Ir para a guia

De 3 a 5 minutos

Como embalar produtos para enviá-los a empresas logísticas

Para garantir que seus pacotes sejam aceitos na hora de fazer os envios e cheguem em bom estado às pessoas que compraram, siga nossas instruções.

Embalar corretamente seu produto é fundamental para oferecer uma boa experiência de compra, mas é também um requisito para garantir que seu pacote seja aceito nos centros de distribuição do Mercado Livre. 

Caso você tenha um produto recusado por algum problema de embalagem, pode ter custos desnecessários de devolução, além de atrasar ou perder sua venda e isso afetar sua reputação.

Para te apoiar, separamos as instruções para embalar os produtos que serão enviados pela nossa coleta ou nas Agências Mercado Livre, além de trazer o alerta dos principais motivos dos pacotes serem recusados.

Comece a preparar seu pacote levando em conta 4 fatores:

  • Medidas máximas permitidas

Os pacotes  (embalagem final) já embalados devem pesar até 50 kg e respeitar o tamanho indicado: o maior lado precisa ter até 200 cm e a soma dos três maiores lados deve resultar em 300 cm.

  •  Embalagens

Sempre use embalagens que fiquem o mais próximo possível do tamanho do seu produto, pois a medida final do pacote influencia diretamente no preço final do frete que você vai pagar.

Os sacos plásticos feitos para e-commerce ou filme plástico são as melhores opções para embalar
. Você pode comprá-los na loja oficial do Mercado Livre. Se optar por uma caixa, certifique-se de que ela seja forte o suficiente para suportar o peso do que está dentro e lacre-a sempre com fita adesiva.

Evite envolver produtos em papel, porque podem acabar rasgando. Também é muito importante saber as especificações detalhadas para embalagem de diferentes produtos.

Conferir como embalar cada tipo de produto

  • Etiqueta

Imprima as etiquetas sem alterar o tamanho original do arquivo. Certifique-se de que as informações impressas estejam nítidas e cole as etiquetas sem deixar rugas, para garantir a leitura correta do código de barras. Além disso, nunca cole as etiquetas nas dobras da caixa.
Para ter mais agilidade no seu dia a dia, você também pode investir numa impressora térmica.
Saber mais sobre etiquetas

  •  Sustentabilidade

Escolha materiais recicláveis e biodegradáveis (substitua o isopor por bolinhas de papel reciclado, por exemplo) e use embalagens com dimensões proporcionais ao tamanho do produto que vai enviar.

 

Confira os principais motivos de um pacote ser recusado: 

  • Se ele supera o peso e medidas permitidas.
  • Se não tem nenhuma ou se tem mais de uma etiqueta.
  • Se não há embalagem primária (antes da embalagem externa) ou há alguma parte exposta do produto.
  • Quando o produto está com embalagem inadequada (como sacos de lixo ou de mercados, jornais, papéis como embalagem final, caixas de madeira, isopor, entre outros).
  • Se a embalagem não está correta para o tipo de produto. Exemplo: saco de papel ou plástico para objetos pontiagudos.
  • Quando a apresentação do pacote não é uniforme, ou seja, a embalagem está remendada por outra.
  • Se a caixa está amassada, torta, aberta, manchada, molhada ou estragada de outra forma.
  • Se o pacote tem produtos proibidos no Mercado Livre e mercadorias perigosas.
    Ver produtos proibidos
Confira alguns exemplos do que fazer e do que não fazer:

Bote em prática as instruções e vamos juntos criar uma ótima experiência de envios!

Como preparar suas vendas para enviá-las

4 conteúdos

O que você achou desse conteúdo?