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O que vender no Mercado Shops: como definir seu catálogo

Aprenda quais são os tipos de produtos que você pode vender na sua loja virtual do Mercado Shops para se destacar no mercado e maximizar as suas vendas.

Se você já vende seus produtos pelo Mercado Livre, criar sua loja virtual no Mercado Shops dará ao seu negócio a oportunidade de incorporar um novo canal de vendas para chegar a mais pessoas, criando sua própria comunidade de compradores.  

Para que sua loja virtual se destaque, uma boa prática é definir seu próprio catálogo dentro do catálogo mais amplo que você já vende no Mercado Livre. Ou seja, é recomendável que você escolha estrategicamente quais produtos venderá no seu Shop e quais não. 

Como escolher os produtos para vender no Mercado Shops?

Para manter a atenção dos seus visitantes no Mercado Shops, é recomendável selecionar e ativar os anúncios que você achar que serão mais eficazes

Mesmo que a decisão a respeito do seu catálogo dependa do segmento e da sua audiência, há três estratégias que você poderá seguir para decidir sobre o seu catálogo do Mercado Shops.

📌 Produtos mais vendidos

Os produtos que já foram testados no Mercado Livre e que deram bons resultados são os candidatos ideais para levar à sua loja virtual.

Uma estratégia muito simples e eficaz é a de identificar seus 50 produtos estrela, em função do volume de vendas e da rentabilidade, e ativá-los no seu catálogo do Mercado Shops para maximizar ainda mais as suas vendas.

Não se esqueça de monitorar regularmente o rendimento destes produtos para realizar ajustes quando você achar necessário. 

📌 Produtos mais diferenciados

Oferecer produtos que se destacam no mercado por sua originalidade e alta demanda pode ser uma estratégia eficaz para posicionar sua loja virtual no mercado. Isso permite que você se destaque dos seus concorrentes, atraia a atenção dos compradores para o seu Shop e, consequentemente, resulte em mais vendas online.

📌 Produtos que exigem atenção personalizada

Se você possui produtos que precisam de orientações antes da compra ou de um atendimento especializado pós-venda, destaque-os na sua loja virtual.

Um exemplo disso podem ser peças de roupa, calçados e acessórios. Embora vendam bem em um marketplace, muitas pessoas preferem comprar em uma loja que ofereça um canal de atendimento ao cliente, já que nem sempre é fácil avaliar os tamanhos disponíveis, a qualidade do produto ou como ficarão na frente do espelho! 

Outro exemplo poderia ser o de produtos com componentes técnicos, como maquinário, peças de reposição, instrumentos musicais, equipamentos fotográficos profissionais ou dispositivos digitais muito específicos, que geralmente são comercializados por vendedores com experiência ou conhecimento técnico. 

Os artigos mais sofisticados ou com alto preço também podem funcionar muito bem em uma loja virtual, já que alguns compradores podem ter a necessidade de conhecer a marca para sentir mais confiança na hora de fazer a comprar.

A loja virtual também pode ser um bom canal para vender produtos personalizáveis, como anéis de compromisso, pulseiras gravadas, artesanatos, móveis sob medida e muito mais.

💡 Aproveite as páginas de conteúdo da sua loja virtual para criar uma seção de perguntas frequentes (FAQ). Além disso, adicione um canal de WhatsApp e um endereço de e-mail para que as pessoas possam entrar em contato com você para tirar suas dúvidas, antes ou depois de terem feito suas compras.

Depois de definir como seu catálogo será composto, é hora de revisar seus anúncios no Mercado Shops. No painel de anúncios, você poderá selecionar individualmente ou de forma massiva, quais você publicará no Mercado Livre, no Mercado Shops, ou nos dois canais. Em seguida, complete as características do produto, defina as condições de venda e já estará pronto para vender!

💡 Depois de definir seu catálogo, você pode começar a agrupar e organizar seus produtos em categorias, para que sejam encontrados facilmente por seus visitantes.

Resumindo

  • Defina um catálogo próprio para o seu Shop, selecionando de forma estratégica quais produtos você vai oferecer neste novo canal.
  • É recomendável ativar somente os anúncios que você considerar que funcionarão melhor.
  • Identifique e ative seus 50 produtos estrela, ou seja, os que têm mais demanda e margem de rentabilidade.
  • Selecione produtos diferenciados e de alta demanda para que você possa se posicionar nesta categoria.
  • Opte por vender produtos que exijam orientações antes da compra ou atendimento pós-venda e adicione canais de contato, onde seus clientes poderão tirar suas dúvidas. 

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