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Os diferentes modelos para criar uma campanha publicitária

Nós explicamos o que significam as siglas CPM, CPC, CPL e CPA e como você pode usá-las a seu favor para criar uma campanha digital eficiente para a sua loja Mercado Shops.

Um dos grandes benefícios da Internet e dos negócios que a utilizam como canal de vendas é que todas as ações de marketing realizadas podem ser medidas em detalhes e em tempo real. Isso permite que você seja mais preciso com o investimento realizado, ajuste as campanhas em andamento e atraia cada vez mais compradores para os seus produtos.

É por isso que, antes de começar a fazer campanhas de marketing digital, é essencial que você saiba como fazer uma pauta online e como medir o desempenho de campanhas no Google, Facebook, Instagram e outras mídias.

Principais indicadores de uma campanha de marketing

Há três indicadores básicos que são utilizados para mensurar uma campanha online:

» Impressões: é uma métrica registrada quando um usuário visualiza um anúncio. Um exemplo: se o anúncio foi exibido 100 vezes, a campanha gerou 100 impressões.

» Cliques: quando um usuário clica em um dos seus anúncios.

» Conversões: reflete as diferentes ações em um site que representam um indicador importante para o seu Mercado Shop, ou seja, quando o cliente faz uma compra.

Modelos de preços

No mundo da publicidade online, há quatro parâmetros ou valores que indicam o preço a pagar por uma campanha de marketing. Existem muitas outras métricas secundárias, mas, para começar, basta focar nesses modelos mais usados.

Campanhas de CPM

É um tipo de campanha que busca visibilidade e é pago apenas por impressões, ou seja, pelo número de vezes que os usuários veem seu anúncio. A sigla CPM significa custo por mil, ou seja,  você pagará uma certa quantia de dinheiro, previamente agendada, para cada mil  pessoas que passam pela sua publicação.

Um exemplo: se você criar uma campanha com CPM de R$ 40 por mil anúncios e estabelecer um orçamento de R$ 400, sua ação será cancelada somente após 10 mil clientes em potencial visualizarem a sua publicação.

Se você está começando a o seu Mercado Shop ou se o seu objetivo é criar uma campanha para posicionar sua marca, trabalhar com CPM pode ser vantajoso, pois é o mais barato e garante um certo volume de público-alvo para o seu anúncio associado ao seu investimento. A chave para criar uma boa campanha de CPM é seguir algumas etapas. Nesta nota, mostramos como fazer isso.

Como otimizar sua campanha CPM

É muito importante que você inclua um call to action, uma chamada à ação. Adicione um botão ou um link no qual os clientes podem acessar sua site web para saber o que você está vendendo e, consequentemente, fazer uma compra.

Para isso, você pode usar a ferramenta do Google, seja o Google Ads ou o Google Shopping. Com elas, é possível criar anúncios de uma maneira simples para aumentar a visibilidade da o seu Mercado Shop e seus produtos nas pesquisas realizadas por clientes potenciais.

Ao configurar o pixel do Google Ads em o seu Mercado Shop, você pode implementar campanhas segmentadas e falar especificamente com seu público. Caso você já possua o seu domínio delegado, também existe a possibilidade de promover seus produtos com o Google Shopping.

Campanhas CPC

Você pagará por “cliques”, já que a sigla CPC significa custo por clique. Nesse caso, não se preocupe com a frequência com que as pessoas veem seu anúncio porque as plataformas só cobrarão quando um usuário clicar no seu link ou em qualquer Call to Action . Se você definiu que está interessado em gerar acessos à sua página, pagará por cada um que clicar no link ou botão que levará para a o seu Mercado Shop.

Esse tipo de anúncio geralmente é mais caro porque o tráfego que você recebe está mais próximo de gerar uma conversão, do que uma simples “impressão” na sua publicação ou anúncio. É alguém que estava interessado e clicou. Essa pessoa foi direto para a sua site, com grandes chances de fazer a compra.

Como otimizar sua campanha de CPC

A característica mais marcante do Google e de outras plataformas é que elas tendem a se concentrar na relevância. Por isso,neste tipo de campanha, é fundamental criar anúncios com palavras-chave que as pessoas usam ao fazer uma pesquisa associada ao seu produto ou empresa.

Se um usuário visitou o seu Mercado Shop e saiu sem fazer uma compra, você pode tentar chamar a atenção novamente usando uma campanha de remarketing. Com o Mercado Shops, é possível usar o Google Ads para definir campanhas de remarketing efetivas da sua site web de maneira rápida e fácil. Siga estas etapas e configure o pixel de remarketing na o seu Mercado Shop.

Campanhas CPA

A sigla CPA significa custo por aquisição. Essas campanhas são baseadas na conversão: é o custo total investido para materializar uma venda. Nesta opção, pagamos apenas quando o usuário que acessou nosso anúncio conclui a compra do produto.

Ou seja, você deve estabelecer uma meta que a plataforma interpretará como conversão e definir um limite de gastos por clique. Dessa forma, você pagará apenas quando o usuário fizer o que você definiu e no valor acordado. Portanto, geralmente, é o sistema que melhor se adapta aos anunciantes.

Como otimizar sua campanha de CPA

Uma das chaves deste modelo é o “gerenciamento de expectativas”. É conveniente fornecer algumas informações, gerar expectativa no anúncio e oferecer r mais detalhes ou surpresas (como um desconto ou algo interessante para o comprador) quando ele já estiver em o seu Mercado Shop. É importante que você aproveite o entusiasmo dele e dê mais um motivo que o convença a comprar.

Lembre-se de que o sucesso final desse tipo de campanha está associado às  ações dos visitantes que acessam sua site web. Portanto, é essencial calcular o ROI para ver quanto custa cada venda em média e se o investimento foi eficiente.

Campanhas de CPL

As campanhas de CPL, que significa custo por lead, têm objetivos muito mais definidos e exigem mais coisas do usuário. Por exemplo, registrando, preenchendo um formulário ou fazendo o download. Nesse modelo de preço, o importante é a conversão de um usuário em lead,u seja, uma pessoa que nos forneceu mais informações sobre si e/ou seus interesses, está a um passo para se tornar um cliente. Com esses dados , você poderá impactar esse usuário várias vezes após a primeira campanha. É alguém que pode voltar em outros momentos  para a sua negócio, pelos mais diferentes motivos, além da primeira vez que atingir seu objetivo.

Como otimizar sua campanha de CPL

Nesse caso, é importante exibir seus anúncios para pessoas com perfis adequados aos seus produtos. Para isso, você pode usar as poderosas ferramentas de segmentação fornecidas pelo Facebook: o pixel de rastreamento pode ser seu melhor aliado ao planejar suas campanhas de CPL

É uma ferramenta muito útil que você pode colocar a favor do seu e-commerce hoje. O Mercado Shops oferece a opção de adicioná-lo seguindo o tutorial que apresentamos nesta nota.

Independentemente do modelo escolhido, é importante que você possa testar qual deles funciona melhor em seus negócios para refinar a sua estratégia. Em todos os casos, são ações orientadas a diferentes objetivos e que permitem níveis muito variados de investimento. Lembre-se de que quanto mais cedo você investir em marketing digital em o seu Mercado Shop, mais rápido poderá vender . E o melhor de tudo, é possível começar com muito pouco e testar o que converte mais.

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