Por que a reputacão do vendedor é importante?

A reputação é uma ótima ferramenta para atrair clientes e favorece as vendas. Como fazer para alcançar e manter um nível ideal (verde). Pontos fundamentais e dicas.

Por que a reputacão do vendedor é importante?

A reputação é essencial porque fala da sua qualidade como vendedor e é um fato que gera confiança no comprador. Representamos isso através das cores, em uma faixa que vai do vermelho (que seria a pior classificação) ao verde, que leva ao pódio.

Para que suas vendas aumentem e seus negócios cresçam, é essencial construir e manter uma boa reputação. É o seu melhor cartão de visita, pois garante aos potenciais compradores que outros usuários tiveram uma boa experiência de compra com você.

Como uma boa reputação é construída? Existem vários fatores que influenciam na formação dessa escala de cores, com base estritamente no seu comportamento como vendedor.

Como calculamos sua reputação

Calculamos sua reputação com base nas variáveis de reclamações, tempo de envio do produto e cancelamentos. Levamos em conta suas vendas nos últimos 60 días, mais os dias do mês em curso. Se você teve menos de 60 vendas, analisamos seu histórico de vendas dos últimos 365 dias.

Para começarmos a calcular sua reputação, você deve exceder 10 vendas.

O que eu preciso saber sobre essas variáveis?

RECLAMAÇÕES

As reclamações não devem exceder 3% do seu total de vendas.

Muitas das reclamações abertas ocorrem pela falta de informações. Portanto, recomendamos que:

» Informe as características do seu produto corretamente, preenchendo a ficha técnica e informe o estoque disponível.

» Sempre responda às perguntas com informações relevantes para seu potencial comprador e tente tirar suas dúvidas e converter essa pergunta em uma venda.

» Use o Sistema de mensagens para atender seu comprador após a venda, caso necessário.

TEMPO DE ENVIO

Se você usa o Mercado Envios, comparamos o tempo de entrega do produto aos Correios/transportadora com o tempo dos demais vendedores de cada categoria.

Se você o enviar dentro de 24 horas úteis, isso nunca afetará sua reputação! Por exemplo: um pedido que chega para você às 14:00 horas de quinta-feira precisa ser postado, no máximo, às 14:00 horas de sexta-feira. Para as vendas realizadas no fim de semana e feriados, é preciso postar no próximo dia útil.

Fique atento ao horário de atendimento das agências e poste o quanto antes para garantir uma melhor experiência.

Você não deve exceder 15% das suas entregas com atraso.

Ao usar o Mercado Envios, você tem uma ampla cobertura para que, se algo der errado ao longo do caminho, possamos proteger você e seu comprador.

VENDAS CANCELADAS

Para calcular essa variável, vamos contabilizar todas as vendas que você cancelar e que não receberam uma reclamação.

Para que sua reputação não seja afetada e a mantenha verde, tente não cancelar mais de 3% do total das vendas.

Observe que, se você cancelar mais de 3,5% das suas vendas, poderemos suspender sua conta temporariamente. Fique atento, também, a outros fatores que podem prejudicar a sua reputação:

» Identificar se existem itens com volume concentrado de cancelamento e entender é muito importante;

» Caso o motivo do cancelamento forem os altos índices de incompatibilidade, vale a pena entrar em contato com o cliente para confirmar o modelo antes de enviar;

» Se a venda cancelada for por falta de estoque: atualize imediatamente com o número real;

» Mas se o problema está no modelo do produto que não atende o que está informado, melhore as suas descrições.

Se uma venda tiver uma reclamação e um cancelamento subsequente pelo comprador, ela afetará sua reputação apenas como uma reclamação. Se uma venda foi cancelada diretamente pelo comprador, sua reputação não será afetada também.

Exceções na hora de calcular sua reputação

No Mercado Livre, levamos em consideração algumas exceções ao calcular sua reputação, porque sabemos que existem situações que exigem tratamento diferenciado:

» Reclamações: não levaremos em consideração as reclamações iniciadas quando o comprador se arrepende da compra ou quando quer trocar a roupa, bolsa ou calçado por outro tamanho ou modelo. Sabemos que esses produtos são mais específicos e pode acontecer que eles não sirvam conforme o esperado. Não se preocupe!

» Tempo de entrega de produtos: para calcular essa variável, não levaremos em consideração as vendas que você faz nas categorias de arte e artesanato, nem as vendas de alianças e kits de brinquedos personalizados. No entanto, você deve indicar a disponibilidade de estoque para evitar a perda de posição nos resultados de busca e para que seus clientes saibam quando receberão o produto.

» Cancelamentos: não contamos as vendas que foram canceladas porque o comprador se arrependeu.

 

No caso de venda de veículos

As reservas também constroem sua reputação: a partir da quinta entrega realizada com sucesso, você começa a ter uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, sua reputação não será afetada. Se você cancelar, sua reputação poderá ser afetada negativamente.

Se você oferece serviços

Cada contratação bem-sucedida contribuirá para sua reputação. Por outro lado, se você cancelar a contratação de um serviço, isso poderá afetar sua reputação negativamente.

Para manter e melhorar sua reputação, o mais importante é oferecer uma boa experiência de compra e bom atendimento aos seus compradores antes, durante e após a venda. Ter uma boa reputação significa ter um maior fluxo de vendas, e um maior fluxo de vendas significa crescimento sustentado nos seus negócios.

 

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