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O que é o Marketing Omnichannel e como aplicá-lo em sua loja online
O guia que você estava precisando para começar a aperfeiçoar sua própria estratégia de marketing omnichannel em sua loja online, passo a passo
A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática é um desafio que várias empresas estão buscando alcançar. Para oferecer uma resposta completa e ganhar a admiração desse público, existe uma inovadora técnica conhecida como Marketing Omnichannel. Nós te contamos o que é e como você pode usá-la em seu Mercado Shop para conquistar cada dia mais vendas.
O que é o Marketing Omnichannel
Poderíamos definir o marketing omnichannel como a interação de todos os diversos canais que você pode utilizar para interagir com os seus clientes, com o objetivo de fazê-los aproveitar ao máximo todos os meios possíveis para realizar uma compra satisfatoriamente.
Sem dúvidas, a primeira coisa que você deve ter em consideração é que o foco de uma estratégia de marketing omnichannel está sempre no consumidor. O cliente é o principal ator e toda a estratégia gira em torno da possibilidade de oferecer uma grande experiência de compra, aproximando-o de todos os canais de acesso ao seu produto.
Mas cada cliente é único e tem suas próprias necessidades. Por isso, o marketing omnichannel tem que manter o foco em ser totalmente integrado e oferecer uma experiência unificada e personalizada em todos os pontos de contato. Isso pode incluir lojas físicas, Instagram, Facebook, e-mail, SMS ou qualquer outro canal de marketing ou de vendas.
Marketing Omnichannel é a integração perfeita do seu negócio, as mensagens que envia ao comprador, e os pontos de contato online e físicos conforme seus clientes vão avançando à concretização de uma venda - o que permite uma experiência mais impactante.
Trata-se, portanto, de um tipo de marketing altamente personalizado, coerente e atualizado periodicamente em função das necessidades de cada um dos seus clientes, e não na necessidade dos canais de venda.
Como implementar uma estratégia de Marketing Omnichannel
Uma estratégia omnichannel deve garantir ao consumidor uma experiência positiva e coerente em cada canal, e por isso tem que se embasar em alguns elementos chave:
- Uma imagem consistente e identificável da sua marca, que permita que o cliente reconheça que, por trás deste negócio, existe uma trajetória confiável.
- Mensagens personalizadas a cada cliente, embasadas em interesses específicos, o que proporcionará uma atenção especial.
- Conteúdo que se embasa em interações passadas e na etapa atual do caminho do comprador.
Passos para fazer marketing omnichannel em seu Mercado Shop
A ascensão do Marketing Omnichannel se deve, sem dúvidas, à sua comprovada eficiência na hora de aumentar o volume de vendas e lucros de uma loja. Vejamos como você pode se unir a essa inovadora forma de trabalho:
01. Recompilação e análise de dados
Ter a maior quantidade de dados precisos e oportunos sobre seus clientes é essencial para a implementação de uma estratégia omnichannel. Esses dados te permitirão compreender muitos aspectos do processo de compra.
Embora haja diversas ferramentas para conhecer o que acontece em seu e-commerce, no Mercado Shops você já pode vincular seu Mercado Shop com o Google Analytics. É uma ferramenta gratuita que ajuda a visualizar em tempo real e/ou no período escolhido, tudo o que ocorre em seu Mercado Shop. Você poderá saber a quantidade de visitantes que entram e quantas vezes o fazem, a duração média da visita, de onde eles entram, o trajeto que percorrem e quando, as páginas que acessam, entre outras coisas.
02. Mapeamento da trajetória do cliente
Antes de lançar uma campanha omnichannel, você terá que entender qual é o caminho que o cliente faz desde o momento no qual entra na internet, até o momento da compra do seu produto. É importante se assegurar de criar mapas dessa viagem do cliente para cada um dos segmentos da sua audiência.
A descrição destes mapas te ajudará a criar campanhas mais específicas ao considerar os interesses individuais, a experiência do usuário e a interface, e outros fatores externos que podem afetar sua rota de compra, como fatores econômicos.
03. Comunicação com seus clientes de maneira consistente
É importante que seu Mercado Shop tenha uma mensagem bem clara sobre sua marca e seus produtos. Conecte as informações e busque unificar critérios para as mensagens, para que todos os canais tenham a mesma lógica de dados e imagem. Para atender os requisitos, para fazer seu branding, para vender seus produtos e serviços, ou para o que quer que seja: sempre busque passar uma imagem consolidada e unificada de sua marca.
Você deve se relacionar diretamente com seus clientes e, para isso, precisa ir até onde eles estão. As redes sociais são, sem dúvidas, o espaço que une a maior quantidade de potenciais compradores. No Mercado Shops, você poderá vincular seu Mercado Shop com todos os perfis das redes sociais, e lançar suas promoções, ofertas e campanhas nos sites mais concorridos do mundo.
04. Proximidade com seus clientes durante todo o processo de compra
Conforme os clientes vão avançando no processo de compra, enquanto buscam informação e decidem como avançar, você não pode se desvincular deles. Por isso, nada melhor que as campanhas inteligentes do Google Shopping, que você pode configurar diretamente da seu Mercado Shop, e que te ajudam a chegar aos compradores que buscam artigos como os seus no Google. Seus produtos aparecerão nos resultados de busca do Google, Youtube, Gmail e na rede de Display.
As campanhas inteligentes do Google Shopping utilizam informação em tempo real para mostrar seus produtos aos compradores no momento exato em que estão realizando uma busca, encaminhando-os para seu Mercado Shop.
05. Metrificação e otimização
Um dos componentes mais importantes de uma lógica de marketing omnichannel é provar continuamente a eficácia da estratégia que se está desenvolvendo. Monitorar e metrificar cada uma de suas ações é super importante na implementação de um plano de marketing digital. Isso é essencial para otimizá-la e aumentar o retorno do investimento.
Por isso, te recomendamos realizar análises periódicas dos principais KPI (indicadores chave de desempenho) para entender a efetividade e resultado das estratégias. Se houver erros na definição de metas ou ações, o ideal é saber imediatamente, e alterar o curso. Com alguns ajustes seguros, você chegará aonde deseja.
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