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Ajude seus compradores a encontrarem os seus produtos

No conteúdo anterior, vimos quais elementos você deve incluir na página de início da sua loja virtual. Chegou o momento de pensar como mostrar seus produtos.

Organize as informações da sua loja virtual

A primeira coisa que você deve definir é como organizar sua loja para que as pessoas saibam onde encontrar os produtos que estão procurando ou convidá-las a conhecer mais opções.

📌 Categorias

Como configuração padrão, sua loja virtual incluirá as categorias do marketplace do Mercado Livre nas quais seus produtos estão publicados. No entanto, com o Editor de Design, você pode modificar o nome das categorias para que seja mais fácil para os seus compradores encontrarem o que procuram. 

💡 Ninguém conhece os seus clientes como você. Pense em como eles pedem ou procuram seus produtos e organize suas categorias para melhorar a navegação da sua página.

📌 Grupos de produtos

Essa opção permite agrupar os produtos como você quiser, sem importar se pertencem a categorias diferentes dentro do Mercado Livre. 

Por exemplo, se sua loja vende tênis esportivos, é provável que seus clientes queiram filtrar os produtos por marca e não apenas por modelo. 

Da mesma forma, se você vende artigos eletrônicos em categorias gerais como “computadores”, “smartphones” ou “tablets” talvez não sejam muito úteis para quem procura algo mais específico como “notebooks”, “Macs” ou “PC gamers”.

Duas maneiras de organizar as categorias de uma loja de artigos eletrônicos.

Os grupos de produtos permitem que você agrupe produtos por promoções, por tipo de envio, se são “novidades” ou se atendem algum outro critério que seus visitantes possam considerar relevante.  

Algumas ideias para agrupar produtos, em função de:

  • Marcas populares;
  • Uso do produto (por exemplo, “produtos de cozinha”, “móveis para home office”);
  • Temporada (por exemplo, “Volta às aulas”, “Férias”, “Natal”);
  • Características dos seus compradores (“Natural e vegano”, “Pet lovers”).

Agrupar produtos também permite: 

  • Adicionar uma seção de produtos com promoção no menu de navegação;
  • Criar uma galeria de produtos específica para esse contexto;
  • Gerar um carrossel de produtos com frete grátis.

💡 Você pode adicionar um novo grupo de produtos no Editor de Design/Grupo de produtos.

Diferentes formas de exibir seus produtos

O Editor de Design permite que você escolha diferentes formas de exibir seus produtos. Vamos ver algumas delas:

📌 Carrosséis e galerias 

No Mercado Shops, você pode mostrar tanto os produtos quanto as categorias às quais eles pertencem, usando dois tipos de componentes: o carrossel e a galeria.

O carrossel permite mostrar diferentes grupos de produtos e categorias, que as pessoas podem percorrer clicando nas setas. Pode ser conveniente para facilitar a navegação pelas categorias da sua loja ou destacar uma maior variedade de produtos.

💡 As galerias mostram de forma rápida vários produtos organizados em categorias, ajudando assim as pessoas a compararem os produtos e decidirem qual é o mais adequado.

💡 Os carrosséis e as categorias são parte da sua proposta de valor. O que você vai destacar na sua loja?

Algumas ideias para criar carrosséis e galerias:

  • Inclua pelo menos dois carrosséis para dar dinamismo à página de início.
  • Adapte o conteúdo de acordo com datas especiais, temporadas ou lançamentos.

Escolha como organizar seus produtos em função da sua estratégia e aplique filtros para escolher quais você deseja mostrar.

Carrossel de categorias segundo diferentes critérios.

📌 Lista de conteúdo

As listas de conteúdo permitem adicionar informações, links ou novidades à página do seu e-commerce, além de serem uma outra boa forma de exibir os produtos que você deseja destacar. Você pode usar essas listas para destacar produtos específicos como novidades ou lançamentos.

Produtos em destaque com o componente lista de conteúdo.

📌 Banners secundários

Além do banner principal, no Mercado Shops, você tem a possibilidade de adicionar banners secundários menores, muito úteis para atrair a atenção dos seus visitantes. Você pode usá-los para:

  • Facilitar a navegação em categorias específicas muito procuradas por seus clientes.

  • Destacar uma página de conteúdo com informações relevantes, como opiniões de compradores, um blog ou tutoriais de compra. 

  • Anunciar um evento ou lançamento futuro. Você pode antecipar algum produto ou alguma campanha e colocar um botão “Saiba mais” para que tenham mais informações.

  • Direcionar as pessoas para grupos de produtos, como “Mais vendido” ou “Quem viu este produto também comprou”.

Resumindo

A estrutura da sua loja virtual facilita a navegação e reduz uma série de etapas necessárias para concluir uma compra, diminuindo seu índice de carrinhos abandonados. Crie um e-commerce intuitivo, que venda muito mais, com essas recomendações:

  • No momento de criar e dar um nome para os grupos de produtos, leve em consideração seu catálogo e como os produtos são procurados para facilitar a pesquisa no menu de navegação.

  • Considere quais produtos você quer destacar de acordo com a temporada e as datas especiais, e apresente-os de forma chamativa usando os banners.

  • Coloque os produtos com maior faturamento nos espaços com uma hierarquia superior na sua loja virtual, já que são o coração do seu negócio.

Agrupe os produtos de acordo com os critérios que você considerar (por marca, promoção, frete ou situação de uso) e crie galerias, carrosséis ou listas de conteúdo para destacá-los.

Crie sua loja virtual para aumentar suas vendas

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