falando de potenciais clientes que chegam à sua loja online sem terem clicado em nenhum anúncio ou publicidade, mas porque viram a sua loja gratuitamente nos sites de busca.

Trabalhar no posicionamento SEO do seu e-commerce é uma das tarefas mais importantes do marketing digital, especialmente se você deseja que mais clientes venham até sua loja e conheçam sua marca e seus produtos. 

SEO é uma sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization”, algo que podemos traduzir como “Otimização para mecanismos de busca”. Basicamente, é o conjunto de estratégias e técnicas de otimização realizadas em um site para que ele apareça nos primeiros lugares quando uma pessoa procura um determinado produto ou serviço nos mecanismos de busca da Internet, como Google, Yahoo ou YouTube.

O objetivo do SEO é preparar seu site para que os buscadores, como Google ou Yahoo, mostrem seu link entre os primeiros anúncios orgânicos, ou seja, não pagos. É preciso levar em consideração que o resultado do posicionamento é dado a longo prazo, já que é orgânico e não pago. Depende dos buscadores e do seu trabalho em técnicas de SEO que sua loja fique melhor posicionada ao longo do tempo.

 

Técnicas de SEO para melhorar o posicionamento orgânico do seu Mercado Shop

Ter uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) pode ajudar sua loja a aparecer bem posicionada em diferentes buscadores. Vamos ver quais são os pontos em que você deve trabalhar.

1. Pesquisa de palavras-chave ou Keywords Focus

O primeiro passo para aplicar essa técnica é realizar uma pesquisa sobre as palavras-chave (ou keywords, em inglês) adequadas para o seu Mercado Shop. Uma boa ideia nesse momento é fazer uma lista daquelas que estão relacionadas ao que você vende, incluindo sinônimos e variações das que mais lhe interessam.

Para isso, você pode usar as ferramentas gratuitas que o próprio Google oferece. O Google Keyword Planner será um grande aliado nessa tarefa. Embora essa última ferramenta seja utilizada para criar campanhas, com a sua ajuda você poderá decidir que termos deve utilizar para posicionar a sua loja no topo do mecanismo de busca.

Leve em consideração que existem palavras-chave com mais concorrência do que outras e será sempre melhor apostar naquelas que efetivamente vão lhe proporcionar um bom posicionamento no mecanismo de busca.

Uma recomendação que pode te ajudar muito é usar palavras-chave "longtail". Tratam-se de palavras-chave compostas por uma combinação de várias palavras (4 ou mais), que costumam ser muito mais específicas do que palavras-chave gerais ou secundárias e que, justamente por isso, tendem a ter menos concorrência.

2. Título e Descrição de suas publicações

Tanto na hora de definir as categorias da sua loja virtual quanto na de escrever os títulos e descrições de produtos, é importante que você utilize as palavras-chave associadas ao seu negócio.

A descrição em suas publicações pode te ajudar muito a posicionar sua loja nos primeiros lugares dos buscadores. Crie textos que contemplem o SEO, usando as palavras-chave, mas sem abusar delas. Também é importante que o conteúdo das informações que coloca seja consistente e útil para seus compradores.

3. Evite copiar a descrição do fabricante/fornecedor:

Se os produtos que você vende são comprados anteriormente do fabricante original, é importante não "copiar/colar". Diante da urgência ou necessidade de resolver rapidamente o ônus da descrição de um produto, muitos ficam tentados a copiar a descrição feita pelo fabricante.

Mas dessa forma você está gerando conteúdo duplicado e isso é algo pelo qual o Google pode penalizar sua loja, fazendo com que ela perca posicionamento.

4. Otimização das imagens

Em matéria de e-commerce, sabemos que as fotografias são fundamentais para que o usuário conheça os produtos que vendemos. Mas elas também ajudam a sua loja online a ficar melhor posicionada nos mecanismos de busca.

Para isso, é necessário que tenham um tamanho adequado (você pode usar diferentes ferramentas para comprimi-las sem perder a qualidade). Assim, as imagens também são encontradas por robôs de busca.

5. O domínio do seu Mercado Shop

A URL da sua loja online também pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Certifique-se de que seja curta e que contenha o nome da sua marca, para que os usuários a encontrem facilmente na web. No Mercado Shops, você pode ter a sua própria loja online com o domínio que escolher.

6. Preencha os dados do seu negócio

Um dos aspectos mais relevantes a se considerar na hora de vender online é a confiança. Por isso, é fundamental dar ao cliente a segurança necessária para que ele se sinta estimulado a realizar uma compra em seu Mercado Shop. Além disso, isso ajudará no seu posicionamento de SEO.

No Mercado Shop é realmente muito fácil de se realizar essa etapa. Aprenda a configurar os dados do seu Mercado Shop.

SEO Off Page para que seu Mercado Shop continue crescendo

Além de todas as coisas que você pode (e deve) fazer no seu negócio online, existem outras que pode colocar em prática para que seu posicionamento melhore ainda mais. Vejamos quais são:

1. Linkbuilding

Essa atividade pertence ao domínio do SEO Off Page (aquelas ações que são realizadas fora do seu site ou loja) e consiste em conseguir que outras páginas da web criem links para o seu site. Isso se alcança, principalmente, tecendo uma rede de contatos e gerando conteúdos interessantes.

Nesse sentido, uma excelente alternativa é ter um blog para publicar assuntos relacionados aos produtos que você vende. Esse canal pode atrair novos clientes para o seu site.

2. Potencialize seu "SEO local" se também tiver uma loja física

Pode ser que além de seu próprio Mercado Shop, você tenha um local físico onde oferece seus produtos.

Nesse caso, o ideal é criar um cadastro no Google Meu Negócio.

Conheça as métricas do seu negócio

Para otimizar a sua loja, é muito importante saber quantas pessoas entram no seu Mercado Shop, como se comportam e como encontram o seu site. Duas ações são fundamentais nesse sentido.

1. Integrar Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e muito completa que ajuda a visualizar e entender tudo o que acontece no seu site em tempo real e/ou no período de tempo definido. Você poderá saber o número de visitantes que entram e quantas vezes o fazem, a duração média da visita, de onde vêm, o percurso que fazem e quando e para onde vão, entre outras coisas.

Saber como, quando e onde chegam os seus potenciais clientes é a melhor forma de gerenciar o seu negócio de forma eficiente, poupando esforços e otimizando o seu investimento. Se clicar neste link poderá aprender a integrá-lo ao seu Mercado Shop.

 

2. Vincular Search Console ao seu Mercado Shop

Graças às funcionalidades e relatórios do Search Console, você poderá saber a posição em que sua loja aparece nos resultados de busca do Google, com quais termos e palavras os usuários que navegam a encontram e com que frequência clicam nessas pesquisas.


Aqui te contamos como vincular o Search Console ao seu Mercado Shop.

O posicionamento do seu Mercado Shop nos mecanismos de busca (como o Google) não é imediato, mas é muito eficaz. Por isso, requer que você coloque as mãos à obra agora mesmo.

Trabalhe o conteúdo da sua loja definindo bons títulos e descrições dos seus produtos e adicionando todas as informações necessárias do seu negócio.

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