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Manual para adicionar produtos às campanhas comerciais

Aprenda como adicionar seus produtos para participarem das ações comerciais.

As campanhas comerciais acontecem em momentos específicos do ano e podem ser uma grande oportunidade para melhorar suas vendas e tornar-se líder na sua categoria.

Campanhas o ano todo

Durante o ano inteiro, temos diversas campanhas comerciais das quais você pode participar.

Durante a campanha, as ofertas que você tiver adicionado ao Excel estarão vigentes. Quando a campanha terminar, os preços voltarão a aparecer como o habitual, ou seja, sem desconto.

 

Como participar das campanhas comerciais

Alguns dias antes da ação comercial, você receberá um convite por e-mail para participar. Basta entrar no Painel de campanhas comerciais para adicionar suas ofertas.

Nem todos os vendedores poderão participar de todas as nossas campanhas comerciais. Cada campanha possui alguns requisitos que cada vendedor deve atender para poder adicionar suas ofertas.

 

Requisitos para participar das campanhas comerciais

  • Seu preço de venda ao público (PVP) deve estar de acordo com a média de preço do Mercado Livre.
  • Sua reputação deve ser verde.
  • O preço de oferta sugerido deve ser sobre o preço normal que você costuma anunciar o produto regularmente, fora da promoção.

As regras de validação para o preço normal são:

  • Se seu produto teve no mínimo 3 vendas nos últimos 15 dias, o preço normal deve ser o preço médio de todas as suas vendas sem descontos.
  • Se seu produto não teve mais de 3 vendas nos últimos 15 dias, o preço normal deve ser o menor preço sem desconto anunciado nos últimos 15 dias.
  • Caso o item esteve com desconto nos últimos 15 dias, o preço normal deve ser igual ou menor ao da melhor oferta dos últimos 15 dias.
  • Se o item for novo ou não teve vendas, o enviaremos diretamente para “Pendentes”. A equipe comercial analisa as ofertas nesse status para que sejam aprovadas ou rejeitadas.

Como disponibilizo meus produtos para uma campanha comercial

Confira as etapas detalhadas:

1. Ao receber o convite para a campanha comercial, entre em Painel de campanhas comerciais. Para poder adicionar as ofertas, é muito importante que estar com a sua sessão aberta no Mercado Livre. Caso contrário, você não conseguirá ver a ação comercial.

2. Selecione a campanha que quer participar.

3. Baixe o arquivo Excel para preencher com os produtos que quer disponibilizar na campanha comercial.

4. Envie o arquivo Excel com os produtos adicionados.

5. Em seguida, aparece uma janela confirmando que suas ofertas foram adicionadas com sucesso. Mais abaixo, você verá o status de cada um dos produtos adicionados.

Atenção

É muito importante prestar atenção à data limite de envio do arquivo. Se você não a cumprir, seus produtos não poderão participar da ação comercial.

Erro ao processar o arquivo

Caso seu arquivo não seja processado, significa que não está legível. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • Formato incorreto de arquivo. O nome do arquivo deve seguir o seguinte formato lógico: nome_arquivo.xls ou nome_arquivo.xlsx. Verifique se não ficou duplicada a extensão “.xls.xls”.
  • Colunas foram adicionadas ou excluídas. Deve haver 8 colunas (de A até H).
  • O arquivo está vazio. Nenhum item foi incluído, ou foi incluído em uma das 3 primeiras linhas, as quais não devem ser preenchidas.
  • Tamanho do arquivo. O tamanho do arquivo Excel não deve exceder os 160KB.

 

Como saber se meus produtos foram aprovados

Ao enviar o arquivo, vamos avaliar se seus produtos podem participar da campanha comercial, verificando sempre se cumprem com os requisitos estabelecidos. Seus produtos ficarão em um destes 3 status:

  • Aprovado: seu produto cumpre com os requisitos solicitados para a campanha e já está participando.
  • Recusado: seu produto não cumpre com os requisitos solicitados para a campanha. Os motivos da recusa podem ser:
    • Não atender os requisitos de preço solicitados (desconto, PVP)
    • Não cumprir com algum dos demais requisitos solicitados (categorias, frete grátis)
  • Pendente: seu produto não atende algum dos requisitos necessários, nossa equipe comercial vai analisar e definir se ele será aprovado ou recusado. Este status ocorre muito nos produtos com pouco histórico de venda.

Durante a campanha comercial, você pode alterar o preço dos seus produtos sempre que isso implica um desconto maior ao que você oferece, mas não pode aumentar.

Caso você não tenha uma assessoria comercial, lembre-se de que você não pode editar suas ofertas após expirar o prazo para enviar o arquivo Excel. Procure oferecer a melhor oferta possível. Você pode ver quais ofertas foram aprovadas no primeiro dia da campanha comercial.

Revise o status e corrija-o

Se você possui assessoria comercial e algum produto não foi aprovado, disponibilize-o novamente. Você também pode alterar seus produtos enviando um novo arquivo Excel quantas vezes quiser dentro da data limite para adicionar produtos.

Sempre salvamos as condições da última proposta enviada. Considere que, ao disponibilizar seus produtos novamente, eles passarão pelo processo de validação novamente e podem mudar de status.

Lembre-se de que você não precisa adicionar novamente os produtos que já estão aprovados. Envie somente os produtos que quiser disponibilizar.

 

Dicas para participar das campanhas

  • Priorize adicionar à campanha comercial os produtos de alta rotatividade, pois são os mais buscados durante essas datas. Você pode ver estas informações conferindo as Tendências do Mercado Livre.
  • As campanhas servem para gerar um grande volume de vendas. Por isso, identifique quais são os produtos que você mais vende e priorize eles na hora de disponibilizá-los. Lembre-se de que você deve ter estoque disponível.
  • Faça um esforço para oferecer preços tentadores para que suas vendas disparem.
  • Preste muita atenção às fotos do seu anúncio. A primeira foto sempre deve ter um fundo branco e não ter marcas d’água, logos nem banners. É muito importante que sejam de qualidade e também que você inclua várias fotos no seu anúncio para poder ilustrar seu produto da forma mais completa possível, já que o comprador não pode vê-lo pessoalmente.
  • Essas datas são uma boa oportunidade para liquidar estoque de produtos que estão parados há muito tempo.
  • Não esqueça de providenciar com antecedência os insumos para embalar seus envios. Assim, você economiza tempo cada vez que uma venda for confirmada. Outra boa ideia é já deixar alguns produtos embalados antes da data especial chegar. Durante os dias de alta demanda, qualquer minuto é fundamental para garantir uma boa experiência ao seu comprador.
  • Analise se é necessário contratar mais pessoas para ajudarem no atendimento, embalagem e envios.
  • Lembre-se de que muitos usuários buscam informações fora dos horários tradicionais. Estenda seus horários!
Participe das campanhas comerciais para ampliar seus negócios.

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