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Manual para adicionar produtos Ă s campanhas comerciais
Aprenda como adicionar seus produtos para participarem das açÔes comerciais.


As campanhas comerciais acontecem em momentos especĂficos do ano e podem ser uma grande oportunidade para melhorar suas vendas e tornar-se lĂder na sua categoria.
Campanhas o ano todo
Durante o ano inteiro, temos diversas campanhas comerciais das quais vocĂȘ pode participar.
Durante a campanha, as ofertas que vocĂȘ tiver adicionado ao Excel estarĂŁo vigentes. Quando a campanha terminar, os preços voltarĂŁo a aparecer como o habitual, ou seja, sem desconto.
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Como participar das campanhas comerciais
Alguns dias antes da ação comercial, vocĂȘ receberĂĄ um convite por e-mail para participar. Basta entrar no Painel de campanhas comerciais para adicionar suas ofertas.
Nem todos os vendedores poderĂŁo participar de todas as nossas campanhas comerciais. Cada campanha possui alguns requisitos que cada vendedor deve atender para poder adicionar suas ofertas.
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Requisitos para participar das campanhas comerciais
- Seu preço de venda ao pĂșblico (PVP) deve estar de acordo com a mĂ©dia de preço do Mercado Livre.
- Sua reputação deve ser verde.
- O preço de oferta sugerido deve ser sobre o preço normal que vocĂȘ costuma anunciar o produto regularmente, fora da promoção.
As regras de validação para o preço normal são:
- Se seu produto teve no mĂnimo 3 vendas nos Ășltimos 15 dias, o preço normal deve ser o preço mĂ©dio de todas as suas vendas sem descontos.
- Se seu produto nĂŁo teve mais de 3 vendas nos Ășltimos 15 dias, o preço normal deve ser o menor preço sem desconto anunciado nos Ășltimos 15 dias.
- Caso o item esteve com desconto nos Ășltimos 15 dias, o preço normal deve ser igual ou menor ao da melhor oferta dos Ășltimos 15 dias.
- Se o item for novo ou nĂŁo teve vendas, o enviaremos diretamente para âPendentesâ. A equipe comercial analisa as ofertas nesse status para que sejam aprovadas ou rejeitadas.

Como disponibilizo meus produtos para uma campanha comercial
Confira as etapas detalhadas:
1. Ao receber o convite para a campanha comercial, entre em Painel de campanhas comerciais. Para poder adicionar as ofertas, Ă© muito importante que estar com a sua sessĂŁo aberta no Mercado Livre. Caso contrĂĄrio, vocĂȘ nĂŁo conseguirĂĄ ver a ação comercial.
2. Selecione a campanha que quer participar.
3. Baixe o arquivo Excel para preencher com os produtos que quer disponibilizar na campanha comercial.
4. Envie o arquivo Excel com os produtos adicionados.
5. Em seguida, aparece uma janela confirmando que suas ofertas foram adicionadas com sucesso. Mais abaixo, vocĂȘ verĂĄ o status de cada um dos produtos adicionados.
Atenção
Ă muito importante prestar atenção Ă data limite de envio do arquivo. Se vocĂȘ nĂŁo a cumprir, seus produtos nĂŁo poderĂŁo participar da ação comercial.
Erro ao processar o arquivo
Caso seu arquivo nĂŁo seja processado, significa que nĂŁo estĂĄ legĂvel. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:
- Formato incorreto de arquivo. O nome do arquivo deve seguir o seguinte formato lĂłgico: nome_arquivo.xls ou nome_arquivo.xlsx. Verifique se nĂŁo ficou duplicada a extensĂŁo â.xls.xlsâ.
- Colunas foram adicionadas ou excluĂdas. Deve haver 8 colunas (de A atĂ© H).
- O arquivo estĂĄ vazio. Nenhum item foi incluĂdo, ou foi incluĂdo em uma das 3 primeiras linhas, as quais nĂŁo devem ser preenchidas.
- Tamanho do arquivo. O tamanho do arquivo Excel não deve exceder os 160KB.
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Como saber se meus produtos foram aprovados
Ao enviar o arquivo, vamos avaliar se seus produtos podem participar da campanha comercial, verificando sempre se cumprem com os requisitos estabelecidos. Seus produtos ficarĂŁo em um destes 3 status:
- Aprovado:Â seu produto cumpre com os requisitos solicitados para a campanha e jĂĄ estĂĄ participando.
- Recusado:Â seu produto nĂŁo cumpre com os requisitos solicitados para a campanha. Os motivos da recusa podem ser:
- Não atender os requisitos de preço solicitados (desconto, PVP)
- NĂŁo cumprir com algum dos demais requisitos solicitados (categorias, frete grĂĄtis)
- Pendente:Â seu produto nĂŁo atende algum dos requisitos necessĂĄrios, nossa equipe comercial vai analisar e definir se ele serĂĄ aprovado ou recusado. Este status ocorre muito nos produtos com pouco histĂłrico de venda.
Durante a campanha comercial, vocĂȘ pode alterar o preço dos seus produtos sempre que isso implica um desconto maior ao que vocĂȘ oferece, mas nĂŁo pode aumentar.
Caso vocĂȘ nĂŁo tenha uma assessoria comercial, lembre-se de que vocĂȘ nĂŁo pode editar suas ofertas apĂłs expirar o prazo para enviar o arquivo Excel. Procure oferecer a melhor oferta possĂvel. VocĂȘ pode ver quais ofertas foram aprovadas no primeiro dia da campanha comercial.

