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Dicas avançadas para vender no Mercado Livre

Entenda mais sobre SEO, estratégias de marketing entre outros meios para vender mais no Mercado Livre.

Que os anĂșncios precisam ter boas fotos, uma descrição bacana com um texto objetivo e claro, jĂĄ estĂĄ mais do que comprovado. Agora, Ă© o momento de progredir e se arriscar em prĂĄticas mais avançadas para fazer com que as vendas aumentem. Veja como as dicas irĂŁo te ajudar a vender mais no Mercado Livre e impulsionar o seu negĂłcio:

SEO para os anĂșncios

A famosa sigla SEO, inglĂȘs para Search Engine Optmization ou Otimização do Mecanismo de Busca em bom portuguĂȘs, faz muita diferença para que o seu anĂșncio seja bem posicionado e se destaque em meio a tantos outros. Por meio dessa prĂĄtica, Ă© possĂ­vel descobrir quais sĂŁo os termos mais usados quando alguĂ©m procura por um produto.

Algumas ferramentas te ajudam com essa tarefa, como o Google Trends, o site americano Answer the Public ou Ubersuggest. Assim, vocĂȘ conseguirĂĄ elaborar a descrição e o tĂ­tulo do item com o SEO em mente e ter palavras-chave para colocar na descrição do anĂșncio. Dessa forma, estes termos fazem com que os seus produtos apareçam em posiçÔes cada vez melhores nos resultados de busca.

Ao usar uma dessas ferramentas, como Ă© o caso do Google Trends, Ă© possĂ­vel identificar qual o melhor termo a ser utilizado. VocĂȘ pode conferir no exemplo, as buscas por celular sĂŁo maiores do que as por smartphone. O que indica uma maior procura pela primeira palavra.

Fichas técnicas

É importante ter em mente que as fichas tĂ©cnicas sĂŁo essenciais para estar no topo das vendas. Parece algo Ăłbvio, mas ter um anĂșncio com todas as informaçÔes entra na lista de atitudes avançadas para quem deseja ter o melhor posicionamento possĂ­vel para vender ainda mais no Mercado Livre.

O preenchimento da ficha com informaçÔes corretas e reais é um meio eficaz para aparecer mais nos filtros e se posicionar melhor nas listagens de busca.

 

Categorias de Produtos

No Mercado Livre, hĂĄ mais de 2.800 categorias e subcategorias, por isso vocĂȘ precisa preencher essa parte com muita atenção. Os clientes usam bastante os filtros na hora de buscarem o que desejam comprar.

Quando for categorizar o produto que vocĂȘ vende, selecione a opção correta, ou seja, aquela em que realmente ele se encaixa. Por exemplo, se vocĂȘ vende lençol, Ă© preciso refinar se Ă© de casal, solteiro, queen size ou king size. Assim, fica mais fĂĄcil de o produto ser encontrado. Caso vocĂȘ finalize um anĂșncio com o filtro errado, basta ir atĂ© anĂșncios, excluir o errado e criar outro com a categoria exata.

Variedade de fotos

A variedade das fotos Ă© muito importante. Embora pareça algo Ăłbvio, trata-se de um ponto que faz com que vocĂȘ se destaque. Mas nĂŁo se trata de uma boa resolução da imagem, e sim de como se ambienta a foto e das possibilidades de uso do produto exibidos, na tela, para o consumidor.

Ao vender um sofĂĄ, por exemplo, o que Ă© mais atraente: apenas a peça, sozinha, no meio de um galpĂŁo ou uma foto que mostre o sofĂĄ em uma sala, combinando com a cortina e o carpete, e com uma bela luminĂĄria ao lado? Aposto que vocĂȘ jĂĄ sabe a resposta.

De repente, acrescentar outra opção de imagem, mostrando uma famĂ­lia sentada e vendo TV. Assim, vende-se mais do que um produto. Por meio das fotos, vocĂȘ tambĂ©m vende conforto, aconchego ou momentos em famĂ­lia. Confira nossas dicas para escolher imagens vendedoras.

 

Campanhas pagas

O investimento em mĂ­dias pagas permanece entre os diferenciais na hora de ter mais trĂĄfegos e vendas. VocĂȘ pode investir em links patrocinados por meio do Google Ads. VocĂȘ ainda pode investir em publicidade paga no prĂłprio Mercado Livre:

  • Product Ads: esta opção inclui os seus anĂșncios patrocinados entre os resultados de busca e dentro das pĂĄginas dos produtos de outros vendedores. Os anĂșncios patrocinados do Product Ads sĂŁo identificados com a palavra “Patrocinado”.

 

EstratĂ©gia de marketing – dentro e fora da plataforma

NĂŁo basta investir apenas na Internet, ter anĂșncios bacanas e impulsionĂĄ-los com campanhas pagas em redes sociais. Estar prĂłximo no mundo online, com campanhas em redes sociais, e-mail marketing ou enquetes virtuais Ă© importante.

No entanto, a estratĂ©gia de marketing precisa ir alĂ©m das telas – do computador ou do celular – e fazer parte da vida do consumidor. Por exemplo, pense em um diferencial que irĂĄ destacar a sua oferta das outras. VocĂȘ pode fazer algo criativo com a caixa: se o produto Ă© uma loção corporal com cheiro de flor, incremente o pacote: coloque algumas pĂ©talas do tipo de flor e aromatize o interior dela.

Se a compra for um presente, ofereça a opção de acrescentar um papel de presente ou um cartão. Parece ser apenas um detalhe, mas faz toda a diferença para quem recebe.

A experiĂȘncia de abrir a caixa Ă© um dos momentos mais esperados pelo comprador. Se ela for positiva, agradĂĄvel e diferente, com certeza hĂĄ grandes chances de ele comprar novamente.

Evoluir para vender mais vale a pena, uma vez que diferentes ferramentas e tĂ©cnicas atraem o consumidor por causa de seus diferenciais e o coloca no centro das experiĂȘncias que vocĂȘ quer proporcionar, deixando a jornada de compra mais prĂĄtica e agradĂĄvel.

Evolua nas suas prĂĄticas para atrair o consumidor e vender mais no Mercado Livre

O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?