Menos de 2 minutos

Beleza no Mercado Livre: oportunidades de venda para alavancar o seu negócio

Alta no mercado de beleza no Brasil destaca oportunidades da categoria no Mercado Livre

O segmento de beleza é um dos que mais crescem no Brasil, que é o quarto maior mercado do mundo segundo o Euromonitor International. São cosméticos para cabelo e pele, perfumes e produtos para higiene bucal que fazem parte deste setor em expansão.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a corrente de comércio do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atingiu US$ 130,6 milhões em março de 2022, o que equivale a um aumento de 3,3% na comparação com o mesmo período em 2021. E com as oportunidades de vendas online, a tendência é que esse mercado cresça cada vez mais.

 

Categoria de beleza dentro e fora do Mercado Livre

A categoria de beleza no Mercado Livre está entre as que mais crescem na plataforma e conta com mais de 9,1 milhões de visitantes por mês. Nos últimos 12 meses, 41% dos compradores repetiram a compra na categoria.

Na plataforma, crescem as buscas por itens sem a especificação de uma marca. Entre as buscas genéricas na categoria se destacam os termos: progressiva, kit de maquiagem, protetor solar, perfumes masculinos e perfumes femininos.

No mercado de beleza em geral, esses itens também são os mais procurados entre os consumidores. A pesquisa da ABIHPEC aponta que os principais itens que tiveram aumento de vendas em 2022 em relação às vendas de 2021 foram: higiene pessoal (3,5%), perfumaria (8,9%), cosméticos (3,6%) e maquiagem (18%).

Redes sociais

As redes sociais são fundamentais para quem vende online, isso porque funciona como uma vitrine da sua loja. Além de colocar os seus produtos em exposição, as redes sociais são espaços ideais para atrair novos clientes, já que contam com algoritmos que facilitam essa conexão entre vendedor e cliente, e também a busca pelo produto que o consumidor procura.

 

Fotos e vídeos do produto

Fato é que não basta apenas estar nas redes sociais, mas apostar e investir em estratégias de marketing para conquistar clientes. Ter boas fotos e vídeos do seu produto é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de venda, dado que as redes sociais são a vitrine do seu negócio, e o cliente será atraído pela forma como seu produto será apresentado.

Por isso, invista em imagens de boa qualidade, que mostram detalhes e o produto em ângulos diferentes, ou até em uso, se possível. Além disso, as fotos do seu anúncio no e-commerce do Mercado Livre também são importantes para melhorar o ranqueamento do seu produto e aumentar as vendas.

Para auxiliar os empreendedores na divulgação, o Mercado Livre e a Multiply desenvolveram uma ferramenta exclusiva, a Instanteaser, onde é possível criar vídeos personalizados do produto de forma gratuita, rápida e fácil.

 

Influenciadores e Tendências

Quando o assunto é mercado online de beleza, os influenciadores e as redes sociais são fortes aliados. Referências de tendências, os influenciadores têm grande participação na definição do que estará em alta no mercado. Ao investir em uma estratégia com influenciadores, o empreendedor consegue atingir e engajar uma quantidade muito maior de usuários. Como essas pessoas têm perfis com grande número de seguidores, a chance de viralização de produtos é praticamente multiplicada.

Presença nas redes sociais, parceria com influenciadores e acompanhamento das tendências, esta é a forma de desenvolver o negócio no segmento de beleza e cuidados pessoais. Nesse sentido, uma plataforma que merece atenção é o aplicativo de mídia Tik Tok.

Quando se fala em mercado de beleza, o Tik Tok tem influenciado as vendas tanto no ambiente online quanto no comércio local. Isso acontece porque influenciadores, e também outros usuários que caem nas graças da rede, recomendam ou utilizam produtos que despertam o desejo do público não só pelo item mas por fazer parte de um grupo que segue determinada tendência. Por isso, ficar atento às redes sociais traz mais oportunidades de venda para o seu negócio.

Não fique de fora, aproveite as vantagens que só o Mercado Livre oferece aos seus vendedores e aplique as dicas no seu negócio para aumentar suas vendas, desenvolver a sua loja e fazer o seu negócio crescer ainda mais.

Você está a um passo de se tornar um vendedor. Comece agora mesmo o seu negócio!

O que você achou desse conteúdo?