Revise o status e corrija-o
Se vocĂȘ possui assessoria comercial e algum produto nĂŁo foi aprovado, disponibilize-o novamente. VocĂȘ tambĂ©m pode alterar seus produtos enviando um novo arquivo Excel quantas vezes quiser dentro da data limite para adicionar produtos.
Sempre salvamos as condiçÔes da Ășltima proposta enviada. Considere que, ao disponibilizar seus produtos novamente, eles passarĂŁo pelo processo de validação novamente e podem mudar de status.
Lembre-se de que vocĂȘ nĂŁo precisa adicionar novamente os produtos que jĂĄ estĂŁo aprovados. Envie somente os produtos que quiser disponibilizar.
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Dicas para participar das campanhas
- Priorize adicionar Ă campanha comercial os produtos de alta rotatividade, pois sĂŁo os mais buscados durante essas datas. VocĂȘ pode ver estas informaçÔes conferindo as TendĂȘncias do Mercado Livre.
- As campanhas servem para gerar um grande volume de vendas. Por isso, identifique quais sĂŁo os produtos que vocĂȘ mais vende e priorize eles na hora de disponibilizĂĄ-los. Lembre-se de que vocĂȘÂ deve ter estoque disponĂvel.
- Faça um esforço para oferecer preços tentadores para que suas vendas disparem.
- Preste muita atenção Ă s fotos do seu anĂșncio. A primeira foto sempre deve ter um fundo branco e nĂŁo ter marcas dâĂĄgua, logos nem banners. Ă muito importante que sejam de qualidade e tambĂ©m que vocĂȘ inclua vĂĄrias fotos no seu anĂșncio para poder ilustrar seu produto da forma mais completa possĂvel, jĂĄ que o comprador nĂŁo pode vĂȘ-lo pessoalmente.
- Essas datas sĂŁo uma boa oportunidade para liquidar estoque de produtos que estĂŁo parados hĂĄ muito tempo.
- NĂŁo esqueça de providenciar com antecedĂȘncia os insumos para embalar seus envios. Assim, vocĂȘ economiza tempo cada vez que uma venda for confirmada. Outra boa ideia Ă© jĂĄ deixar alguns produtos embalados antes da data especial chegar. Durante os dias de alta demanda, qualquer minuto Ă© fundamental para garantir uma boa experiĂȘncia ao seu comprador.
- Analise se Ă© necessĂĄrio contratar mais pessoas para ajudarem no atendimento, embalagem e envios.
- Lembre-se de que muitos usuårios buscam informaçÔes fora dos horårios tradicionais. Estenda seus horårios!
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