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Como oferecer a melhor experiência de compra

Saiba como manter a experiência de compra dos seus anúncios em 100 e como oferecer o melhor serviço.

A experiência de compra de cada anúncio é a forma de medirmos o grau de satisfação dos seus clientes com o serviço prestado durante e após a compra, além da qualidade do que você vende. Com base nisso, o indicador terá uma pontuação que varia de 0 a 100, sendo que 100 significa que seu anúncio oferece a melhor experiência de compra possível.

Como medimos a experiência de compra do seu anúncio?

O cálculo da experiência de compra é definido a partir das suas vendas dos últimos 180 dias e considera a avaliação do seu desempenho, de acordo com as reclamações que você receber e as vendas que cancelar, em comparação ao da sua concorrência. Portanto, isso não depende somente do rendimento do seu anúncio, mas também da comparação com anúncios da mesma categoria.

Como eu posso melhorar o indicador?

O indicador melhora com o passar do tempo e conforme você oferecer bom atendimento nas novas vendas. Isso ocorre porque o período que temos para o cálculo é atualizado diariamente e, portanto, à medida que o tempo passa, as vendas mais antigas deixam de fazer parte da medição e as novas vendas feitas são incluídas no cálculo.

Observe que as reclamações que você excluir da sua reputação e que deixarem de afetá-la continuarão impactando seu indicador de experiência de compra.

Fatores essenciais para proporcionar uma boa experiência de compra

1. Evite reclamações e/ou cancelamentos

Calculamos a experiência de compra de acordo com os problemas com seu anúncio, que estão relacionados a reclamações iniciadas por seus compradores, arrependimentos e/ou cancelamentos. Para evitá-los: 

  • Certifique-se de que o produto e sua embalagem estejam em boas condições, em bom estado de funcionamento e cheguem ao comprador conforme anunciado. 
  • Venda produtos de boa qualidade e que não estejam perto de vencer.
  • Anuncie somente quando tiver estoque para evitar cancelamentos por falta de produtos disponíveis.
  • Organize sua logística: deixe claro nos seus anúncios para quais regiões do país você envia os produtos e quanto tempo levará para a compra ser entregue.
  • Certifique-se de ter uma boa comunicação com seus clientes, responda de forma clara e rápida sempre que seus compradores perguntarem algo.
  • Cumpra os prazos de envio prometidos em seu anúncio.
  • Inclua instruções de uso na descrição para que não haja reclamações sobre o funcionamento do produto. 

2. Mantenha seus anúncios atualizados

As informações que seus compradores encontram em seu anúncio podem definir a experiência de compra que eles terão. Na verdade, um grande número de reclamações é feito porque o produto que eles recebem não têm as características mencionadas no anúncio. Por isso, certifique-se de que:

  • O que você oferece no seu anúncio é o que será de fato enviado. 
  • O título, a foto, a ficha técnica, a descrição e os preços são consistentes e claros. Cada elemento do anúncio é importante para evitar reclamações.
  • Todas as variações, tamanho, cor, modelo etc, foram adicionadas. Assim, o comprador saberá quais opções estão disponíveis antes de fazer a compra e não haverá confusão.

3. Evite que seu comprador se arrependa e cancele

Há certos problemas que afetam sua experiência de compra e que estão relacionados a arrependimentos ou cancelamentos. Mesmo que isso ocorra do lado do comprador, há formas de evitar que esse tipo de problema afete o seu indicador. Revise os pontos-chave sobre reclamações de arrependimento ou cancelamentos.

4. Analise os custos com frequência

Há certas reclamações que são iniciadas porque os compradores não concordam com o valor do produto ou do frete. Recomendamos que você faça periodicamente uma análise de preços levando em conta impostos e custos de envio, para que o valor do seu produto esteja alinhado com o contexto econômico. Você pode usar o simulador de custos para calcular a estimativa de quanto receberá por cada venda.

5. Revise as políticas do Mercado Libre

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