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Transmita a identidade da sua marca na sua loja virtual

Saiba quais elementos do seu Shop podem ser personalizados para transmitir a identidade de sua marca.

Já aconteceu alguma vez com você de ver um produto que gostou muito enquanto caminhava pela rua, mas não teve tempo de parar para comprá-lo?

Nesse caso, é provável que você tenha anotado o telefone e procurado o nome da loja para ver suas redes sociais ou comprar através da sua loja virtual.

Agora, imagine que ao entrar na loja virtual tudo seja diferente do que você viu na loja física ou nas redes sociais. Por exemplo: cores vivas e vibrantes, em vez dos tons pastéis dos quais você se lembra. Também não encontra o logo da loja como o que você viu na rua. Até os textos das promoções parecem diferentes. 

É provável que você começasse a se perguntar se está no lugar certo e, até mesmo, abandonasse a loja sentindo um pouco de desconfiança. Isso acontece porque esse e-commerce não está cuidando da sua identidade de marca.

 

A identidade de marca da sua loja virtual

A identidade de marca é um conjunto de atributos visuais que ajudam as pessoas a reconhecerem uma marca entre um mar de concorrentes

Os elementos escolhidos por uma marca, como o logo, as fontes e as cores, costumam ser sempre os mesmos, independentemente dos canais através dos quais se vende seus produtos, seja uma publicidade na televisão, um folheto impresso ou, ainda, um letreiro ou um banner principal.

💡 Se você já tem uma loja física ou redes sociais, é importante que a imagem que transmita no seu e-commerce seja coerente em todos os seus canais de venda. Isso permitirá que a experiência dos seus clientes seja familiar e facilmente reconhecível.

Vamos ver como você pode personalizar sua loja virtual para que transmita uma identidade única.

📌 Inclua seu logo 

O logo da sua marca permite que aqueles que já a conhecem saibam imediatamente no que consiste sua marca. Ao vê-lo, não apenas esperarão encontrar os produtos que você vende, como também ter uma experiência de compra parecida à que já tiveram em outro momento: qualidade, boa atenção, promoções atraentes etc.

Ter um logo permitirá que você mostre profissionalismo e crie confiança em seus compradores. Se você ainda não tem, recomendamos criar um que seja representativo da identidade que você queira comunicar, com formas simples e que contenha as cores da sua marca. 

📌 Adicione um “favicon” para os navegadores

O favicon é o pequeno ícone que aparece na aba do navegador. Isso ajuda a reforçar a presença da sua marca quando as pessoas visitam alguma página da sua loja virtual.

O favicon é um pequeno ícone que personaliza o acesso à sua loja nos navegadores.

📌 Escolha as cores adequadas

As cores da sua marca devem ser as mesmas em todos os seus canais de venda. Isso ajudará a consolidar sua identidade visual. 

Se você não tiver definido as cores da sua marca, ao escolhê-las, evite as mais chamativas. Por exemplo, as cores muito estridentes podem prejudicar a experiência de navegação no celular. Se você não souber qual combinação de cores usar, pode escolher uma única cor e incluir uma ou duas variações do tom.

 Neste layout, predominam variações do rosa. Isso ajuda a dar a ideia de uma experiência de compra unificada, sem ser monótona.

💡 Há combinações de cores que não são aptas para pessoas com daltonismo. Você pode comprovar se suas cores são acessíveis para pessoas com dificuldades de visão em páginas como a Adobe color.

📌 Combine fontes harmônicas

Assim como as cores, as fontes que você usa nos textos do seu e-commerce(em títulos, introdução, descrições, banners e outros) devem ser as mesmas em todos os seus outros canais de venda. Por isso, é importante escolher fontes fáceis de ler e com aparência profissional

A seguir, deixamos algumas dicas para que você possa escolhê-las: 

  • As fontes devem refletir a personalidade da sua marca, do nicho, e o que você quiser comunicar
  • Use tipografias diferentes para os títulos e para o corpo do texto. Isso fará com que a informação mais importante se destaque e que a página fique mais dinâmica.
  • Para o corpo do texto, escolha tipografias “sans serif”, como a “DM Sans” ou a “Monserrat”. São fontes sem serifas ou terminações pontiagudas. Isso facilitará a leitura e dará à sua loja um aspecto mais moderno. 

💡 As fontes disponíveis nos layouts do Mercado Shops se adaptam a qualquer dispositivo.

Para artigos de luxo, você pode combinar uma fonte com “serifa” que transmita elegância com outra “sans serif” ressaltando a informação principal sem dificultar a leitura. Imagem do modelo “Conquista”, do Mercado Shops.

Próximos passos: personalize suas cores e fontes

No Mercado Shops, há opções de layouts gratuitos, cada um com uma “personalidade” diferente.  Escolha o que mais se aproxime à identidade da sua marca e personalize-o com suas cores, fontes e imagens.

Resumindo

  • Mantenha sua identidade de marca coerente e reconhecível em todos os seus canais de venda, é importante para gerar confiança e reconhecimento entre seus clientes reais e potenciais;

  • Coloque seu logo no menu de navegação; 

  • Use um favicon para reforçar sua marca no navegador; 

  • Use as cores da sua marca em suas redes, loja física e loja virtual;

  • Confira se as suas cores são facilmente legíveis para qualquer pessoa;

  • Selecione fontes fáceis de ler.

Mais recursos: 

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No próximo artigo, veremos como remodelar uma loja virtual

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