Menos de 2 minutos
Datas comerciais: uma grande oportunidade para vender mais
No e-commerce, existem algumas datas específicas do ano em que o consumo aumenta em larga escala. Veja nossas dicas para aproveitá-las ao máximo.
Datas especiais, como Black Friday e Natal, são dias em que há mais pessoas navegando na plataforma dispostas a encontrar os melhores preços e comprar. Portanto, é essencial que você prepare sua empresa para enfrentar o crescimento da demanda nessas datas.
O segredo é se antecipar para se destacar em relação aos seus concorrentes. Para isso, siga estas dicas:
Cuide da sua reputação
A reputação é a base do sucesso e, à medida que a demanda aumenta exponencialmente durante esses dias, você deve estar preparado para manter sua reputação impecável. Certifique-se de não negligenciar nenhuma das variáveis que afetam sua reputação.
Fale com seus fornecedores com antecedência
Depois de definir quais produtos você quer vender, é hora de negociar com seus fornecedores para obter os melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega. Esse ponto é essencial para que você ofereça produtos de qualidade e que eles cheguem no prazo determinado.
Otimize seus anúncios
O título, as fotos, a ficha técnica. Cuide de todos os detalhes dos seus anúncios para se destacar. Não esqueça de conferir a tendência de busca no Mercado Livre para saber quais são os produtos mais buscados e como eles são buscados. Analisar os anúncios da sua concorrência também pode ser útil para ter novas ideias.
Adicione seus produtos a uma campanha comercial de forma fácil e rápida
Adicione vários produtos a uma campanha comercial ao mesmo tempo e otimize seus prazos na hora de gerenciar produtos. Para isso, siga estes passos:
1. Acesse a Central de promoções.
2. Escolha a campanha comercial que quer adicionar, para filtrar os produtos que podem participar.
3. Assim que os produtos forem exibidos, você poderá selecionar todos na barra, ou marcá-los um a um na lista.
4. Clique no botão “Participar” da barra de seleção.
5. Revise os produtos na tela de resumo, confirme e pronto! Seus produtos ficarão programados na promoção.
Não fique sem estoque
Confira se você possui estoque para atender à crescente demanda e informe a quantidade correta de estoque disponível no seu anúncio. Lembre-se de que a oferta de produtos que você não tem disponível o levará a cancelar vendas e isso afetará negativamente a exposição dos seus anúncios e sua reputação. Cancelamentos excessivos podem fazer com que cancelemos sua conta.
Observe também se os produtos de entrega rápida são os preferidos dos compradores. Portanto, se você vende produtos personalizados, indique o prazo de disponibilidade de estoque no anúncio para que seus clientes saibam exatamente quando receberão o produto.
Ofereça um ótimo atendimento
A experiência de compra que você oferece aos seus clientes é essencial para que eles escolham você novamente. Durante essas datas com alta demanda, redobre seus esforços para otimizar o atendimento de pré-venda e de pós-venda, respondendo às perguntas a tempo e com as informações corretas. Lembre-se de que responder uma mensagem a tempo pode evitar uma possível reclamação.
Ofereça embalagem de qualidade
A embalagem faz a diferença: você deve proteger o produto contra qualquer risco de quebra. Para isso, embale como um profissional e garanta que todos os produtos cheguem em boas condições.
Uma boa alternativa para economizar tempo é entender quais são os produtos mais populares e de maior rotatividade, com algumas unidades embrulhadas e prontas para serem enviadas assim que você fizer a venda.
Além disso, não esqueça de adquirir os materiais necessários para embalar seus produtos com antecedência e, assim, evitar atrasos. Você pode comprá-los na nossa Loja Oficial do Mercado Envios.
Agilize seus envios
Ofereça o Mercado Envios nos seus anúncios e despache seus produtos no prazo. Desta forma, você vai oferecer uma boa experiência de compra para os seus compradores. O Mercado Envios Flex e o Mercado Envios Full são uma excelente opção para fazer entregas em 24 horas e, assim, destacar seus anúncios.
Ganhe um lugar na seção de ofertas
Concentre seus esforços em oferecer o melhor desconto possível e, assim, ganhar um lugar na seção de Ofertas. Somente os descontos mais atrativos conseguem!
Apareça mais
Invista em Publicidade para que seus anúncios tenham mais exposição, alcançando mais usuários. Revise seu orçamento para que ele não se esgote antes da ação comercial.
Ofereça parcelamento sem juros
Uma boa alternativa é optar por um Anúncio Premium. Esta opção permite que você ofereça parcelamento sem juros aos seus compradores, que serão tentados a comprar de você graças à possibilidade de parcelar.
Integre-se para crescer
No Mercado Livre, temos diferentes aplicações disponíveis que ajudam você a gerenciar seus negócios. Com integrações, você pode automatizar processos e tornar sua operação muito mais rápida e eficiente. Confira na nossa App store.
DATAS ESPECIAIS NÃO PODEM PEGAR VOCÊ DE SURPRESA. ANTECIPE, PLANEJE E OTIMIZE O USO DOS SEUS RECURSOS PARA APROVEITAR AS EXCELENTES OPORTUNIDADES DE VENDAS DESSAS DATAS.
Como impulsionar suas vendas no Mercado Livre
3 conteúdos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
Inicie sessão para podermos te recomendar conteúdos exclusivos
O que você achou desse conteúdo?
MÓDULO