Encontre os clientes do seu negócio e crie uma comunidade

Dê o grande salto para o seu negócio e concentre-se em aumentar suas vendas. Veja como definir a sua audiência e gerar valor agregado, transformando-na em uma comunidade.

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Encontre os clientes do seu negócio e crie uma comunidade

Se você busca o sucesso do seu negócio, precisa se concentrar em chegar até as pessoas adequadas – e, para isso, é importante ter a sua audiência bem definida. Assim, não perderá tempo ou qualquer outro recurso tentando alcançar quem não está interessado no seu produto, e ganhará um público de qualidade.

Há inúmeras vantagens em definir sua audiência: saber a quem direcionar suas campanhas de marketing, facilidade para oferecer o que está sendo procurado, captar a atenção dos consumidores desde o início e, especialmente, criar um vínculo com o seu público.

Separamos alguns conselhos para você construir sua audiência e fazer dela uma verdadeira comunidade.

Defina seu cliente ideal

Criar um arquétipo de cliente é fundamental para que você possa elaborar e oferecer produtos e serviços sabendo exatamente do que as pessoas precisam. Nós recomendamos algumas estratégias para avançar nesse processo:

  • Dados demográficos: considere o gênero de um possível cliente, a sua faixa etária, a localização (ou seja, a região onde ele mora), o nível de escolaridade (caso necessário), a situação socioeconômica à que ele pertence e o ramo em que trabalha.
  • Preferências e hábitos: escreva sobre o dia de cada potencial cliente, o que ele gosta de fazer em seu tempo livre, quais são suas atividades de lazer e quais produtos ele consome.
  • Hábitos sociais: estude as mídias que ele acompanha, quais redes sociais ele usa, com que frequência e com qual objetivo. Essa informação te ajudará a entender em quais canais você precisa estar presente para chegar à sua audiência.
  • Valores psicológicos: identifique os desejos, medos, ambições e valores do seu cliente em potencial, e o que ele procura sentir ao escolher um produto.

Em seu Mercado Shop, você conta com muitas ferramentas que vão te ajudar a descobrir cada um desses pontos e, assim, definir o seu cliente ideal. Você pode, por exemplo, integrá-la com o Google Analytics para analisar mais dados sobre as pessoas que visitam o seu e-commerce, e o seu comportamento. Veja como integrar o Google Analytics à sua loja online

Outra opção é usar o Pixel do Facebook para monitorar as atividades dos usuários ao acessarem a sua loja online. Aprenda a criar um pixel e aplicá-lo à seu Mercado Shop.

Com esses dados, você terá mais clareza ao segmentar sua audiência e elaborar campanhas de marketing, orientando suas mensagens às pessoas adequadas. Agora, o seguinte passo – e o verdadeiro desafio – é transformar sua audiência em uma comunidade.

Por que é importante formar uma comunidade

À medida em que for utilizando os recursos para aumentar sua audiência, você também poderá trabalhar na criação de uma comunidade. Esse é um ponto chave para que seus clientes sintam um vínculo mais profundo com a sua marca e tenham um senso de pertencimento.

Seus consumidores não comprarão simplesmente o seu produto, mas a experiência e as sensações associadas. Formar uma comunidade fará seu negócio único, e seus clientes sentirão que fazem parte de sua marca, vendo nela um reflexo do seu estilo de vida.

Transforme sua audiência em comunidade

Separamos algumas recomendações para você começar o processo de transformar a sua audiência em uma comunidade e gerar um senso de pertencimento.

  • Crie programas de fidelidade: estimule o comportamento dos seus clientes, oferecendo descontos, promoções ou presentes. Uma boa opção é deixá-los acumular pontos conforme consumirem os seus produtos, com recompensas que os façam felizes. Todos gostam de prêmios!
  • Posicione-se: você pode estar presente na mente dos seus clientes de acordo com os benefícios do seu produto, sua relação com a concorrência, a qualidade dos produtos ou o valor gerado para o público. Construir um bom posicionamento é importante para o momento em que as pessoas precisarem escolher um produto para comprar. Uma ferramenta que você pode usar para analisar o seu posicionamento é o Google Search Console, que também pode ser vinculado à seu Mercado Shop.
  • Interaja com a sua audiência: é fundamental que os seus seguidores saibam que existem pessoas por trás das redes sociais. Tente responder aos contatos da forma mais humana possível, chamá-los pelo nome, mandar emojis, curtir comentários e agradecê-los pelas compras. Outra boa estratégia é compartilhar fotos e comentários sobre a sua marca. No Mercado Shops, você pode integrar sua loja aos perfis da marca nas redes sociais.
  • Seja autêntico: não copie a concorrência. É importante analisar o que os outros estão fazendo, mas para gerar uma comunidade, você precisará encontrar seus próprios caminhos e estratégias para oferecer uma experiência única.
  • Busque embaixadores da sua marca: não precisa necessariamente fazer parceria com algum influenciador. O embaixador da sua marca pode ser o cliente que já compra sempre e recomenda seu trabalho para conhecidos. Busque aquelas pessoas que compram com frequência e têm um estilo de vida compatível, e recompense-nas por divulgar seus produtos.

Agora que você já sabe os primeiros passos para criar a sua audiência e transformá-la em uma comunidade, te convidamos a levar os conselhos para a prática e gerar valor agregado para sua marca.

 

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