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Conselhos para potencializar seu Mercado Shop em datas especiais

Descubra e aplique as melhores estratégias para potencializar suas vendas durante os dias especiais do e-commerce, quando o consumo dispara!

As datas especiais são eventos imperdíveis para qualquer vendedor. Durante dias como a Black Friday ou o Natal, o tráfego aumenta muito em distintas plataformas online.

Os compradores buscam os melhores preços entre as promoções que as marcas divulgam durante essas datas, e estar preparado para aproveitar esse enorme fluxo de potenciais consumidores que chegam à sua loja é crucial. Compartilhamos alguns conselhos que te ajudarão a incrementar suas vendas durante esses eventos.

 

Conheça o seu público

Saber com quem você fala é essencial para seu negócio. Durante as datas especiais, esse aspecto ganha ainda mais relevância, já que nesses períodos surgem mais oportunidades de venda, e portanto, também mais concorrência.

Uma estratégia chave neste sentido é integrar o Google Analytics ao seu Mercado Shop, uma ferramenta que permite conhecer os seus usuários e tomar decisões inteligentes com base no perfil de comportamento.

Google Analytics é uma ferramenta gratuita muito completa que ajuda a visualizar e entender em tempo real, ou por um período de tempo predeterminado, tudo o que acontece em seu site. Você conhecerá a quantidade de visitantes que entram e quantas vezes o fazem, a duração média da visita, o local de origem da visita, o trajeto que fazem em suas páginas, a partir de que lugar e quando saem, entre muitas outras coisas.

São dados que te permitem fazer campanhas de marketing cada vez mais efetivas.

Crie promoções exclusivas

Anunciar seus produtos com ofertas imperdíveis te permitirá destacá-los durante estas datas comerciais. Além disso, oferecer parcelamento sem juros, pode ser também um grande benefício para seus consumidores.

Os descontos, seja por porcentagem ou por cupons, também são anzóis eficazes para captar a atenção dos seus clientes. E sempre se assegure de que as promoções sejam tentadoras em comparação com o preço original. Conheça mais sobre como oferecer descontos.

É importante destacar até quando vão estar disponíveis essas promoções, para que seus clientes não percam as vantagens especiais que você vai oferecer. Não se esqueça de enviar lembretes! Você pode conectar seu Shop ao Facebook e Instagram, para notificar sobre as promoções especiais que virão.

 

Invista em publicidade

Esta é uma ferramenta potente para ganhar exposição, e para que sua loja online melhore o posicionamento durante as datas especiais. Você pode optar por campanhas de marketing orientadas a resultados. Saiba como fazer uma campanha de publicidade.

Existem várias ferramentas para que seu Shop conquiste mais visibilidade e, assim, aumente as possibilidades de venda. Entre elas, estão:

  • Anunciar seus produtos no Mercado Livre, com a ajuda dos Product Ads: a ferramenta que faz a gestão das suas publicações, e as promociona entre os potenciais consumidores mais avançados em sua decisão de compra.
  • Google Ads, uma ferramenta que permite criar anúncios de maneira simples. Com ela, seus produtos terão mais exposição nas buscas realizadas por futuros clientes. Aprenda mais sobre tudo que o Google Ads pode oferecer ao seu Mercado Shop.
  • As campanhas inteligentes do Google Shopping são outra alternativa para mostrar seus produtos na rede do Google: o buscador, Gmail, YouTube e rede de display, que conta com mais de 2 milhões de sites. A partir do seu Mercado Shop, você pode planejar anúncios para estimular o tráfego até seu site, chegar aos consumidores adequados e aumentar as vendas.

Invista em um novo conteúdo

A cada dia, milhões de pessoas se conectam e interagem através das redes sociais. Repletas de gente e funcionando 24h, plataformas como o Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter se converteram em uma vitrine gigantesca para sua loja online, e uma grande oportunidade para concretizar mais vendas.

Por isso, definir os canais de promoção é essencial, assim como considerar o que promover. Anunciar as novidades de seu negócio é uma boa estratégia para chamar a atenção de seus clientes. Você poderá lançar um novo catálogo de produtos ou o novo layout de uma certa mercadoria para renovar o interesse.

As redes sociais são excelentes aliadas para atrair consumidores e ajudar a sua marca a vender mais. Configure os perfis de redes sociais em seu Mercado Shop e aproveite todas as oportunidades que o e-commerce oferece.

 

A apresentação é essencial

Ter um design atrativo é essencial para gerar impacto visual. As datas comerciais são uma grande oportunidade para dar asas à imaginação e destacar suas ofertas com cores típicas, como o Halloween, por exemplo.

Você pode adaptar algo em torno do seu logo, seus banners, dados do seu negócio e até a embalagem dos pedidos às distintas temáticas de cada data, para contagiar sua audiência, se sobressair à concorrência e impulsionar suas vendas.

No caso da embalagem, também é importante lembrar que ela serve para enviar um produto bem protegido. Compre todos os materiais necessários para envolver bem a sua mercadoria e enviá-la corretamente, a tempo e com cuidado.

Você poderá se antecipar e já embalar várias unidades dos produtos com maior rotação, para que eles estejam prontos para envio assim que os clientes solicitarem. Sempre se assegure de que o pacote esteja nas melhores condições.

 

Tenha estoque separado

Oferecer uma boa experiência aos consumidores passa por ter a mercadoria antecipadamente e entregá-la a tempo, com cuidado. Como as datas comerciais são momentos de grande demanda, recomendamos contatar seus fornecedores com antecipação, para conseguir os melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega.

Encarregue-se de ter mercadoria suficiente para suprir todos os pedidos dos seus compradores e evite promover produtos que não estejam disponíveis, para que não seja necessário cancelar vendas e prejudicar a reputação do seu negócio.

Você sempre deve indicar nos anúncios qual o prazo do envio. Ter uma boa organização de estoque te permite oferecer produtos de qualidade e enviá-los dentro do tempo combinado.

Para que os seus anúncios se destaquem com frases como “chega amanhã mesmo”, você precisa despachar pelo menos 97% dos seus produtos a tempo. As entregas rápidas impulsionam ainda mais a experiência de seus clientes. O Envios do Mercado Livre te ajuda a agilizar esse processo e realizar entregas em 24h.

Cuide de seus consumidores

O atendimento que você dá aos seus clientes é outra forma de se diferenciar. O tipo de interação que você oferece diante das dúvidas dos consumidores reflete a qualidade da sua marca. Por isso, sempre se mostre disposto a resolver qualquer problema do consumidor.

Uma das questões mais importantes durante as datas especiais é o prazo. Responder consultas sem demora, realizar as entregas no prazo indicado e solucionar qualquer inconveniente com rapidez é a chave para oferecer uma boa atenção ao cliente.

Também ajuda agregar alguns gestos que demonstrem a importância que sua marca dá a cada consumidor. Por exemplo: se um envio se atrasar, se extraviar ou sofrer algum acidente, recupere a confiança do cliente com uma devolução ou algum outro benefício, como cupons ou descontos.

Que as datas especiais não te peguem desprevenido! Prepare-se e otimize sua estratégia comercial para estimular suas vendas nestes dias. Use o calendário para se organizar. 

Otimize a experiência de compra que você oferece na sua loja

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