De 3 a 5 minutos

Como oferecer a melhor experiência de compra

Saiba como manter a experiência de compra dos seus anúncios em 100 e como oferecer o melhor serviço.

A experiência de compra de cada anúncio é a forma de medirmos o grau de satisfação dos seus clientes com o serviço prestado durante e após a compra, além da qualidade do que você vende. Com base nisso, o indicador terá uma pontuação que varia de 0 a 100, sendo que 100 significa que seu anúncio oferece a melhor experiência de compra possível.

Como medimos a experiência de compra do seu anúncio?

O cálculo da experiência de compra é definido a partir das suas vendas dos últimos 180 dias e considera a avaliação do seu desempenho, de acordo com as reclamações que você receber e as vendas que cancelar, em comparação ao da sua concorrência. Portanto, isso não depende somente do rendimento do seu anúncio, mas também da comparação com anúncios da mesma categoria.

Quando a pontuação de um anúncio estiver entre 100 e 75, o atendimento oferecido é considerado bom. Por outro lado, se o indicador estiver entre 74 e 50, o anúncio começa a perder exposição nos resultados de busca e pode ser pausado. Se o indicador baixar para 30 ou menos, o anúncio pode ser cancelado. Além disso, caso os produtos tenham muitas devoluções, podemos informar isso aos compradores.

Como eu posso melhorar o indicador?

O indicador melhora com o passar do tempo e conforme você oferecer bom atendimento nas novas vendas. Isso ocorre porque o período que temos para o cálculo é atualizado diariamente e, portanto, à medida que o tempo passa, as vendas mais antigas deixam de fazer parte da medição e as novas vendas feitas são incluídas no cálculo.

Observe que as reclamações que você excluir da sua reputação e que deixarem de afetá-la continuarão impactando seu indicador de experiência de compra.

Fatores essenciais para proporcionar uma boa experiência de compra

1. Evite reclamações e/ou cancelamentos

Calculamos a experiência de compra de acordo com os problemas com seu anúncio, que estão relacionados a reclamações iniciadas por seus compradores, arrependimentos e/ou cancelamentos. Para evitá-los: 

  • Certifique-se de que o produto e sua embalagem estejam em boas condições, em bom estado de funcionamento e cheguem ao comprador conforme anunciado. 
  • Venda produtos de boa qualidade e que não estejam perto de vencer.
  • Anuncie somente quando tiver estoque para evitar cancelamentos por falta de produtos disponíveis.
  • Organize sua logística: deixe claro nos seus anúncios para quais regiões do país você envia os produtos e quanto tempo levará para a compra ser entregue.
  • Certifique-se de ter uma boa comunicação com seus clientes, responda de forma clara e rápida sempre que seus compradores perguntarem algo.
  • Cumpra os prazos de envio prometidos em seu anúncio.
  • Inclua instruções de uso na descrição para que não haja reclamações sobre o funcionamento do produto. 

2. Mantenha seus anúncios atualizados

As informações que seus compradores encontram em seu anúncio podem definir a experiência de compra que eles terão. Na verdade, um grande número de reclamações é feito porque o produto que eles recebem não têm as características mencionadas no anúncio. Por isso, certifique-se de que:

  • O que você oferece no seu anúncio é o que será de fato enviado. 
  • O título, a foto, a ficha técnica, a descrição e os preços são consistentes e claros. Cada elemento do anúncio é importante para evitar reclamações.
  • Todas as variações, tamanho, cor, modelo etc, foram adicionadas. Assim, o comprador saberá quais opções estão disponíveis antes de fazer a compra e não haverá confusão.

3. Evite que seu comprador se arrependa e cancele

Há certos problemas que afetam sua experiência de compra e que estão relacionados a arrependimentos ou cancelamentos. Mesmo que isso ocorra do lado do comprador, há formas de evitar que esse tipo de problema afete o seu indicador. Revise os pontos-chave sobre reclamações de arrependimento ou cancelamentos.

4. Analise os custos com frequência

Há certas reclamações que são iniciadas porque os compradores não concordam com o valor do produto ou do frete. Recomendamos que você faça periodicamente uma análise de preços levando em conta impostos e custos de envio, para que o valor do seu produto esteja alinhado com o contexto econômico. Você pode usar o simulador de custos para calcular a estimativa de quanto receberá por cada venda.

5. Revise as políticas do Mercado Libre

O que você achou desse conteúdo?