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O que fazer quando tem uma devolução no Mercado Livre

A devolução de uma compra pode ser um sinal para identificar alguma oportunidade de melhoria no seu processo de venda e para ampliar o seu negócio.

Quando um usuário compra um produto e não recebe o que esperava, ele tem a opção de devolvê-lo e receber seu dinheiro de volta. Isso pode acontecer porque o produto chega incompleto, quebrado, no tamanho errado ou ele simplesmente se arrependeu de ter feito a aquisição.

Por que o Mercado Livre oferece devoluções?

O Mercado Livre oferece devoluções para que os clientes tenham uma experiência melhor. Ao terem a chance de devolver, os compradores têm mais confiança e segurança ao comprar um produto.

Todos que compram pelo Mercado Livre têm um prazo de 30 dias a partir do recebimento da compra para iniciar uma devolução, a menos que seja um produto que esteja na lista de categorias excluídas.

Observe que para ganhar e manter uma boa reputação como vendedor, você deve ter menos de 3% de reclamações nas suas vendas. Lembre-se que devoluções também contam como reclamação, a menos que um produto seja devolvido por arrependimento da compra.

Como eu sei que tenho uma devolução?

Quando o comprador inicia a devolução, o status do produto muda na lista de vendas na seção "Atendimento pós-venda" e, na sua conta Mercado Pago, o valor da compra estará retido por motivos de "Devolução de produtos". Vamos nos encarregar de debitar o valor e estornar para você todas as despesas, como tarifa de venda e custo de envio.

Como posso evitar uma devolução?

Antes de enviar o produto, observe as seguintes recomendações para oferecer uma boa experiência aos seus clientes:

  • Elabore um bom anúncio, com uma ficha técnica completa. Oferecer todas as informações que o comprador precisa ajuda a evitar confusões posteriores.
  • Aproveite as perguntas que os usuários fazem para dar informações precisas e oferecer o melhor atendimento possível. Confira como converter perguntas em vendas.
  • Certifique-se de que seu produto tenha todas as suas peças e funcione perfeitamente bem.
  • Certifique-se de que seu produto atenda às características solicitadas pelo comprador no momento da compra.
  • Garanta uma boa embalagem, que proteja o produto para que chegue em boas condições. Veja dicas para embalar corretamente os seus produtos.
  • Lembre-se que uma boa experiência também inclui o pós-venda. Se o comprador entrar em contato por Mensagens após receber o produto, responda educadamente para tirar as dúvidas que o cliente possa ter sobre a compra. Isso passará uma boa impressão sobre você e deixará o comprador satisfeito com o atendimento.

Seguindo esses passos, você reduz bem a quantidade de reclamações e devoluções!

As devoluções também são parte de suas vendas. Não desanime! Preste atenção aos seus produtos e garanta que seus clientes estejam satisfeitos.

Como gerenciar reclamações em vendas entregues

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