De 3 a 5 minutos
Use a seção âPĂłs-vendaâ para acompanhar suas devoluçÔes
Organize suas pendĂȘncias em um sĂł lugar e priorize-as de acordo com a urgĂȘncia, para resolver mais rapidamente aquelas que tĂȘm maior impacto para o seu negĂłcio.

A seção Pós-venda é sua aliada para gerenciar devoluções de forma prática e eficiente. Nela, você encontra todas as devoluções em um só lugar e consegue priorizá-las de acordo com a urgência de cada caso. Assim, você foca primeiro nas que têm maior impacto para o seu negócio.
Essa ferramenta te dá controle total sobre o processo de devolução, ajudando a melhorar a experiência do comprador e a eficiência da sua operação. Use todos os recursos disponíveis para acompanhar cada etapa — desde a solicitação até a conclusão da devolução.
Onde encontrar as devoluções?
Você pode acessar as devoluções de diferentes formas no seu painel:
- Pelo menu principal.
- Pelo menu lateral esquerdo.
- Pelo Resumo da conta, onde ficam os seus pendentes e alertas.
- Pela seção “Vendas”, clicando em “Gerenciar Pós-venda”.
Priorize suas devoluções por nível de urgência
Dentro da aba Devoluções, você verá três seções que se atualizam automaticamente:

- Para atender hoje: devoluções com prazo próximo do vencimento e que exigem ação imediata. Recomendamos revisar essa aba todos os dias para não deixar nenhuma pendência sem resolução.
- Próximas a atender: devoluções que ainda não precisam de ação, mas que em breve precisarão. Aqui você consegue se antecipar e acompanhar o andamento dos casos.
- Em andamento: devoluções que já estão em processo, mas que por enquanto não precisam de nenhuma ação — como produtos em trânsito ou em análise no Centro de Armazenamento.
Como acompanhar o andamento de uma devolução?
Assim que o comprador solicita a devolução, ele tem até 7 dias para realizar o envio. Durante esse período, você acompanha tudo pela seção “Pós-venda”. Após o recebimento do item, será possível ver quem é responsável pela análise e quais são os próximos passos.
Use os filtros para agilizar sua gestão
Os filtros disponíveis na seção “Pós-venda” ajudam a otimizar a sua rotina. Com eles, você pode visualizar primeiro as devoluções com prazos mais curtos a serem atendidas, identificar rapidamente o tipo de devolução (se é sua ou se será revisada pelo Mercado Livre) e acompanhar o status de tudo que já foi resolvido.

Como saber quem faz a análise da devolução?
Você pode identificar facilmente quem revisa os produtos, observando:
- Cor do ícone nos produtos listados: Se o ícone for verde, trata-se de uma devolução Full, ou seja, revisada no nosso Centro de Armazenamento.Se o ícone for azul, significa que o produto será devolvido diretamente para o seu endereço.

2. Selo de revisão do Mercado Livre: Caso a venda tenha o ícone de check azul na parte superior, isso indica que a devolução será analisada pela nossa equipe no centro de armazenamento.
3. Categoria do produto: Você também pode verificar se a devolução passará por análise dos nossos especialistas levando em conta as categorias que revisamos no Full e nos produtos armazenados por você.
Tenha em mente que não revisamos devoluções de produtos usados ou recondicionados, pois eles podem conter peças diferentes das originais.
E se eu tiver um problema com a devolução?
Se o seu produto for Full, você terá até 60 dias (contando a partir do resultado da revisão feita pelo nosso time) para abrir uma contestação. Já nos casos em que o produto é armazenado por você, o prazo é de 3 dias a partir do recebimento da devolução.
Durante o momento da contestação, vamos solicitar evidências que comprovem o problema, assim conseguimos analisar o caso e encontrar a melhor solução.
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
Inicie sessĂŁo para podermos te recomendar conteĂșdos exclusivos
O que vocĂȘ achou desse conteĂșdo?